Como sabemos, a primeira peneira em várias seleções de estágio e trainee é a análise de currículo. Mas, para quem nunca trabalhou e não vem de uma universidade de ponta, isso significaria pontos a menos desde o início?

Não, dizem os especialistas. O currículo é um espaço em que o estudante pode mostrar outras habilidades e experiências que vão além do nome da faculdade em que estuda.

Em primeiro lugar, não se pode falar de currículo, mas sim de currículos. O candidato precisa ter um para cada área em que queria atuar, senão o recrutador vai achar que você anda atirando para todos os lados. O que vai mudar, basicamente, é o item objetivo.

Resuma tudo em uma única página e redobre as atenções com erros de português. E, a menos que você já tenha muita habilidade com criações gráficas e esteja concorrendo a vagas nessa área, não invente.

http://imagem.vilamulher.com.br/temp/curriculo-180208.jpg

Dicas importantes ao preencher seu curriculo:

Qualificações: Pode vir logo após o Objetivo. Onde o candidato pode listar suas quatro principais competências, por exemplo.  São habilidades como liderança, dinamismo, pontualidade, boa administração do tempo, facilidade de relacionamento interpessoal, perfil analítico [mais técnico], organização e foco em resultados.

Informática: Mais perto do fim do currículo, descrevendo os programas que domina. Os mais requisitados são Office, PowerPoint e Excel.

Formação acadêmica: Se ainda estiver estudando, indique a previsão de conclusão do curso, e não o semestre ou o período que cursa. O recrutador não pode ter dúvidas quanto ao tempo restante para o fim da graduação.

Idiomas: Nada de humildade excessiva. Se você já fez algum curso de línguas na vida, mesmo que seu nível seja muito básico, tem de colocar, porque já é um diferencial. Por outro lado, não diga se é fluente caso não domine muito bem a língua. Vale mais escrever que está cursando o nível intermediário ou avançado.

Texto adaptado de Vai tentar estágio ou trainee? Veja como fazer o currículo. Acesse o link e confira dicas de elaboração de curriculos, além de um modelo pronto, indicado por especialistas.

7 COMENTÁRIOS

  1. Muito interessante.

    Na hora sempre temos duvidas de fazer um curriculo.

    Importante realmente focar numa area especifica que queira atuar.

    • Olá Anthony, tudo bom?
      Fazer curriculo é sempre uma dor de cabeça mesmo, mas com estas dicas fica mais fácil saber o que fazer. Principalmente sobre pra onde enviar e como fazer para ele ser mais atraente.

      Siga estas dicas e boa sorte!!
      Abraço

  2. […] Fazendo um curriculo atraente e eficaz! […]

  3. olá, estou estudando Administraçao e to na duvida de como preencher um curriculo contendo esse tipo de informaçao pra q fique mais facil de conseguir um emprego certo, vc poderia esta me ajudando?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here