Hoje, dia 1º de fevereiro é comemorado o Dia do Publicitário. Um profissional fudamental para as empresas, principalmente nos dias de hoje, onde o mercado é uma verdadeira selva cheia de concorrentes famintos, a fim de devorar aqueles menos preparados.

Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre esta profissão tão essencial para a divulgação, comunicação e atividade das empresas. Abaixo vamos comentar um pouco sobre a profissão, confira:

Quem é e o que faz o publicitário

Profissional da área de comunicação, o publicitário atua no planejamento, coordenação e desenvolvimento de campanhas publicitárias para divulgar produtos, serviços, empresas e/ou pessoas. É ele o criativo por detrás de um anúncio que você vê na tv ou internet. É aquele profissional que pega um conceito, marca ou produto e, através de um planejamento sério e diversas técnicas e estratégias, cria um produto de comunicação para uma organização.

O publicitário é o responsável pela publicidade ou propaganda que diariamente vemos na TV, jornais, Revistas, Internet. Este profissional tem o desafio de “entrar na cabeça” dos vários públicos e mostrar as melhores qualidades do produto ou empresa, normalmente de uma forma original e muito criativa, que chame a atenção do público-alvo para o que está sendo divulgado.

Em uma empresa, o publicitário pode trabalhar como diretor de arte ou criação, planner, mídia, produção gráfica, atendimento, pesquisas, tráfego, promoção e muitas outras funções. Porém, nem sempre a vida é um mar de rosas para estes profissionais, que precisam matar um leão por dia nesta selva de mercado. Eles precisam conhecer as pessoas, saber o que pensam e anseiam os mais diversos públicos, precisam estar atentos às novas tendências, sempre prontos a oferecer as melhores campanhas publicitárias para seus clientes.

Onde trabalha o publicitário

Os publicitários têm uma vasta opção de áreas para trabalhar, podendo escolher, entre outras, por atuar em escritórios de design, indústrias gráficas, agências de publicidade, comunicação social, departamento de marketing, comunicação visual, assessoria de imprensa e muitos outros.

Este tipo de profissional pode, também, empreender, criando sua própria agência e tocando o negócio por conta própria. É uma opção bastante procurada e com bom potencial rentável, se bem gerida. Mas é preciso tomar cuidado com a falta de experiência de alguns profissionais no mercado.

Qualidades de um bom publicitário

E como já comentado acima, um bom publicitário precisa saber como persuadir e convencer o consumidor a adquirir o produto/serviço que está sendo sugerido. Ele deve pensar como o  seu público-alvo para conseguir traçar o planejamento de campanha de forma apropriada e estruturada. Precisa, para isso, estar sempre antenado aos acontecimentos do mundo, deixando para trás qualquer tipo de preconceito, uma vez que precisará expor os produtos de seus clientes para diversos tipos de classes sociais, sexo, religião etc. Uma dose de bom humor também é recomendada para esta profissão.

Enfim, é uma profissão que tem grande potencial de crescimento nos próximos anos e que merece ser valorizada. As empresas dependem muito de ter uma boa comunicação com seus clientes, e é aí que o publicitário precisa brilhar mais do que a concorrência.

Feliz dia do Publicitário para todos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here