Hoje as empresas estão procurando maneiras diferentes de reorganizar sua área de RH, esta necessidade é motivada, principalmente, pela necessidade de se ter uma estrutura mais enxuta, mantendo o mesmo nível de produção.

Porém, existem diversas variáveis que fazem com que o profissional de RH esteja sempre em um ambiente de muitos desafios, uma vez que diminuir a equipe também causa danos sociais para o ambiente interno da empresa, sem contar os custos já contabilizados com treinamento de pessoal e custos trabalhistas. Porém, em alguns casos os cortes são realmente necessários, então deixo algumas dicas para se preparar para uma reengenharia do seu RH. Confira:

Utilize-se de tecnologia adequada

A tecnologia é sua aliada e, provavelmente, é a melhor ferramenta dentro do RH. Um bom sistema integrando em sua empresa facilita os processos de comunicação, medição de desempenho, monitoramento de faltas, sem contar a ajuda na diminuição de erros diversos dentro dos processos da empresa. É difícil imaginar uma empresa de médio e grande porte sem um ótimo ERP com um bom módulo de RH integrado.

Busque produtividade interna antes de contratar

É possível sempre aumentar um pouco mais a eficiência do sistema, então converse com seus funcionários e busque ver o seu ponto de vista em relação aos processos, muitas vezes eles têm melhores soluções para o aumento da produtividade do que os próprios consultores externos ou novos colaboradores. Contrate apenas quando atingir um nível de produtividade de sua equipe perto do ideal, enquanto isso não acontecer vá balanceando o sistema atual. Evite contratações desnecessárias.

Prefira benefícios a aumento de salário

Benefícios podem ser negociados e até cortados no momento de quebra de caixa, os salários não. Muitas vezes, é melhor cortar um beneficio dos colaborares do que desempregar uma parte deles, então mantenha uma boa politica de benefícios ao invés de preferir aumentar muito os salários de uma só vez. Pense no futuro.

Faça uma auditoria de RH em sua empresa

Anualmente faça uma auditoria nas práticas de RH de sua empresa, olhe os processos e o que pode ser melhorado, participe de congressos e outros meios de propagação de informação e praticas da área, e busque implementá-las em sua empresa. O profissional de RH antes de ser um “apagador de incêndios” da empresa, ele é um agente que busca constantemente melhorar o sistema de RH da empresa.

Amarre as suas metas de RH às metas globais da empresa

Sua empresa e o departamento de RH têm que falar a mesma língua, não adianta em nada o RH estar com uma política de contratação e a parte estratégica estar com uma politica de corte de custos. Se as estratégias não convergirem para o mesmo ponto, fatalmente existirão conflitos que só causarão danos à empresa. Integração de objetivos é fundamental.

Estas dicas são muito eficientes neste processo, mas existem muitas outras que podem ser implementadas. Você possui outras dicas para realizar uma reengenharia de sucesso no RH das empresas? Compartilhe com a gente, utilize o formulário de contato abaixo, participe!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here