A evolução do Marketing passa por estágios como o marketing 1.0, 2.0 e 3.0 em decorrência das empresas se adaptarem ao mercado e novas demandas do consumidor (que também sofreu mudanças em seu nível de exigência ao longo do tempo) e do momento histórico da sociedade.

Confira a seguir as etapas da evolução do Marketing ao longo dos anos:

Marketing 1.0 – Era do foco no Produto

Quando o estudo do Marketing foi iniciado, o mais importante era a produtividade e poder oferecer algo a todos que quisessem comprar. Neste momento não havia preocupação alguma com a satisfação dos compradores (veja que até aqui estes não eram propriamente tratados como clientes) pois a diversidade ofertada e até mesmo o número de concorrentes era infinitamente menor aos dias de hoje.

Ora, caro Administrador, você já deve ter ouvido falar da famosa frase dita por Henry Ford que resume muito bem esta etapa do Marketing: “Qualquer cliente pode ter o carro da cor que quiser, desde que seja preto”.

E então, em resumo, o Marketing 1.0 assim como no Fordismo tinha o objetivo de padronizar os produtos e eliminar desperdícios otimizando seus processos para poder oferecer um preço acessível ao maior número de pessoas possível.

marketing

Marketing 2.0 – Era do foco no Consumidor

Podemos dizer que a evolução do Marketing para esta segunda etapa se deve à evolução da informação.

Com o acesso às informações, o consumidor passou a ter a possibilidade de comparar preços, marcas e buscar os produtos que atendem melhor suas necessidades.

Foi nesta etapa que as pessoas passaram de meros compradores à clientes e as empresas precisaram segmentar melhor seu público-alvo, pois a massa não mais se satisfaz com produtos básicos e genéricos.

Foi nesta era ainda que a Qualidade passou a ser vista também como uma área de investimento visando o diferencial.

Marketing 3.0 – Era do foco nos Valores

O Marketing 3.0 possui um conceito muito recente e acumula o foco no consumidor aliado aos desejos, valores e espírito humano com um senso de comunidade e sustentabilidade.

O objetivo desta era mercadológica é oferecer soluções para os anseios da sociedade tratando cada cliente como ser humano pleno (mente, coração e espírito) disposto a vivenciar experiências, e não mais somente consumir um produto ou serviço.

Algo muito forte dentro do Marketing 3.0 é o conceito da diferenciação de cada empresa por sua missão, visão e valores e como ela pode contribuir para uma sociedade melhor.

Este conceito é influenciado pela:

Era da participação: Marcada pela grande expansão das mídias sociais, esta era se baseia no quanto as pessoas hoje são facilmente conectadas às outras e como as informações circulam facilmente levando notícias, entretenimento e ideias.

Era do paradoxo da globalização: É quando as decisões empresariais são fortemente influenciadas pelo comportamento do consumidor, sabendo que estes vivem em diferentes culturas, economias e ambientes. Empresas que estão empenhadas em praticar o Marketing 3.0 devem estar muito atentas aos desejos e valores comunitários relacionados aos seus negócios.

A era da sociedade criativa: Uma das características mais fortes na era da sociedade criativa é que as pessoas acreditam na autorrealização.

Nesta era, empresas se preocupam em poder fornecer serviços e produtos nos quais as pessoas podem ter muito mais que um bem material, mas algo que realmente as façam felizes e realizadas.

Você conhece alguma empresa que esteja claramente praticando e vivenciando alguma ou simultâneas eras do Marketing? Não deixe de nos contar nos comentários!

Um abraço e até o próximo post! 🙂

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here