Todos concordam que um dos maiores problemas do Brasil, e das empresas que aqui funcionam, é a burocracia. E concordam também que todo meio de tentar eliminá-la ao máximo é válido e urgente, certo? Por isso, hoje falaremos um pouco sobre uma técnica da Administração que tem como objetivo principal eliminar a burocracia corporativa desnecessária, o Downsizing.

O que é o Downsizing?

Downsizing, que em português significa “achatamento”, é uma técnica conhecida em todo o mundo e que visa a eliminação de processos desnecessários que engessam a empresa e atrapalham a tomada de decisão, com o objetivo de criar uma organização mais eficiente e enxuta possível. Sua atuação é focada na área de recursos humanos (RH) da empresa.

Esta técnica exige um alinhamento racionalizado com o planejamento estratégico da empresa e seus objetivos e metas gerais. A curto prazo, este procedimento envolve, invariavelmente, demissões, redução de custos, reestruturação organizacional, achatamento da estrutura da organização etc.

Já em um espaço de tempo maior, o Downsizing contribui para um crescimento sustentado da empresa, facilitando uma expansão de mercado, modernização da empresa e de seus procedimentos, aprimoramento de produtos e serviços e, principalmente, a exclusão da burocracia desnecessária da empresa.

Objetivos do downsizing

  • Redução de custos;
  • Rapidez na tomada de decisão;
  • Resposta mais rápida às ações do concorrente;
  • Comunicação menos distorcida e mais rápida;
  • Manutenção da orientação para a ação com menos análise e paralisia;
  • Promoção das sinergias dentro da empresa;
  • Elevação da moral na gerência geral;
  • Criação do foco nas necessidades do cliente, e não nos procedimentos internos;
  • Aumento da produtividade dos gerentes.

Etapas da implementação do downsizing

Para que o método atinja seus objetivos principais mostrados acima, é preciso que a empresa e seus gestores sigam as seguintes etapas:

  • Planejamento;
  • Definição de metas;
  • Elaboração de princípios básicos;
  • Coleta de fatos;
  • Identificação de oportunidades;
  • Planejamento de melhorias;
  • Execução.

O projeto de implementação do Downsizing envolve também:

  • Análise dos custos e da evolução de indicadores;
  • Avaliação do valor agregado ao produto;
  • Eliminação de posições e níveis hierárquicos;
  • Simplificação da estrutura;
  • Análise da viabilidade de terceirização de serviços;
  • Reavaliaçao dos critérios de análise do desempenho pessoal;

Críticas ao método Downsizing

Apesar das vantagens trazidas às empresas, no longo prazo, como o corte de custos e a maior flexibilização da organização, o downsizing vem recebendo duras críticas de especialistas ao longo dos anos. Alguns famosos estudiosos da administração, como Peter Drucker e Charles Handy já se manifestaram contra este método. Até mesmo um dos criadores do downsizing, Robert Tomasko, admitiu que foram longe demais com a metodologia.

Já Prahalad, autor do livro Competing for the Future, chamou ao downsizing de anorexia empresarial.

Mas como não estou aqui para defender ou acusar os procedimentos e resultados do método apresentado, deixo para vocês esta análise e conclusão sobre os benefícios e prejuízos causados pelo Downsizing. Você já utilizou? Trabalhou em alguma empresa que experienciou este método?  Conte pra nós! Deixe sua opinião abaixo, comente!

38 COMENTÁRIOS

      • Trabalho em uma empresa do setor de guarda portuária publica e nó implantamos sim esse método. Cada empresa pública deve prestar contas ao Governo mas podem sim implantar, de forma “independente”, sistemas para melhoria da administração.

    • Olá, Daniel,
      Atuo como diretor num campus do Instituto Federal do Espírito Santo.
      De fato, realizar o downsizing numa instituição pública não é tarefa fácil, parte devido a fatores culturais, mas principalmente devido à legislação, que exige uma formalidade que nem sempre é necessária na iniciativa privada.
      Ainda assim, estamos experimentando um modelo de gestão mais horizontal e enxuto, com equipes multidisciplinares integradas. O projeto é embrionário, mas há adesão dos servidores e estamos avançando, mesmo com uma equipe reduzida.
      Saudações a todos e parabéns pelo artigo!

    • Eu comecei a estudar gestão de rh e me deparei com o downsizing logo de cara… e de cara me fiz a mesma pergunta….

  1. Para o dono da empresa muito boa tecnica, para o funcionario um risco grande de perda seu emprego… bom artigo

  2. É uma teoria paradoxal. É uma faca de dois gumes. Principalmente em relação à alta performance. O medo do risco de demissão pode impedir a inovação em equipes de alta performance ou em grupos de trabalho convencionais, criando um clima organizacional muito ruim. É um derramamento de sangue. Uma readaptação de cargos e posições (utilizando os CHA dos funcionários que seriam demitidos em funções mais vantajosas para empresa) poderia ser eficaz, sem ser tão brusca.

    • Olá Carlos Henriqueeo, tudo bom?
      É sim complicado lidar com este tipo de tarefa em uma empresa. O medo da demissão deixa o ambiente bem carregado, influenciando também no desempenho dos funcionários. É preciso saber como gerir os colaboradores e o downsizing, para que o tiro não saia pela culatra.
      Obrigado pela visita!
      Um abraço!

