Como sabemos, a primeira peneira em várias seleções de estágio e trainee é a análise de currículo. Mas, para quem nunca trabalhou e não vem de uma universidade de ponta, isso significaria pontos a menos desde o início?
Não, dizem os especialistas. O currículo é um espaço em que o estudante pode mostrar outras habilidades e experiências que vão além do nome da faculdade em que estuda.
Em primeiro lugar, não se pode falar de currículo, mas sim de currículos. O candidato precisa ter um para cada área em que queria atuar, senão o recrutador vai achar que você anda atirando para todos os lados. O que vai mudar, basicamente, é o item objetivo.
Resuma tudo em uma única página e redobre as atenções com erros de português. E, a menos que você já tenha muita habilidade com criações gráficas e esteja concorrendo a vagas nessa área, não invente.
Dicas importantes ao preencher seu curriculo:
Qualificações: Pode vir logo após o Objetivo. Onde o candidato pode listar suas quatro principais competências, por exemplo. São habilidades como liderança, dinamismo, pontualidade, boa administração do tempo, facilidade de relacionamento interpessoal, perfil analítico [mais técnico], organização e foco em resultados.
Informática: Mais perto do fim do currículo, descrevendo os programas que domina. Os mais requisitados são Office, PowerPoint e Excel.
Formação acadêmica: Se ainda estiver estudando, indique a previsão de conclusão do curso, e não o semestre ou o período que cursa. O recrutador não pode ter dúvidas quanto ao tempo restante para o fim da graduação.
Idiomas: Nada de humildade excessiva. Se você já fez algum curso de línguas na vida, mesmo que seu nível seja muito básico, tem de colocar, porque já é um diferencial. Por outro lado, não diga se é fluente caso não domine muito bem a língua. Vale mais escrever que está cursando o nível intermediário ou avançado.
Texto adaptado de Vai tentar estágio ou trainee? Veja como fazer o currículo. Acesse o link e confira dicas de elaboração de curriculos, além de um modelo pronto, indicado por especialistas.
Muito interessante.
Na hora sempre temos duvidas de fazer um curriculo.
Importante realmente focar numa area especifica que queira atuar.
Olá Anthony, tudo bom?
Fazer curriculo é sempre uma dor de cabeça mesmo, mas com estas dicas fica mais fácil saber o que fazer. Principalmente sobre pra onde enviar e como fazer para ele ser mais atraente.
Siga estas dicas e boa sorte!!
Abraço
se eu não tenho experiencia en nada o que eu posso por?
[…] Fazendo um curriculo atraente e eficaz! […]
Devo colocar alguma documentação, como RG e CPF?
Olá Patrícia! O recomendável é que você não coloque este tipo de informação em um curriculo. Hoje em dia não se usa mais isso.
Um abraço!
olá, estou estudando Administraçao e to na duvida de como preencher um curriculo contendo esse tipo de informaçao pra q fique mais facil de conseguir um emprego certo, vc poderia esta me ajudando?