Se você trabalha com marketing digital provavelmente já deve ter escutado sobre uma infinidade de plataformas online que almejam facilitar seu trabalho no dia-a-dia. Soluções para agendamento de postagens em mídias sociais, plataformas para compra de mídia, de análise de dados e também para o envio de e-mail marketing.

Com esse grande número de alternativas disponíveis fica difícil saber qual a solução mais adequada para o seu negócio. Algumas são mais caras, porém possuem uma série de recursos que são pouco relevantes para o seu negócio, já outras, possuem um preço mais em conta, porém possuem uma experiência pobre e não possuem algumas integrações que podem ser relevantes. É pouco provável que vá existir uma solução perfeita para o seu negócio, porém, é importante você entender os diferenciais de cada e ter certeza que vai fechar com a mais apropriada.

Selecionamos duas das mais importantes ferramentas de e-mail marketing no Brasil e fizemos um comparativo entre elas. Mas, antes de começarmos o comparativo, o que é uma solução de e-mail marketing e por quê ela pode ajudar seu negócio?

Soluções de e-mail marketing são ferramentas que simplificam a captura de e-mail de pessoas que estão navegando no seu site e coordenam o processo de envio de e-mail marketing para esses usuários. Hoje em dia essas ferramentas evoluíram bastante e alguns dos recursos que você vai encontrar são: envio de e-mail, sms e notificações push; recursos de automatização e segmentação; ferramentas para criação de páginas de destino e muitos outros recursos. Com isso você conseguirá falar com seus usuários e rentabilizá-los de uma maneira barata.

GETRESPONSE

A GetResponse foi fundada em 1998 por Simon Grabowski e atualmente possui mais de 350 mil espalhados em mais de 181 países. A plataforma está disponível em 21 idiomas (inclusive português) e foi criada para ser a plataforma de e-mail marketing mais simples do mundo.

É sem dúvida uma das plataformas mais completas disponíveis, disponível em português, com uma ótima experiência e também com um custo bastante atrativo. É uma plataforma tão completa que geralmente é recomendada para profissionais que já trabalham com marketing digital e empresas que já sabem que e-mail marketing é parte essencial do seu negócio.

PONTOS FORTES

1 – Cadastro simples e planos flexíveis: É extremamente simples criar uma conta gratuita na GetResponse, com alguns clicks e poucos minutos você está pronto para começar a enviar seus e-mails. Não é necessário cadastrar nenhum cartão na plataforma.

Além disso, os planos oferecidos são bastante flexíveis e com certeza você vai conseguir encontrar um que atenda bem sua necessidade. Pacotes melhores possuem mais recursos, mas na maioria das vezes o pacote simples costuma ser suficiente.

2 – Recursos avançados, com experiência simples: Apesar de possuir recursos bastante avançados a GetResponse consegue ainda assim possuir uma experiência simples. A maioria dos recursos são simples de serem implementados e você não deve ter problema para fazer as configurações. Mesmo recursos de automatização e testes A/B que costumam ser complexos a GetResponse consegue trabalhar de uma maneira muito simples, visual e intuitiva. Além disso, a plataforma oferece a capacidade de enviar e-mails no horário que cada usuário costuma abrir suas mensagens (uma pessoa poderia receber pela noite e outra de manhã por exemplo) e também possui uma interface muito interessante para criação de páginas de destino para enriquecer campanhas de e-mail.

3 – Automatizações: Os recursos de automatização da GetResponse são excelentes. Eles são intuitivos e bastante simples de serem configurados. Mesmo pessoas sem grandes experiências em marketing digital não devem ter problemas para fazer as configurações. Através das automatizações você conseguirá definir regras relacionadas, por exemplo, você conseguirá enviar uma mensagem de e-mail algumas horas depois de uma pessoa ter se cadastrado na sua newsletter. Ou até, conseguirá enviar uma mensagem automática apenas para as pessoas que clicaram na sua oferta. Esse tipo de recurso costuma ser extremamente potente e excelente para economizar seu tempo.

4 – Teste A/B: Teste A/B faz parte do dia-a-dia de qualquer pessoa que trabalha com marketing. Que tipo de mensagem funciona melhor? Qual o melhor título ou conteúdo a ser utilizado em um e-mail? O recurso de teste A/B da Getresponse permite você realizar 4 tipos de testes diferentes: remetente, título, conteúdo e horário.

