Em setembro de 2008, foi sancionada e decretada a Lei nº 11.788/08, conhecida como Lei de Estágio no Brasil. Uma lei de fundamental importância tanto para empresas quanto para jovens que pretendem estagiar.

Porém, mesmo após mais de cinco anos de vigência da lei, o tema ainda gera dúvidas para quem faz estágio hoje em dia. Pensando nisso, nós do blog Sobre Administração trazemos hoje para vocês os principais pontos para se observar sobre a lei dos estágios no Brasil. Confira:

lei do estágio

Estagiário é funcionário da empresa?

Não. O estágio não é regido pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Portanto, o estagiário não possui vínculo empregatício com o empregador.

É liberalidade de o empregador conceder benefícios aos estagiários, como: bolsa-auxílio, qualquer espécie de benefício (assistência médica, vale-transporte, previdência privada, etc.), décimo terceiro salário, férias remuneradas, FGTS e outras garantias legais para empregados celetistas.

Devem ser observados também alguns pontos cruciais para que o vínculo de estágio não se torne vínculo empregatício:

  • O estagiário deve estar matriculado e cursando regularmente sua Instituição de Ensino;
  • Termo de compromisso firmado entre o estagiário, a parte concedente do estágio e a Instituição de Ensino;
  • As atividades do estágio devem ser compatíveis ao curso e as atividades descritas no termo de compromisso de estágio. 

Existe limite para a quantidade de estagiários em uma empresa?

Sim. Há um limite para a quantidade de estagiários proporcionalmente ao número de empregados da organização. Veja como funciona:

  • De um a cinco empregados: até um estagiário;
  • De seis a dez empregados: até dois estagiários;
  • De onze a vinte e cinco empregados: até cinco estagiários;
  • Acima de vinte e cinco empregados: até 20% de estagiários.

Importante! É obrigatório que um empregado da empresa com formação ou experiência profissional oriente e supervisione o estagiário, limitando a dez estagiários para cada empregado supervisionar.

Qual a carga horária máxima para um estagiário?

  • Até quatro horas diárias e 20 horas semanais, para estudantes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de educação  de jovens e adultos;
  • Até seis horas diárias e 30 horas semanais, para estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular.

Importante! Cursos que alternam a teoria com a prática poderão ter jornadas de até oito horas diárias e 40 horas semanais.

Não é devido ao estagiário pagamento de horas extras ou realização de banco de horas.

Estagiário tem direito a férias?

A lei do estágio não garante férias ao estagiário, conforme o Capitulo IV da CLT.

É garantido ao estagiário apenas um recesso de quinze dias a cada seis meses de estágio e este deve ser gozado, preferencialmente, no período de férias escolares. O recesso será remunerado se houver pagamento mensal de bolsa auxílio, definido no termo de compromisso de estágio.

Nos casos da extinção do contrato de estágio, os recessos não gozados deverão ser pagos ao estagiário em espécie.

Qual a duração máxima de um contrato de estágio?

O estágio não poderá exceder o período de dois anos. Não havendo limite ou critério para quantidade de renovações.

Exemplo: existem contratos de estágio que são feitos somente com duração de seis meses, estes podem ser renovados por três vezes até o fim do contrato (perfazendo dois anos no total).

Existe teto mínimo para pagamento de bolsa-auxílio?

A bolsa auxílio não é obrigatória, as organizações que pagam bolsa auxílio a seus estagiários fazem isto por mera liberalidade. Sendo assim, não há regulamentação de valor mínimo pago a título de bolsa auxílio.

Lembrando que a bolsa auxílio é passível de tributação de Imposto de Renda, quando ultrapassa a faixa de isenção do mesmo.

É possível realizar estágio na empresa onde trabalha?

Sim. Desde que seja feita em setor e horário diferente de onde se exerce a atividade profissional.

