As etapas de recrutamento e seleção são responsáveis por buscar e avaliar os profissionais que possuem perfil e competências que melhor atendem as necessidades de uma vaga específica dentro de uma empresa.

Embora muitas pessoas confundam esses processos, eles possuem conceitos bem diferentes. Veja abaixo a diferença entre recrutamento e seleção.

Recrutamento:

Segundo Chiavenato (2004), recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.

A captação de candidatos interessados em concorrer à vaga pode ser feita por divulgação de várias formas: e-mails, divulgação em sites especializados em empregos, anúncio em jornal ou tv etc.

Atualmente, existem três tipos de recrutamento: o interno, o externo e o misto.

recrutamento e seleção

O recrutamento interno é realizado pela área de Recursos Humanos da própria empresa, visando o aproveitamento dos colabores que já fazem parte do seu quadro de funcionários.

Um ponto positivo deste tipo de recrutamento é que ele estimula e motiva os colaboradores a sempre buscarem desenvolvimento e darem seu melhor visando oportunidades futuras de crescimento profissional.

Já no recrutamento externo, o processo de busca é feito com profissionais de fora da empresa, e uma das suas principais vantagens é a oxigenação da empresa, através de novas ideias e experiências trazidas por profissionais vindos de outras empresas.

recrutamento misto, por sua veznada mais é que a junção das duas modalidades anteriores, ou seja, é aquele onde a busca pelo profissional que atenda as necessidades da vaga é feita com profissionais de dentro e de fora da empresa.

Geralmente, o processo é iniciado internamente e, caso nenhum dos candidatos atenda às expectativas do cargo, é iniciado então o processo externo.

Seleção:

Após a realização do processo de recrutamento, onde foi feita a captação e filtragem dos candidatos que melhor se adequam à vaga disponibilizada, é hora de fazer uma análise mais detalhada para selecionar o profissional correto para a descrição do cargo.

O processo de seleção geralmente é formado pelas seguintes etapas: triagem dos currículos, entrevista, prova de conhecimentos específicos, teste psicológico, técnicas de simulação, contratação e alocação.

Bem,  pessoal, então resumidamente podemos dizer que a principal diferença entre o processo de recrutamento e seleção é que o primeiro é o processo que visa atrair os candidatos com interesse em concorrer a uma determinada vaga de emprego, enquanto o processo de seleção tem como objetivo fazer a triagem dos candidatos selecionados de acordo com as necessidades especificas do cargo e da empresa contratante.

E você, tem alguma experiência para dividir conosco sobre algum processo de recrutamento e seleção que você já participou? Não deixe de comentar abaixo!

Até o próximo post! 🙂

3 COMENTÁRIOS

  1. TRABALHO COM GESTÃO DE PESSOAS MAIS NA LINHA DE QUALIDADE E MELHORIAS CONTINUAS. PRETENDO FAZER O CURSO DE PROCESSOS GERENCIAS, SERIA UMA BOA ?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here