De todas as oportunidades que aparecem em nossa vida devemos filtrar aprendizados. Ainda que essas oportunidades não durem ou não tenham o retorno esperado. Em uma das entrevistas de emprego que tenho feito por aí, atrás de uma recolocação no mercado, a que citarei abaixo ficou em minha cabeça por dias e, de alguma forma, auxiliou-me a ser ainda mais sincera com os meus princípios pessoais e profissionais.

Tudo começou com a seguinte pergunta:

O entrevistador: Você veste a camisa de quem?

Como administradora, após sete anos de experiência na área com um cargo de confiança da direção, a primeira “pessoa” que vem à minha cabeça foi a empresa. Prontamente respondi: Visto a “camisa” da empresa e de seus parceiros.

Porém, ele me questionou mais uma vez: E a sua camisa?

Parei para refletir por alguns instantes e percebi que ele tinha razão. E a minha camisa? – pensei. Respondi de ímpeto: Sim, você tem razão, acredito que durante esse tempo trabalhando diretamente para a empresa, esqueci de pensar em mim e em meus princípios. De tirar o encardido da minha camisa, buscando deixar o branco impecável da marca, do nome social, da estrutura da empresa.

Tão importante quanto trabalhar em prol da organização do seu empregador, é dar devida atenção aos seus valores e princípios profissionais. Requalificar, reciclar seus conhecimentos, recolocar informações novas, buscar formas de reaprender sobre o mercado, e como o mercado está inserido em sua vida. Questionar-se sempre: “é isso que eu quero para a minha vida?”. Exatamente como você, administrador, realiza para a empresa pela qual trabalha.

Muitos tratam o curso de administração como algo fácil e divergente. Será? Quando escolhemos uma profissão queremos ser vistos como profissionais qualificados na área, de uma forma ou de outra, para que isso aconteça, devemos sim nos especializar, pensar primeiramente em nossos valores, aprimorá-los e, enfim, organizá-los no mercado de trabalho. Não escolher uma profissão pensando nas “facilidades” de trabalho, mas na qualificação do seu trabalho.

Não é tarefa fácil, especialmente quando muitos empregadores tratam um administrador formado como um “auxiliar” da área. Desanimamo-nos por diversas vezes, mas somos administradores, e como tal, devemos colocar os nossos perfis profissionais no mercado em primeiro lugar.

Essas foram as palavras do entrevistador:

“É importante vestir a camisa da empresa quando necessário, do cliente quando preciso, mas a sua camisa deve estar impecável sempre”.

Eu aprendi a lição. E, você, veste a camisa de quem?

6 COMENTÁRIOS

  1. Olá Lívia! Muito bom seu post! Realmente devemos vestir a camisa da empresa, mas devemos também sempre nos auto analisar sempre. Para vermos se estamos indo para o caminho, para onde iremos, se realmente no caminho que estamos seguindo chegaremos ao nosso objetivo e ainda analisar se estamos atualizados no mercado de trabalho. Atualizar-se é essencial. Além de fazer a diferença no currículo, novos conhecimentos nunca é demais!!

    Parabéns! Você conseguirá seu objetivo!

    Bruna G.

    • Boa noite, Bruna.

      Muito obrigada pelas suas considerações.

      Como profissionais sustentáveis, devemos dia após dia "reaprender a aprender", só assim conseguiremos aproveitar as oportunidades.

      Abraço!

  2. Muitas vezes ouvimos falar, fazer administração para quê? Qualquer pode administrar uma empresa, se isso fosse verdade a maioria das empresas não fechariam suas portas com 2 anos apenas. Precisamos valorizar a nossa profissão, vestir a nossa camisa, mostrar que somos importantes e nos capacitar para isso. Precisamos ser bons naquilo que fazemos. Se não conseguimos administrar nem ao menos nosso salário e nossa vida, como seremos bons administradores?

  3. Ótimo post, Lívia! Para mim q sou estudante d Administração em uma universidade federal aki na minha cidade, achei pertinente suas colocações. Acredito q temos q estar preparados para vestir uma determinada camisa, do contrário como seremos ótimos profissionais e como podemos fazer jus à camisa da organização na qual estamos inseridos? Pois é minha querida, a chave para o sucesso está na busca constante pelo saber. Continue escrevendo q eu vou lendo. Vlw! : )

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here