Esta, com certeza, é uma coisa que muitas empresas tentam fazer, ou pelo menos deveriam. Entender o comportamento do consumidor moderno requer um olhar mais apurado sobre suas preferências e atitudes com relação ao produto oferecido e à marca ofertante.

Entender como os clientes pensam e agem é o tesouro mais procurado pelos empresários, é a “fórmula secreta” que fará com que sua empresa venda mais, melhor e ainda fidelize seus clientes. Mas como atingir este objetivo tão complicado?

Compro ou não compro?

É preciso perceber que o comportamento do consumidor é influenciado por diversas questões relacionadas à psicologia, sociologia, antropologia, economia, etc. Ou seja, não é tarefa fácil entendê-los rapidamente,  por isso é preciso que as empresas olhem para seus produtos como se fossem os próprios clientes decidindo por qual comprar. Assim, fica mais fácil entender como se comportarão na hora da compra efetiva.

O autor Richard F. Gerson, em seu livro “A excelência no atendimento a clientes”, destaca quatro características essenciais que um negócio deve ter para atender seus clientes de forma satisfatória, prezando pela transmissão de uma mensagem direta e sincera aos seus clientes. Listei-as abaixo e fiz algumas considerações à respeito, confira:

  • Credibilidade – Sua empresa ou marca precisa passar uma imagem que tenha credibilidade para seus consumidores, afinal esta é a informação mais precisa que eles terão de sua marca no momento da compra. Faça com que eles acreditem no que você está vendendo;
  • Acessibilidade – Os clientes precisam ter acesso àquilo que querem comprar. Seja em uma loja física ou pela internet, sua empresa deve oferecer os produtos buscados da melhor forma possível, de maneira rápida e ao alcance de todos;
  • Confiabilidade – Seja confiável, prometa e cumpra. O comportamento do seu consumidor dependerá, invariavelmente, do nível de confiança que ele tem em sua marca e seus produtos. Você pode até vender barato, mas se ele não confiar no produto ofertado, dificilmente ele optará por dar seu precioso dinheiro à você;
  • Excelência – Seja o melhor naquilo que faz. Os consumidores preferem comprar de uma empresa que seja a melhor em seu ramo, com os melhores profissionais, os melhores benefícios etc. Tenha excelência e mostre isso à eles.

Eu acrescentaria ainda uma característica muito importante à esta lista: Conheça os seus clientes. Esta prática, sem dúvidas, é vencedora! Pesquise sobre os hábitos de compra dos consumidores, o que mais compram, o que não suportam, o que você ainda não oferece mas é desejado etc. Conhecer o cliente é a primeira etapa para entender seu comportamento de compra de forma eficiente.

Mude a cultura de sua empresa agora. Seja adepto da filosofia CRM e esteja preparado para a chegada de novos clientes. Mantenha sua empresa em sintonia com seus clientes, entenda o que eles buscam ao entrar em sua loja. Acredite, você não se arrependerá disso!

8 COMENTÁRIOS

  1. Olá Gustavo,

    realmente concordo com todo o artigo, se queremos atingir/prender um possivel cliente é necessário cativá-lo.

    Cumprimentos
    Soares

    • Olá Tugazone, tudo bom?

      Cativar o cliente é o primeiro passo para que ele se torne frequentador assíduo de seu estabelecimento e comprador fiel de teus produtos.
      Não podemos esquecer desta premissa básica!

      Grande abraço e obrigado pela visita!

  2. É realmente um artigo ótimo.
    Eu praticamente entrei agora para o mundo da administração, ja entendi que conhecer e/ou entender o cliente é hoje em dia essencial para essa área. E tenho pra mim que a melhor maneira de ter sucesso nesse aspecto e tendo facilidade para se colocar no lugar de outras pessoas.

    • Olá Gabrielaga, tudo bom?
      Você disse tudo. É preciso se colocar no lugar das pessoas sim, imaginar como elas se sentem, o que pensam e como se comportariam frente ao seu produto.
      O cliente é elemento alavancador do seu negócio, por isso é preciso que o empreendedor o conheça muito bem.

      Obrigado pela visita!
      Um abraço!

  3. […] Entenda o comportamento do seu consumidor e sinta a diferença; […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here