por Débora Martins

Já ouvi muitas pessoas dizerem a mesma coisa ao término de uma entrevista ou dinâmica de grupo. Geralmente o candidato se pergunta porque não foi contratado, pois na sua concepção teve boa participação.

Neste mercado tão competitivo as pessoas ficam desesperadas em busca de uma colocação, e quando se trata de uma vaga atraente isso mexe com os nervos. É importante compreender que nem sempre o perfil do candidato é adequado para a vaga.

Seu perfil: você é dinâmico, ótimo.
A vaga: alguém para carimbar papéis.
Motivo da não contratação: você morreria de tédio.
Entendeu?

Eu poderia escrever abaixo o que fazer e o que não fazer numa entrevista de emprego, porém textos assim há de sobra na Internet, prefiro comentar sobre coisas que já vivenciei, e daí você tira suas próprias conclusões.

Vejamos alguns perfis interessantes:

Preciso de respostas – Existem pessoas que ligam para o selecionador perguntando o que aconteceu, em alguns casos chegam a ser agressivas ofendendo o profissional; ou, ainda, prensam o psicólogona porta da sala e o fazem dizer, na marra, o porquê de o perfil dele não se encaixar na vaga. É algo extremamente constrangedor, que fecha as portas para uma nova oportunidade.

Consultoria – Tem gente que quer consultoria gratuita. Alguns candidatos não se contentam com as informações fornecidas pelo selecionador e o pressionam para obter um feedback pessoal.
Por um lado isso é positivo, querer melhorar é muito bom; porém, peça ajuda a um profissional, conselhos a um amigo, ou leia bons livros. Evite, sempre que possível, demonstrar ansiedade às pessoas, principalmente quando se trata de conseguir um emprego.

Queridinho – Tem candidato que puxa o saco até da Tia do café durante a dinâmica de grupo, se esquece de ser natural e passa a ser o assistente-facilitador, até distribui canetas para os demais candidatos.
Muitas pessoas não sabem como se comportar numa dinâmica de grupo. Minha dica é: seja você mesmo!
Independentemente da atividade sugerida em sala, o que conta é a sua natural participação.

Mãeee – Quando se contratam menores de dezoito anos é aceitável a companhia de pais ou responsáveis, uma vez que até possam ser necessários para assinar documentos. Para quem é maior de idade aparecer acompanhado da mãe em uma entrevista é extremamente depreciador, ou seja, queima seu filme. Em muitos casos a mãe passa a fazer as perguntas para o selecionador e também responde pelo filho.

Coitadinho – Todos temos problemas, isso é fato, cada um em determinada proporção. Expor seus problemas ao selecionador durante uma entrevista de emprego não facilita as coisas. Esteja no seu melhor, os problemas serão superados em seu devido tempo, portanto procure agir de forma tranqüila, focado no objetivo que é estar empregado.

Como você pode perceber, o comportamento é um fator determinante na hora de se conquistar um emprego. Observe-se, pesquise e vença. Boa sorte!

*Débora Martins – debora@atenderbem.com.br Palestrante da Atender Bem Consultoria e Treinamento, especialista no gerenciamento das relações entre empresas e clientes. É jornalista, autora de diversos artigos sobre motivação, liderança, e sobre o setor de Call Center.

26 COMENTÁRIOS

  1. No texto você recomenda a leitura de bons livros, pode me dar alguns exemplos de bons livros neste assunto?

    Parabéns pelo site.

  2. Eu tentei uma vaga de Trainee na Ambev, mas infelizmente não passei na fase de triagem de currículos. Eu falo inglês e estou terminando administração esse ano.
    O que pode ter feito eu sair do processo seletivo tão precocemente?

    • Olá Fernando, tudo bom?
      Não tem como saber exatamente, infelizmente. Mas hoje em dia algumas empresas esperam que os trainees já cheguem prontos pra vaga e com uma boa experiência na área. O que é uma incoerência, claro. Mas presenciei este fato semana passada com uma amiga que foi rejeitada na etapa final do processo de trainee porque a outra pessoa tinha experiência. Este pode ser um dos motivos porque você não passou. Devem haver outros, claro, mas não saberia te informar assim por alto.
      Mas aconselho que você não desista deste sonho! Outras empresas reconhecerão seu valor cedo ou tarde. Boa sorte nesta caminhada!
      Um abraço!

  3. tenho 16 anos faço curso de mecanica industrial achei q ja tava na hora de procura alguma coisa pra fazer la no curso tem uma agencia de emprego fui fazer uma entrevista numa loja de sapatos foi tudo bem na entrevista ( eu acho ) tava na espectativa de conseguir o primeiro emprego mas no fim nao consegui fiquei um poco frustado mas vo continuar tentando uma hora da certo……………

    • Isso mesmo, welington. O importante é ser perseverante e continuar buscando. Fique atento também à sua qualificação. É sempre importante fazer cursos que melhorem ainda mais a sua formação.
      Um abraço e boa sorte!

