Muitos programas de estágio e trainees começam a buscar novos talentos a partir do mês de junho. Essa é a época em que alguns contratos anteriores são finalizados e, dessa forma, novas oportunidades são abertas. “Por isso, é preciso estar preparado para participar dessa maratona e, mais do que isso, conseguir se destacar para sair vitorioso”, alerta Renato Grinberg, diretor Geral do portal de empregos Trabalhando.

De acordo com o especialista, o jovem que mostra determinação e comprometimento ainda durante o processo seletivo, além das competências técnicas e comportamentais, é o mais valorizado. Segundo Grinberg, o que as empresas buscam hoje não é apenas qualificação técnica e experiência adquirida, mas a forma com que os candidatos se relacionam com as demais pessoas, como lidam com adversidades e, principalmente, a disposição para concretizarem projetos com qualidade, baseados em valores como determinação e vontade de aprender.

Para não errar o alvo, alguns cuidados são básicos para quem vai enfrentar os desafios de um processo seletivo. Por este motivo, Renato Grinberg indica cinco ações que podem encurtar o caminho entre você e o sucesso:

  • Procurar um emprego já é um emprego – O mesmo comportamento e esforço que se tem para alcançar objetivos no trabalho deve ser colocado em prática por quem busca uma vaga. Quanto mais disciplina você tiver nessa busca, mais chances terá de conseguir seu objetivo. Separe algumas horas por dia para identificar oportunidades que estão de acordo com o seu perfil e entrar em contato com os recrutadores. Reserve tempo também para contatar colegas e amigos para almoços e happy hours. Jamais subestime o poder do networking na busca de empregos;
  • Avalie a vaga – Reflita se aquela oportunidade é realmente o que procura. Caso esteja dentro das suas expectativas, envie seu currículo e, se necessário, uma carta de apresentação. Se não for o que deseja, pense se realmente vale à pena ir em frente, pois isso pode trazer grandes insatisfações pessoais e profissionais.
  • Evite “Spam” de currículo – Você envia um e-mail idêntico para todas as empresas? Está na hora de mudar sua postura. Antes de mandar o seu currículo, visite o site da companhia e tenha em mente o cargo a que a vaga se refere. Mude a carta de apresentação e o foco do documento e mostre com clareza seus objetivos. Além de saber o que está fazendo você precisa deixar isso claro para quem pode lhe dar uma oportunidade. A questão aqui não é criar currículos fictícios, mas simplesmente destacar suas experiências mais relevantes para cada posição. É mais eficiente enviar 10 currículos preparados de acordo com a vaga do que 100 currículos iguais;
  • Aproveite as férias para investir em você – Caso sinta a necessidade de investir em determinado conhecimento para conquistar a oportunidade almejada, vá atrás disso agora. Isso faz com que você otimize o seu tempo e mostra que está correndo atrás dos seus objetivos e da sua qualificação. Um trabalho temporário ou mesmo voluntário pode ser uma boa experiência para se incluir no currículo.
  • Abrace a oportunidade – Se foi chamado para uma dinâmica de grupo ou entrevista pessoal, prepare-se para mostrar o melhor de si. Se for preciso, treine com pessoas próximas para que elas possam avaliar o seu desempenho e sua comunicação. Se estiver bem preparado, é a sua chance de se destacar frente aos outros candidatos.

FONTE: Administradores.com.br

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here