Dicas para Monografia e TCC – Como escolher o tema e o orientador

69
544 Flares 544 Flares ×

Olá pessoal! Estava conversando com o pessoal do Twitter esta semana sobre monografias e TCCs e surgiram algumas dúvidas a respeito, por isso resolvi criar uma pequena série de posts com algumas dicas bacanas pro pessoal não se enrolar na hora de fazer seus trabalhos. Algumas dicas são de experiências próprias vividas em minha graduação. Fiquem de olho que vai ficar bem bacana!

Dicas para Monografia e TCC   Como escolher o tema e o orientadorEstá precisando de ajuda com sua monografia (TCC)?

Conheça nosso e-book “Como fazer uma monografia de sucesso“, com inúmeras dicas imperdíveis para você fazer sua monografia sem stress. Aprenda a escolher o orientador e o tema de sua monografia, formatar o trabalho segundo as normas ABNT, preparar os slides da defesa e muito mais!

Dicas para Monografia e TCC   Como escolher o tema e o orientador

Como escolher o orientador certo para meu trabalho?

Antes de falar sobre a escolha do tema do seu trabalho de conclusão de curso, tenho que lembrá-los que é preciso escolher qual será o professor que o acompanhará nesta jornada. Não sei como funciona em sua universidade, mas na minha era assim: o aluno escolhia o professor para ser seu orientador, ele aceitava ou não e depois começava a discussão sobre os possíveis temas e abordagens a serem utilizados.

Porém, é preciso ter cuidado com as sugestões apresentadas pelos professores para o tema de sua monografia, uma vez que alguns deles desejam que os alunos pesquisem algo que eles tem em mente e não o que o aluno precisa, sobrecarregando-os com informações que nem sempre são aquilo que eles desejaram pesquisar no início do trabalho. Por isso, preze sempre por aquilo que você quer escrever, sugira o tema ao professor e tente convencê-lo de que sua idéia é mais apropriada para o trabalho.

DICA: Escolha um professor que você tenha bom relacionamento, mas principalmente, que seja capaz de auxiliá-lo da melhor forma possível. Acredite, ter um professor ao seu lado que não lhe dá a devida atenção é a pior coisa que existe. Por isso, não se deixe levar apenas pela amizade que você tem com ele, pese também a qualidade do acompanhamento que ele pode lhe oferecer.

Como escolher o tema da Monografia ou TCC?

Sem dúvida alguma, o momento mais tenso na elaboração de uma monografia é a escolha do tema por parte do aluno. Há sempre muitas opções a serem escolhidas, muitos caminhos a seguir e poucas certezas. Por isto, neste momento é importante parar e pensar no que realmente você gosta de escrever. Parece clichê, mas é a mais pura verdade: você só terá prazer em desenvolver o seu trabalho, durante um ano ou mais, se escrever sobre aquilo que gosta e domina.

Na escolha do tema do seu TCC, é muito importante unir o útil ao agradável, ou seja, escrever sobre algo relativo à sua formação e que, ao mesmo tempo, seja um tema que lhe seja agradável e desperte o interesse em pesquisar, investigar e saber mais sobre ele. Mas é preciso ficar atento a algumas questões durante o processo de escolha do tema, para não se perder no futuro. Veja:

  • Existe bibliografia suficiente para embasar suas pesquisas?;
  • Você possui experiência profissional para falar sobre o tema? Se não, você conhece bastante sobre o tema?;
  • Seu orientador será capaz de ajudá-lo nestas pesquisas? Qual a disponibilidade dele?
  • Você conseguirá chegar até o fim da pesquisa? Está pronto para desenvolver o tema sem ter que voltar atrás e mudar tudo que já foi feito?;
  • Você estará preparado para defender o seu trabalho frente à banca examinadora?

Estes são apenas alguns aspectos importantes que devem ser observados antes de escolher o tema de sua monografia. Abaixo deixo algumas outras dicas importantes, tome nota:

Vá com calma, não escreva sobre tudo

“Não tente abraçar o mundo com as pernas”. Muitos alunos e professores, no ímpeto de criar um trabalho grandioso, acabam por querer escrever sobre todos os aspectos de um tema, gerando assim um trabalho gigantesco, cheio de variáveis analisadas, questionários, gráficos etc. Isto é um grande erro! Faça somente aquilo que você pode dar conta, dentro do tempo estipulado para a pesquisa, senão certamente você se perderá no meio da execução da monografia.