      • O justo viverá pela fé.

        Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
        Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.
        O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda)
        Habacuque 3:17-19

        • Estava aqui em minha mente fazendo o mesmo questionamento, o porquê de chegar na última etapa e não passar.. já não é a primeira vez.
          Me deparo com esse versículo. Devemos nos alegrar, mesmo quando as coisas não acontecem do jeito que a gente gostaria.
          Deus te abençoe, Camila!

  4. Tenho 25 anos de experiência na área de sinistro de vida (Seguros), hoje tenho 44 anos e vejo que minha idade e o salario que eu ganhava dificultam minha entrada em outra seguradora, você imagina trabalhei 15 anos em uma seguradora e 10 anos em outra, hoje as entrevistas são cansativas e muitas vezes não são objetivas.
    Será que depois dos 40 as pessoas são consideradas ultrapassadas?
    Realmente é para desanimar!

  5. Trabalho como motorista de executivo a treze anos,hoje dez anos em uma grande empresa onde tive uma perda de 60% do salário por ter cessado a hora extra,já passei por varios processos seletivos,sempre sendo o escolhido,ultimamente vou as consultorias,passo pelas entrevistas,e não sou selecionado,gostaria de saber se tem alguma coisa a ver,por estar empregado,tendo em vista ter um ótimo curriculum com dois cursos de ante-sequestro,e muito mais experiência,tenho 53 anos,e sempre pergunto se posso participar mesmo com esta idade,e dizem que sim por causa da experiência.

  6. Tentei várias vezes mandar o curriculo para a mesma empresa.. ja fiz 3 entrevistas diferentes..e nao consigo ser contratada..porque?Faltam apenas 3 periodos para eu me formar. Devo desistir da empresa?

  7. Fiz várias entrevistas, passo por testes, etc…Mas na ultima etapa, não consigo a vaga.
    Tenho vasta experiência na área de Gestão de Qualidade, trabalhei em excelentes empresas dando suporte a gerentes e supervisores, sei me expressar muito bem. Não entendo o porque não consigo uma vaga.
    Nunca passei por isso. Completei 40 anos, pode ser esse o fator?

  8. As dicas são valiosas! Em tempos de desemprego, ter conhecimento das dinâmicas e processo de seleção faz toda a diferença. Escrevi um artigo que pode ser útil para complementar este.

  9. Olá, boa tarde
    Tenho 19 anos e estou no 4 semestre de ADM, tive uma experiência de 1 ano na área de arquivologia com ajuda de meu tio, hoje estou atrás de estágio na minha área, tenho feito algumas entrevistas, são 5 até o momento desta mensagem, não passei em nenhuma delas, estou um tanto decepcionado com os resultados, mas não vou desistir, porém se possível gostaria de dicas, ou possíveis causas do meu desempenho nessas entrevistas.

    • Boa tarde Pedro Alexandrino .

      Primeiro gostaria de dizer que o problema pode estar em sua pessoa ou com o própio recrutador ok ?
      Muitas vezes voce pode estar fazendo coisas erradas durante a entrevista , como postura , maneira de falar , respondendo perguntas de forma que essas nao se encaixem nas respostas , esse pode ser um motivo .
      O outro motivo é que os recrutadores de hoje em dia são bastante despreparadores e fazem muitos julgamentos imbecis durante a entrevista . Acredite , os recrutadores de hoje em dia são uns merdas , muitas vezes voce é muito capaz do que o própio recrutador e este não te contrata , nem sequer saber avaliar e as pessoas acham que o problema são elas quando o recrutador é um bosta ! A dica é , se coloque na mesma posição que o recrutador , quando as pessoas chegam em um entrevista a sua posição com relação ao do recrutador cai 40% por ser voce o entrevistado e julgado . Bata de frente com esses recrutadores e veja se eles também são tão bom assim , deixe eles na saia justa nas resposta sem ser ofensivo . Outra coisa é que a indicação é sempre o no final funciona , hoje é o ciclo de relacionamento , as vezes é mais fácil voce ser encaixado em uma vaga por um conhecido do que ficar tendo que ouvir as conversinha de recrutadores de bosta .

  10. Sou estudante de pedagogia, estou no terceiro período do curso e ainda não consegui um estágio… Já passei por três entrevistas e não fui selecionada. Qual o conselho no meu caso? Em relação a quantidade de entrevistas que não obtive sucesso já devo me preocupar realmente?

