Final do Desafio Sebrae reúne estudantes em Brasília

O momento da decisão se aproxima. Neste sábado (24) e domingo (25), em Brasília, oito equipes de sete estados brasileiros definem a última etapa do Desafio Sebrae 2007, o jogo virtual que leva a universitários a experiência de gestão de um negócio.

A abertura da final do Desafio será nesta sexta-feira (23) às 19h no Hotel Manhattam na capital federal. No sábado e no domingo, no hotel, os jovens se dedicam à competição. Na segunda-feira (26), às 19h, o Sebrae anuncia a equipe vencedora em uma cerimônia no Museu das Gemas na Torre de TV. A vencedora levará como prêmio uma viagem internacional, para conhecer centros de empreendedorismo na Itália em 2008. Além disso, a equipe estará classificada para representar o Brasil na final internacional do Desafio.

Participam da final do Desafio Sebrae 2007 as equipes Engenharia Frenética (ES), X-5 (GO), Chuck Norris (AL), Trade Off (MS), Reseinha (SE), Só Pelanca (PB), Pulo do Gato (BA) e Retorno CPL (BA).

Em 2007, o Desafio Sebrae teve como tema uma empresa do setor de cosméticos e beleza. Os universitários tiveram que ficar à frente de um negócio com esse perfil. Ao longo das fases do jogo, os competidores foram tomando decisões que deram rumo aos seus empreendimentos virtuais.

ProUni

Este ano, o Sebrae colocou como meta 70 mil inscrições para o jogo. Recebeu cerca de 86 mil, um recorde. O Desafio reúne alunos de mais de 180 cursos de 1.800 universidades, faculdades e instituições de ensino superior do País. Desde a criação do Desafio, no início da década, cerca de 500 mil pessoas já passaram pelo jogo.

O gerente de Atendimento Individual do Sebrae Nacional, Enio Pinto, adianta que em 2009 a meta de inscrições, definida pelas unidades estaduais do Sistema, deve ficar em 83 mil. “Os números demonstram que o jogo se consolidou e há vários elementos importantes em cena, como a presença na final de estados que nunca chegaram a esta fase”, destaca Enio.

O gerente afirma que em 2008 a coordenação do jogo do empreendedorismo quer que o Desafio Sebrae se expanda tanto no ponto de vista quantitativo como qualitativo. O Sebrae discute com o Ministério da Educação para o ano que vem a participação de alunos do Programa Universidade para Todos (ProUni) do governo federal.

Em 2007, o Sebrae utilizou várias estratégias para divulgar o Desafio Sebrae no meio acadêmico brasileiro. Palestras, peças de teatro e várias outras ações foram desenvolvidas diretamente junto aos alunos, nas universidades, para estimular sua participação e também para sensibilizá-los sobre o papel do empreendedorismo e das micro e pequenas empresas para o desenvolvimento econômico e social do País.

FONTE: Administradores.com.br