Não estamos aqui sugerindo que você faça um trabalho pobre, mas sim um trabalho bem elaborado, com calma, com atenção e muita dedicação, dentro das suas possibilidades.

Evite polêmicas

Outra dica importante é: procure evitar temas muito polêmicos, que gerem muita discussão ou que “ofendam”, de certa forma, alguma pessoa ou classe. A menos que você tenha total domínio do tema e esteja preparado para algumas horas de debate com sua banca. O que eu não recomendaria nunca.

Faça uma lista dos possíveis temas de sua monografia

Por isso, escolha bem o seu orientador, faça uma lista dos temas que mais gosta de escrever, ou aqueles que tem alguma afinidade. A organização nesta etapa é fundamental para que o restante do trabalho saia exatamente como planejado. Depois de criada a lista, sente com o professor e discuta sobre os temas indicados, encontre a melhor opção e comece já o seu trabalho.

Não adie o começo do seu trabalho

Não deixe nada para última hora, muito menos o começo do seu trabalho. Mesmo não estando no ano da conclusão do curso, comece a decidir coisas sobre seu TCC: vá juntando a bibliografia que será utilizada, troque informações com pessoas da área, use a internet a seu favor nas buscas, deixe a preguiça de lado e vá a uma boa biblioteca etc. São muitas as medidas que você pode tomar para adiantar as coisas, não espere seus amigos começarem para você acordar para a vida. Se eles não se importam com prazos, importe você.

-

Este foi o primeiro post da nossa micro-série sobre Dicas de como criar uma monografia/TCC. Em breve teremos um novo post com mais dicas úteis para ajudá-los neste momento tão importante e desesperador da graduação. Aguardem! Dicas para Monografia e TCC   Como escolher o tema e o orientador

Tem alguma sugestão para compartilhar? Deixe-a abaixo nos comentários!

69 COMENTÁRIOS

  1. Olá Gustavo!
    Meu nome é Rafael, tenho 20 anos e curso direito (estou no 6°semestre).
    Primeiramente, parabéns pelo texto, está sendo muito útil.
    Minha dúvida: Tenho feito algumas pesquisas e quero participar de um concurso de monografias. Existe a possibilidade de eu escrever uma monografia sem professor orientador e ela ser válida?
    Desde já, agradeço pela resposta.

    Saudações.

  2. Ola, eu preciso de ajuda, estou no ultimo semestre de ADMINISTRAÇÃO e não consigo resolver uma questão de processos operacionais, você pode me ajudar? Uma empresa tem entre seus produtos, o produto A, para esse produto se tem um pedido de 200 unidades. O tempo de entrega de A é de uma semana, de B duas semanas, de C três semanas e do D é de uma semana.

    Com base nessas informações responda os questionamentos que seguem:

    A) Quantas unidades de B são necessárias para atender o pedido do cliente? Se houvesse um estoque do item C de 60 unidades, que alteração provocaria no pedido de compra de B?

    B) É possível atender esse pedido em 7 semanas? Justifique?
    Essa é a questão. Aguardo retorno.

  3. Ola.
    estou indecisa entre alguns temas…este post me ajudou muito a ter algumas idéias de definição, no aguardo para ler mais alguns!
    Obrigada pela colaboração!
    ;-D

  4. Olá .
    Estou no segundo período de administração , gostei do post ..
    Preciso de ajuda , tenho que montar um pré-projeto e não sei como escolher um determinado assunto, por que quero usar o tema desse projeto para montar meu TCC , pode me ajudar ??
    Obrigada :)

  5. oi, estou a terminar o curso de estatistica, estou a tentar escrever meu projecto do TCC mas estou com dificuldades de encontrar um problema de onde surgira o tema de meu TCC, e eu nao sou um funcionario. tenho possiveis assuntos que gostaria de abordar no meu TCC, como: relacionados com alcool e a banca. pode me ajudar? por favor!

Deixe um comentário