Encontrar um bom emprego é a maior preocupação da maioria dos recém-formados. Um dos caminhos mais curtos para atingir tal objetivo é participar de processos seletivos para uma vaga de trainee. O que, há vários anos, tem sido encontrado junto a grandes empresas. Pois, para alento dos que acabaram de deixar os bancos da faculdade, as oportunidades aumentaram: segundo a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Nacional), Leyla Nascimento, as empresas de médio porte também vêm aderindo a programas de trainee.

Ficamos muito tempo no Brasil exigindo experiência de três a cinco anos dos recém-formados, sem lhes dar chance de adquiri-la


– Ficamos muito tempo exigindo experiência de três a cinco anos dos recém-formados, sem lhes dar chance para adquiri-la. Hoje, as empresas absorvem melhor esses jovens, entendendo que a proposta de investir neles é uma garantia de sustentabilidade futura e longevidade de seu negócio, no preparo das novas gerações – diz Leyla, acrescentando que há indicadores de que há um bom retorno para as empresas sobre o que foi gasto na implantação de programas de trainee.

Renata Schmidt, gerente da Foco Talentos, afirma que participar de um programa de trainee é enriquecedor para o profissional, desde o processo seletivo até a pós-contratação, já que os candidatos terão a possibilidade de contar com desenvolvimento e treinamento diferenciados. Isso permite, acrescenta, que tenham “uma carreira mais acelerada”.

Confira algumas oportunidades para trainees

– É uma oportunidade ímpar – endossa Leyla Nascimento, especialista em Gestão de Organizações, lembrando que estes programas têm o objetivo de efetivar de imediato o candidato e dar a ele uma programação de carreira.

– É um programa totalmente estruturado para o desenvolvimento de competências do candidato, de acordo com as exigências do mundo corporativo – afirma.

Trainees vão formar banco de talentos pronto a assumir

Costumo dizer que o programa trainee é a escola de profissionais do hoje que trabalha para o futuro


Renata enfatiza que o principal papel do trainee nas grandes empresas, hoje, é integrar um banco de talentos pronto a assumir, no curto ou médio prazo, oxigenando a cultura organizacional.

– Ele poderá ser um futuro líder, visto que as empresas oferecem um desenvolvimento diferenciado a estes profissionais. Mas, atualmente, ele pode optar por uma carreira Y e acabar se tornando um especialista – diz Renata.

– Costumo dizer que o programa trainee é a escola de profissionais do hoje que trabalha para o futuro – acrescenta Leyla.

Perfil e áreas mais solicitadas

Além de formação superior e domínio de idiomas, principalmente o inglês, as empresas estão buscando jovens que sejam comunicativos, saibam trabalhar em equipe e demonstrem liderança, pró-atividade e visão de negócios. Leyla vai além, ao dizer que o foco das companhias está naqueles que demonstram desejo de se autodesenvolver, de encarar desafios com brilho nos olhos e com uma cultura geral para relacionar-se com outros países.

As áreas mais solicitadas nos programas de trainee, atualmente, são a comercial, administrativa e engenharia. Para a gerente da Foco Talentos, é difícil afirmar quais serão as carreiras do futuro, mas, de toda forma, pode-se dizer que elas estarão ligadas à tecnologia e ao meio ambiente. Leyla cita ainda direito e economia.

FONTE: Jornal O GLOBO

1 COMENTÁRIO

  1. […] Empresas de médio porte estão aderindo a programas de trainee […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here