  11. Olá, eu tenho 18 anos e já fui em 7 entrevistas seguidas e não passei. Pra mim em 5 dessas 7 eu fui muito bem e parecia sempre que me encaixaria na vaga, porém não fui chamada pra nenhuma. Não sei o que estou fazendo de errado. Pessoas que foram comigo que ao meu ver tiveram o desempenho menor que o meu conseguiram, não sei se meu ego está me enganando ou se realmente estou errando na minha abordagem. Não sei mais o que fazer

  12. Se uma pessoa está pedindo um feedback é porque ela está em busca de informações que possam ajudá-la a melhorar e , porque não a orientação de um professional ou do profissional que a entrevistou. Meu amigo não é formado em RH, não é selecionador para empresas. Por que os profissionais de rh não descem do pedestal e aconselham.? É arrogante essa posição deles e falta de consideração com os entrevistados.

    • Verdade, porque sempre saímos da entrevista com uma certa esperança, mesmo sabendo que a entrevista foi muito proveitosa, porém a contratação não acontece. Deveriam olhar mais pra gente e pelo menos enviar um email com algum feedback. Não dá pra toda hora “bater na trave” e não conseguir saber o porquê de não ter feito o gol.
      Muito complicado mesmo.

  13. Falta de consideração com as pessoas. Muitos selecionadores vão ler os comentários e vão até debochar das pessoas dizendo que elas estão desesperadas, por isso não a contratam.

  14. Como saber oque devemos melhorar se ninguém nos diz, não há uma pista não há nada. Como melhorar isso ou aquilo sem saber ao certo oque é.
    Os recrutadores dizem apenas o seu perfil não foi selecionado, porque não dizem, olha o seu perfil é bom mas tal coisa não esta de acordo, daí oque nos resta fazer é melhorar tal coisa.

  15. Olá, fiz várias entrevistas e participei de processos seletivos longos, a maioria deles consegui chegar na fase final, porém, não fui contratada, será que o problema é comigo?

  16. A melhor dinâmica é a quela que você é indicado pelo gerente de RH! Ai pode ir sem medo e falar a merda que quiser.

  17. Olá!
    Estava procurando um texto onde pudessem me explicar o porquê eu não estou conseguindo passar em nenhuma entrevista.
    Vou tentar explicar minha situação e se puder me ajudar! Ficarei muito grata!
    Tenho 28 anos, estou no 2 ano de engenharia de produção. Indo para o 3. Antes trabalhava com vendas em uma loja de decoração. E sou formada em Design de Interiores.
    Estou procurando estágio na minha área. No entanto tenho encontrado muita dificuldade em passar nas entrevistas. Fiz um currículo bem legal e diferenciado. E as Empresas sempre estão me chamando. Quando vou participar das dinâmicas em grupo. Consigo passar e ir muito bem. Mas quando chega o momento de conversar com o gestor. Pronto ! Tchau vaga ! Sério. Não consigo entender o porquê ?! Eu já listei tudo o que um candidato não pode fazer. Como devo me vestir ou me comportar. Já passou pela minha cabeça que poderia ser a minha idade. Mas se isso é um problema eles não iria perder o tempo deles me chamando, certo ?!
    Outro fator que sou questionada .. é porque comecei a fazer essa faculdade mais tard e.
    Me ajude !!!

  18. Participei de um processo seletivo numa agência de RH, onde deram alguns testes, pediram uma redação e pediram também para se apresentar, fiz tudo certinho e passei pra próxima etapa, de 15 candidatas escolheram 6 para uma entrevista mais individual e eu estava entre as 6, eram 4 vagas e não passei, o mais chato foi porque o processo seletivo durou 3h30, me dediquei muito e na entrevista fiz normalmente e sem nenhum nervosismo, achei um pouco chato porque tenho 16 anos e sou tão esforçada, tenho o inglês fluente e varios cursos complementares, coisas que ajudam muito na função que eu iria exercer se passasse.. mas tudo bem né 🙁 o jeito é continuar tentando.

  19. Participei de um longo processo seletivo. Fiz a primeira parte com provas/teste. Mandei super bem em ambas. Fiz a dinamica de grupo final contra 4 candidatos alem de mim concorrendo a 2 vaga. Achei que fui bem, até os meus competidores, apos a dinamica que ficamos em uma sala de espera, comentaram que estavam concorrendo a 1 vaga pois era quase certeza de que uma era minha.
    Ai não fui chamado, optaram por outro candidato. Até agora nao entendo.

  20. Fiz uma entrevista de emprego dia 09/02, a pessoa me falou que vai me contratar que ele iria me ligar pra me dar coordenadas! Daí ele pediu pra eu mandar meu currículo porque a gestao de contratação da empresa exigia, que tinha que seguir uma sequência! Mas hoje já e dia 21/02 E ele ainda não me ligou! Queria entender se ele não vai me contratar teria q dizer logo, ou existe essa sequência de gestao?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here