5 – Preços: A GetResponse possui 4 diferentes pacotes: E-mail, Pro, Max e Empresa. A maioria das pessoas acaba optando pela versão Pro e seu preço vai variar de acordo com o número de usuários na sua base. Mesmo o pacote mais simples possui recursos de automatização e criação de páginas de destino (landing pages). Um diferencial é que se você fizer um pacote de 12 meses terá 18% de desconto e se fizer um pacote de 24 meses terá 30% de desconto. Normalmente o preço da GetResponse já é atrativo, mas com esses pacotes mais longos seus preços ficam bastante diferenciados.

6 – Galeria de e-mails: Na GetResponse você vai encontrar vários templates de e-mail prontos para você utilizar. Basta escolher o tópico mais adequado, selecionar o template que mais te interessa, fazer as personalizações que forem relevantes e começar a utilizar. Além disso, a GetResponse fornece várias imagens que você pode utilizar sem precisar se preocupar. No geral os templates são todos muito bonitos e preparados para smartphones.

PONTOS FRACOS

1 – Tradução: A plataforma está disponível em 21 idiomas, dentre eles o português. Na versão em português ainda existem alguns problemas de tradução e também alguns termos que a GetResponse parece utilizar um padrão diferente do mercado. Nada problemático ou que vá atrapalhar a experiência.

2 – Interface: A GetResponse é uma solução com tantos recursos que sua interface acabava ficando um pouco pesada, com muita informação e isso acabava gerando algumas dúvidas durante a navegação, também nada crítico. Porém, a plataforma acabou de passar por uma atualização e já está no ar uma nova versão beta que mudou a experiência dentro da plataforma e que deixou tudo muito mais simples e intuitivo.

E-goi

A e-goi foi fundada em 2008 em Portugal e seu serviço está disponível no Brasil faz alguns anos, muito provavelmente pela facilidade da barreira do idioma. A plataforma permite a cobrança em reais (R$), porém é claramente uma solução mais simples. Pode ser uma boa solução para iniciantes, porém acaba competindo com outras soluções nessa frente que possuem preços mais interessantes.

PONTOS FORTES

1 – Faturamento: A cobrança ser em reais acaba sendo um diferencial da e-goi. A maioria das plataformas internacionais costuma disponibilizar o pagamento apenas em dólares ou euros, o que não quer dizer que será mais caro. Como o pagamento é feito via cartão de crédito não costuma ser um problema para a maioria das pessoas o pagamento ser feito em moeda estrangeira.

2 – Criação da conta: É bastante rápido você criar a sua conta de teste e começar a conhecer a plataforma. Inclusive, não envolve nenhum custo e você não precisa cadastrar um cartão de crédito. Ou seja, você pode testar e conhecer a plataforma antes de fechar um plano.

PONTOS FRACOS

1 – Interface da plataforma: A plataforma da e-goi é simples, porém pouco visual e acaba até parecendo ligeiramente amadora. Isso acaba resultando em uma certa dificuldade para entender a totalidade dos recursos da plataforma e também dificulta você a utilizar algumas funcionalidades.

2 – Preços e planos: Na e-goi os pagamentos são feitos em reais (R$) e você tem de escolher entre 3 tipos de planos: envios ilimitados, envios mensais e mensagens pré-pagas. No formato de envio ilimitados você paga pelo número de assinantes que possui na sua base de e-mails e envia para eles o número de mensagens que quiser, no formato de envios mensais você paga pelo número de e-mails que enviar e no formato pré-pago você paga previamente pelo crédito de um número específico de envios. Dentro de cada formato você ainda terá de escolher o plano exato que você irá querer (variam os recursos disponíveis), o volume que quer utilizar e também se vai fazer um plano mensal, semestral, anual ou de dois anos.

A precificação é muito complicada e pode gerar um pouco de dúvida sobre qual o melhor plano para o seu negócio. Além disso, é importante avisar que além do preço em reais existem impostos que não é algo típico no Brasil.

3 – Falta de recursos: Não sei se é por causa da interface ser mais complexa, mas a plataforma parece ter alguns recursos limitados. Os templates de e-mail oferecidos pela plataforma são simples, os recursos de automatização (autobots) são ligeiramente limitados e mais complexos de serem configurados e não existe o recurso para criação de páginas de destino.

Conclusões

As duas ferramentas são boas, porém, a GetResponse parece uma ferramenta muito mais completa, com mais recursos e também possui preços bastante atrativos. Por isso, é uma ferramenta bastante recomendada aos profissionais de marketing digital, aqueles que já sabem o quanto e-mail marketing é importante dentro da sua estratégia digital.

Se você está procurando por bons recursos, ótimo atendimento e preço bastante competitivo a GetResponse com certeza é uma excelente opção.

A e-goi é uma ferramenta mais simples e pouco amigável. Parece interessante para profissionais que ainda estão começando a trabalhar com e-mail marketing e buscam fazer coisas mais simples.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here