      • Olá Carlos e Gustavo,

        Acredito que para as empresas que desenvolveram e aplicaram um método de seleção de colaboradores eficaz, não precisa se preocupar com o downsizing voltado a equipe, pois se cada colaborador estiver no setor desempenhando a atividade que é sua “arte”, consequentemente a produtividade aumenta, junto a qualidade, união e o potencial da empresa… Cabe ao gestor e ao responsável pelo recrutamento, saber quem é o melhor para exercer determinada função, o que aumenta a jornada do colaborador e evita “derramamento de sangue”.

    • Aplicando o Downsizing de Convergência, que é um tipo de implementação menos agressiva, no entanto traz resultados a longo prazo e procura melhorar o que já existe, talvez assim possa evitar um “derramamento de sangue”.

  3. Muito bem pregado, quem teria coragem de implantar este sistema na ADM.Pública!

    Principalmente neste periodo de eleição.

  4. Gustavo fiz um concurso onde contava a seguinte questão sobre contratação de terceiros e servições especializados :

    33. A contratação de empresas externas para fornecimento de
    recursos ou serviços é uma das vantagens do processo de:
    A) reengenharia
    B) downsizing
    C) terceirização
    D) empreendedorismo
    E) qualidade total

    no gabarito dizia que a resposta é Letra C, mas respondi Letra B (DOWNSIZING) que também acho estar certa !!!

    • Carlos , a pergunta fala sobre contratação de “empresas externas”, sendo assim a sua resposta não condiz. Visto que o Downsizing acontece dentro da prórpria empresa. Geralmente dento do setor de RH, assim como fala o artigo.

  5. Aposto na rengenhararia das empresas e em estudo de viabilização de gastos;identificando,criando soluções e executando essas tarefas podenmos alavancar uma empresa.

  6. estou fazendo curso de Gestão Ambiental e este tema caiu como tema de pesquisa. Obrigado pelo artigo. valeu mesmo.

  7. O downsizing não é um bicho de sete cabeças, depende da forma como é aplicado, e deve ter em vista os recusos humanos e a eficiência da empresa. Participei no planeamento e aplicaçao do downsizing numa pequena organização, básicamente constituiu na digitalizaçao e eliminaçao de processos administrativos superflúos , o serviço normal causava muitos atrasos.

    Não houve despedimentos, aliás, contratou-se mais um técnico para a parte informática, a organizaçao tornou-se mais eficiente, os empregados ficaram com mais tempo livre e passaram a trabalhar sem stress.
    Até o chefe, começou a ausentar-se do gabinete mais vezes.

    Tudo é bom , quando as coisas são bem feitas.

    Gente que não sabe gerir olha sempre para um objeto com uma coisa boa e má, o que traduz a falta de conhecimento e de visão de oportunidades.

  8. Olá muito bom comentário, estou fazendo uma pesquisa e esse artigo me ajudou muito,
    só acho que downsizing e favorável a empresa, prejudicando os colaboradores.

    Grato.

  9. Minha opinião é que o downsing funciona muito bem, sim as vezes existem cortes em alguns setores, mas temos que ver que uma empresa por mais que lide com pessoas não esta ali em função de ter empregados que não são necessários, se o funcionário é necessário é o que ele faz também, é obvil que ele não será dispensado. Como já foi dito em um dos comentários não é necessário empregar esse método em toda a empresa, as vezes alguns setores já bastam já que o objetivo é diminuir tudo que não é necessário e melhorar a produtividade e qualidade do trabalho. Achei ótimo o artigo e me ajudou bem nos meus estudos, os comentários também foram ótimos.

  10. Descobri há pouco este site e estou fascinada pelos posts do Gustavo Periard, além de alguns comentários incentivadores, que me faz ter mais vontade de arriscar. Como gestora e recém formada em Administração, estou aproveitando todas as opiniões e tentando aplicar, conforme necessidade, no meu time e em nossos processos. Parabéns Gustavo!!!

    • Olá Fabiana! Seja muito bem vinda ao Sobre Administração e obrigado pelas palavras de carinho. É um prazer poder contribuir com o aprendizado de tantas pessoas. Sinta-se à vontade para participar sempre que quiser! Grande abraço e sucesso!

  11. A verdade é que essa técnica,é pouco conhecida pela maioria dos colaboradores.Eu só aprendi esse conceito,na faculdade.

  12. Gostaria saber quando as empresas entram em fase de “down sizing” e o empregador por sua vez, resolve efectuar a rescinsão contratual com os quadros da mesma, é lícito a empresa pedir ao funcionário para fazer frequência ao posto de trabalho quando este não assina as cláusulas contratuais porque sentiu-se pressionado a efectuar o signatário do doc. sem antes ler?

  13. Gustavo, não consigo ver uma relação entre qualidade total e terceirização. Você poderia me explicar?

    Amei o artigo. Parabéns!

  14. ola boa noite estou fazendo um trabalho sobre o donwsizing e não encontrei nenhuma emprese que tenha feito este processo alguém pode me ajudar ? alguem sabe de alguma empresa que tenha feito e onde posso encontrar?

  15. Muito bom mesmo seu artigo que facilitou o meu entendimento relação ao DOWNSIZING sou estudante de administração e estou no ultimo semestre na elaboração do TCC, e me chamou atenção pois meu tema é gestão estratégica de pessoas com diferencial no atendimento do cliente, e vou implementar essa ferramenta no como objetivo de contribuir a excelência no atendimento Aceito sugestões de ferramentas que eu posso implantar desde ja agradeço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here