Dicas para Monografia e TCC – Como pesquisar conteúdo de qualidade

Olá pessoal! Estava conversando com o pessoal do Twitter sobre monografias e TCCs e surgiram algumas dúvidas a respeito, por isso resolvi criar uma pequena série de posts com algumas dicas bacanas pro pessoal não se enrolar na hora de fazer seus trabalhos.

Como-fazer-um-monografia-de-sucessoVOCÊ Está precisando de ajuda com a monografia?

Conheça o e-book “Como fazer uma monografia de sucesso.

Este é o segundo post da micro-série, recomendo que você dê uma lida no primeiro post sobre como escolher o tema e orientador para sua monografia, antes de continuar.

Como pesquisar conteúdo de qualidade para sua monografia?

Depois de definir qual será o tema de sua monografia e quem será o orientador que irá acompanhá-lo durante a jornada acadêmica, é chegada a hora de pesquisar conteúdos relevantes e de qualidade para o seu trabalho. Uma tarefa igualmente complicada e bem mais trabalhosa, mas que se bem feita poderá adiantar e muito a sua vida. Mas pra isso é preciso dedicação, compromisso e muita paciência.

Acompanhe abaixo algumas dicas importantes que tornarão a sua pesquisa muito mais eficiente e confiável, fazendo com que você ganhe tempo e ainda cause uma ótima impressão na banca examinadora. Mas lembre-se sempre de tomar muito cuidado com o plágio em suas pesquisas, hein? É crime e pode prejudicar muito a sua vida acadêmica.

Vamos às dicas de hoje, tome nota:

Anote tudo o que for útil

E quando eu digo tudo, é TUDO mesmo! Se você quer poupar tempo na hora de realizar as pesquisas do seu TCC, é importantíssimo que tudo o que for lido seja anotado. Principalmente aquelas coisas que você lê rapidamente, tira umas idéias e depois não sabe onde leu para poder referenciar. Mantenha sempre ao lado do computador um bloco de notas onde você poderá anotar o site pesquisado, o autor do texto, a data e a hora em que você pesquisou. Caso esteja usando um editor de texto, anote também o link completo para o post, assim você não corre o risco de se perder em meio às milhares de pesquisas que fará.

Mantenha-se antenado ao que acontece no mundo

Para manter uma pesquisa consistente durante seu trabalho é preciso que o aluno esteja antenado a tudo o que acontece no mundo com relação ao tema escolhido. Se você fala sobre política, administração, direito, contabilidade, esportes, saúde etc., é sua obrigação acompanhar os jornais para saber as últimas notícias sobre o tema tratado e, claro, para saber se não está usando informações atrasadas ou desatualizadas em sua monografia.

Alguns temas sofrem mudanças constantes com relação à legislação, por isso é importante que se conheça bem as modificações que estão sendo feitas atualmente.

Compre livros

Isso mesmo, compre livros! “Ah, mas eu uso a internet…” Que ótimo, mas sua pesquisa não pode e nem deve ser pautada apenas em textos extraídos da web. Primeiro porque a banca examinadora logo olhará com desconfiança para o seu trabalho, segundo porque é um tanto quanto difícil sustentar um trabalho volumoso apenas com artigos da internet. Por isso, tenha sempre à mão livros que sejam referência no tema escolhido, com autores renomados e discussões embasadas.

“Ah, mas eu não tenho grana pra comprar muito livros”. Que tal deixar o desculpismo de lado? Quando fiz minha monografia, não encontrei quase nada sobre o tema na internet, por isso precisei recorrer aos livros. Todos caros, claro. Qual a saída que encontrei? Sebos! Acredite, os bons e velhos sebos ainda vão salvar seus trabalhos acadêmicos.

A dica que deixo pra você é o excelente site Estante Virtual (um sebo na internet), que possui um ótimo acervos de livros (a grande maioria em bom estado) com preços excelentes, é só procurar direitinho. 😉

Use a internet a seu favor

Dizer que um bom trabalho é escrito apenas com livros é quase um crime no dias de hoje, uma vez que encontramos ótimos sites e blogs na internet com conteúdo de qualidade e muito úteis. Mas é preciso tomar muito cuidado para não se deixar levar pelo primeiro resultado que aparece nas buscas. Tenha senso crítico, pesquise, avalie, compare com a teoria dos livros e escolha os melhores textos para seu trabalho. A internet é uma fonte de pesquisas e não de textos prontos e conteúdo 100% confiável.

Por isso, recomendo fortemente que você alterne suas pesquisas entre bons livros e sites confiáveis na internet. Esta é uma forma de enriquecer o seu trabalho e ainda garantir a variedade de fontes de pesquisa.

Converse com profissionais da área

Uma das melhores maneiras de coletar informações relevantes para o seu trabalho é mantendo contato com grandes profissionais da área pesquisada, como gestores, médicos, engenheiros, atletas, especialistas, etc. Estes profissionais, geralmente, possuem parte do conhecimento que está nos livros somado aos anos de experiência lidando com os assuntos de sua pesquisa no dia-a-dia, por isso são muito importantes para que seu trabalho tenha um diferencial a mais.

Sempre que possível, entre em contato com estas pessoas, marque uma entrevista ou bate-papo informal para ouvir mais sobre o tema de seu TCC, converse sobre as mudanças ocorridas ao longo dos anos, o cenário atual, as coisas que podem ser utilizadas em seu trabalho, melhores formas de pesquisa etc. Leve um caderno de anotações, gravador ou um notebook e tome nota de toda a conversa, você verá que vale muito a pena ouvir quem realmente entende do assunto.

Faça pesquisas de campo

Muitos temas de monografia exigem que o aluno esteja em contato direto com pessoas da área para que a coleta de informações possa ser precisa e confiável. Por isso, é extremamente importante que você mantenha contato com eles, seja através de visitas em empresas, ou aplicação de questionários presenciais ou online, ou através de análises mais detalhadas de números e gráficos, entrevistas etc. E para isso, é necessário que você ponha a mão na massa, frequentando lugares importantes para a pesquisa, como empresas, escritórios de advocacia, consultórios médicos, praças, shoppings etc.

Bom pessoal, este foi o segundo post da nossa micro-série com Dicas para monografia e TCC. Acredito que as dicas de hoje são muito importantes para que o seu trabalho possa ser considerado de qualidade e bem elaborado, atraindo a atenção dos professores da banca examinadora e te dando a possibilidade de tirar uma nota alta na apresentação e defesa do trabalho. Por isso, leve estas dicas a sério e dedique-se ao seu trabalho de conclusão de curso.

Em breve teremos um novo post com mais dicas úteis para ajudá-los neste momento tão importante e desesperador da graduação. Aguardem! icon smile Dicas para Monografia e TCC   Como escolher o tema e o orientador

Tem alguma sugestão ou comentário para compartilhar? Deixe abaixo nos comentários!