Mais um semestre de monografias/TCCs se inicia, e nós do blog Sobre Administração não poderíamos acompanhar as atualizações da ABNT sem passar por aqui para compartilhá-las com vocês, não é mesmo? Por isso, vamos comentar duas novidades neste post, acompanhe.

Como-fazer-um-monografia-de-sucessoVOCÊ Está precisando de ajuda com a monografia?

Conheça o e-book “Como fazer uma monografia de sucesso.

Ainda que sejam “opcionais” (de acordo com o regulamento interno de cada instituição), as atualizações e novidades mostradas aqui são interessantes, e você pode discuti-las com o seu orientador, para implementá-las ou não na sua monografia/tcc.

Leia também:

Novidades ABNT

a) Uso de papel reciclado e impressão

Em primeiro lugar, a utilização de papel reciclado e a impressão em anverso e verso (ABNT NBR 14724:2011) já são muito bem aceitas no meio acadêmico; cabendo a você, ao orientador e à instituição repensarem a implementação destas normas no seu trabalho de conclusão de curso.

Melhor ainda, seria se a maioria das faculdades e universidades admitissem a entrega da monografia em modo eletrônico, sem a utilização de papel, mas infelizmente as que aceitam ainda são minoria.

b)   Numeração progressiva

“A numeração progressiva deve ser utilizada para evidenciar a sistematização do conteúdo do trabalho. Destacam-se gradativamente os títulos das seções, utilizando-se os recursos de negrito, itálico ou sublinhado e outros, no sumário e, de forma idêntica, no texto”. (ABNT NBR 6024).

Ou seja, para cada abertura de seção/capítulo, no sumário e no decorrer do texto, destaque sempre a paginação do documento. É um processo simples e permite uma melhor visualização e leitura do TCC; além de melhorar a estética do trabalho (na minha opinião).

c)    Citação de Twitter 

Pois é, amigo internauta. Como a Revista SUPERINTERESSANTE noticiou recentemente, de acordo com a nova proposta da Modern Language Association (MLA), associação norte-americana que dita regras técnicas, tal como a ABNT aqui no Brasil, você já “pode” citar conteúdo postado no Twitter em seu TCC.

Mas cuidado! Sempre, eu disse sempre, filtre as informações e nunca aceite como verdade qualquer conceito encontrado na rede social. É preciso bom senso na hora de citar um tweet em uma monografia.

Caso você tenha certeza de que quer usar este método, a citação do tuíte é bem fácil, nada fora do que já estamos acostumados. Veja a seguir o modelo:

Último nome, primeiro nome. (nome da arroba). “o tweet completo”. Data, Horário. Tweet.

Exemplo:

SUPERINTERESSANTE, Revista. (revistasuper). “Cuidado: Tédio pode matar migre.me/88THy”. 2 de Março de 2012, 16:40. Tweet.

Não há normas brasileiras para este tipo de citação, mas a faculdade pode optar por utilizá-la. Se você achou interessante, converse com o seu orientador; é ele quem, indiretamente, aprovará a ideia na sua monografia, ou até mesmo no regulamento interno da faculdade.

Por enquanto é só. Esperamos que as novidades sejam úteis e bem utilizadas por todos vocês. Qualquer dúvida, mantemo-nos à disposição nos comentários abaixo. Comentem conosco, caso a sua instituição já utilize essas ou outras regras diferentes das mencionadas por aqui.

Grande abraço e sucesso nos trabalhos.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here