Dicas para não morrer de estresse com as provas finais

1
107 Flares 107 Flares ×

Fim de semestre vem sempre acompanhado de um forte sentimento de ansiedade e estresse, principalmente se os exames finais realmente forem fundamentais para não “tomar pau” na matéria. E todo estes sentimentos ruins de cansaço e estresse só pioram o seu rendimento na hora de memorizar e entender conceitos fundamentais para as prova finais. Por isso, hoje vou deixar aqui algumas dicas importantes para tentar amenizar este quadro e maximizar o seu rendimento nas provas finais.

Dicas para não morrer de estresse com as provas finais

Cuidado com estudos em grupo

É interessante reunir uma turma para estudar alguma matéria especifica para a prova, porém pode ocorrer de todos os alunos começarem a conversar coisas fora do material de estudo e o rendimento diminuir. Por isso, aconselho você a escolher pessoas que tenham compromisso com os estudos, que sejam dedicadas e focadas no assunto em pauta. É importante, também, escolher alguém que tenha facilidade com a matéria em questão. Procure estudar na biblioteca da escola ou do seu bairro, o ambiente tranquilo pode ajudar muito na concentração dos alunos, diferente do que acontece ao estudar na casa de algum colega de classe, por exemplo.

Fazer e refazer os exercícios que o professor passou

Uma ótima forma de se preparar para as provas finais é refazer todos os exercícios que o professor passou referente à matéria da prova. Esta é uma boa forma de revisar toda a matéria dada e ainda identificar as dificuldades que podem ocorrer durante o estudo, facilitando, assim, na hora de tirar suas dúvida com algum colega ou professor.

Não deixar nenhuma dúvida para trás nas aulas

Sair com dúvida das aulas pode ser complicado, uma vez que um único conceito não entendido no começo pode virar uma bola de neve, fazendo com que você não entenda o restante da matéria. Por isso, não tenha medo de perguntar e tirar suas dúvidas assim que elas surgirem. Caso tenha timidez para perguntar em público, faça após a aula, anote suas dúvidas e as pesquise também, evite postergar estas coisas, elas poderão atrapalhá-lo no futuro.

Procurar com turmas anteriores as provas do professor

Ter acesso às provas que foram aplicadas no período passado de uma mesma matéria possibilita compreender como o professor costuma cobrar as questões, compreender o que ele releva ou não, como são montadas as provas, se são questões discursivas ou múltipla escolha, se cobra mais conceitos básicos ou estudos de caso etc. Tudo isto pode lhe ajudar, mas tenha em mente que o padrão de provas pode mudar de um semestre para o outro, então tenha cautela.

Tentar não pensar demais no que está em jogo

Pensar constantemente na importância da boa nota só vai piorar o estresse. Por isso, tente ao invés de ter este pensamento procurar uma forma de melhorar a compreensão da matéria, como o uso de mapas mentais, por exemplo. Quanto mais ocupada estiver sua mente em algo produtivo, menos ansioso vai ficar.

-

E você, tem outras dicas bacanas para compartilhar com a gente? Utilize o formulário de comentário abaixo para contar suas experiências com as provas finais, participe!

1 COMENTÁRIO

  1. O ideal é não ir para a prova final, para evitar a prova final a melhor dica é entrar com tudo logo no início e tirar notas boas nas primeiras provas. Assim você terá mais tranquilidade para a segunda prova e as chances de reprovar diminuem bastante. Se mesmo assim você foi para a prova final, a melhor coisa é descobrir o que te levou a isso. Falta de empenho nos estudos, ou dificuldade de aprendizado. Se foi falta de empenho, você terá que estudar tudo aquilo que deveria ter estudado anteriormente em questão de dias, se foi dificuldade de aprendizado é melhor pedir ajuda para alguém mesmo. Se não consegui aprender durante o semestre, não é em uma semana que conseguirá.

Deixe um comentário