por Sérgio Dal Sasso*

O que passa pela sua cabeça quando falamos em empreender? Acredito que deva ser algo tipo essa é uma palavra da moda, do momento ou coisa ligada ao gostinho de poder ganhar sua grana sem ter que dar satisfação a um chefe, a um patrão.

Na verdade empreender é estar bem preparado para fazer algo e ter boas possibilidades de se dar bem.  O maior capital que podemos ter nos dias de hoje é deter um bom conhecimento em conjunto com a praticidade de usar isso tudo para conquistar o reconhecimento da própria competência.

empreendedorismoQuer estejamos sozinhos em uma atividade ou em equipe, o que de fato definirá nosso grau empreendedor são as respostas favoráveis dos que nos assistem em relação ao desempenho e resultados nos ambientes profissionais.

Um detalhe importante para não ser esquecido é que o espírito empreendedor não está somente ligado a ter negócios, mas em ser o negócio e nesse mundo atual o que tem valor é a empresa que se encontra dentro de você e não os meios que serão adotados para que mostremos nosso potencial.

Alguns princípios serão de relevância a qualquer coisa que façamos no transcorrer da formatação e consolidação da atividade, mas está na fase inicial de qualquer projeto que pretendemos executar, o potencial de diferenciação no sentido de se começar organizado e com conhecimento de causa daquilo que vamos nos envolver.

Temos que ter muito cuidado nas fases iniciais, pois normalmente por estarmos com alguma disponibilidade de recursos, acabamos nos empolgando pela pressa de se estruturar a atividade sonhada, esquecendo-se muitas vezes das etapas anteriores indispensáveis para validar de fato um negocio promissor.

É muito chato para quem quer ver um negocio prontinho e funcionando o mais rápido possível, entender que tudo dependerá de uma visão ampla e preliminar, com base em pesquisas, estudos e formação de percepções (visão do setor, concorrentes, clientes e conjuntura), que fundamentarão as viabilidades ou não das pretensões do aonde vamos ancorar nosso barquinho.

Será por ai o ponto de partida. Pelo aprendizado e entendimento do se começar consolidadamente organizado e estruturado, para que todo o conhecimento possa ser refinado ao longo dos exercícios que fundamentarão o modelo da operação e o sucesso de qualquer empreendimento.

* Sérgio Dal Sasso é Consultor Empresarial e Palestrante sobre os temas: Administração, Empreendedorismo, Vendas Consultivas e Educação Profissional.

Visite os Sites: www.sergiodalsasso.com.brwww.educacaoprofissional.com.br

1 COMENTÁRIO

  1. […] passa pela sua cabeça quando falamos em empreender? Acredito que deva ser algo tipo essa é uma palavra da moda, do momento ou coisa ligada ao gostinho de poder ganhar sua grana sem ter que dar […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here