O horário do estágio também não deve coincidir com o horário escolar. Na maioria dos casos, há uma redução na carga horária diária da atividade profissional registrada em CLT para que possa ser realizado o estágio.

Em alguns casos, a empresa reduz o salário do empregado visto a redução de jornada. Este fato só pode acontecer mediante carta de próprio punho do empregado, explicando minuciosamente os motivos da redução salarial e de jornada, com a presença e assinatura de duas testemunhas. As empresas não são obrigadas a aceitar este tipo de acordo.

90 COMENTÁRIOS

  1. Sempre fui orientada pelo contabilidade e pelas instituições que é obrigação da empresa contratar seguro contra acidentes pessoais e vale transporte por estar na Lei. Pelo artigo entendo ser liberdade e não obrigação.

    • Olá, tudo bem?

      No artigo citamos os benefícios caracterizando a não obrigatoriedade de ter os mesmos benefícios que a empresa concede a seus colaboradores.
      O seguro de acidentes pessoais é obrigatório sim, na maioria dos casos, quando há um Centro de Integração que faz a administração dos contratos de estágio, já vem no custo da administração este seguro, alguns casos a instituição de ensino também custeia este seguro.
      O vale-transporte em si não é obrigatório, é obrigatório um auxílio transporte que pode ser um custeio parcial das passagens (podendo ser em valor) ou a modalidade de ônibus fretado. As empresas utilizam o sistema de vale-transporte por já ser usual entre os empregados.

  2. Boa tarde! Excelente artigo, tendo em vista dar esclarecimentos fundamentais na vida do estagiário. Parabéns e sucesso sempre. Abcs

  3. Olá, gostaria de saber se mesmo não sendo obrigatório o estagio em algum curso eu possa fazer ?, e se o estagio só pode ser feito durante o período do curso ou se ao termino do mesmo também terei essa oportunidade ?.

    • Olá Tiago, tudo bem?
      Você poderá fazer o estágio não obrigatório desde que a Instituição de Ensino assine seu termo de compromisso de estágio.
      Você também pode fazer o estágio após o término do curso se houver horas complementares a serem cumpridas para a conclusão do curso, faculdade, etc. Caso o vínculo com a instituição de ensino seja interrompido, não é possível a realização de estágio nos termos legais.

      • Boa tarde, sou formado em biomedicina desde 2013, e atualmente estou desempregado e sem condições de fazer uma pós-graduação. Eu gostaria de saber se existe a possibilidade de fazer um novo estágio não obrigatório para adquirir uma nova habilitação.
        Grato: Péricles Silva

  4. Muito bom o artigo sobre estágio. Porém, o autor esqueceu de uma parte muitíssimo importante: o período de provas. Sou estagiária e estou tendo muito problema relacionado ao horário que devo ser liberada , já que cumpro carga horária de 5 horas diárias. Li, na Lei de Estágio que o supervisor deve concender, no mínimo, a metade da carga horária para que o estagiário possa estudar no período de provas. Mas, a minha supervisora não quer me dar esse benefício de forma alguma, deixando eu sair somente uma hora antes do estágio. Essa atitude acaba me prejudicando, já que tenho menos tempo de estudo. E aí? Como devo agir? A Lei de estágio me protege mesmo? Preciso muito de ajuda!

    • Você deve se preocupar em ser a melhor estagiário e buscar ser efetivada. Você trabalha 5 horas por dia. Eu Trabalhava 10 horas e estudava. E não tinha um bom salário. De repente a sua bolsa é até melhor do que eu ganhava. Por fim, cresci na empresa. Cheguei ao cargo de gestor. Hoje tenho a minha própria empresa. Se você fosse funcionária não estaria com este pensamento. Pense grande! Pense em somar com a empresa. Aprenda a lidar com as responsabilidades e inúmeros compromissos da vida. A Lei da Vida é

    • Poxa minha filha voce tem 5 horas de estágio,sai 1 h antes e ainda reclama?
      eu na época de estagiária,cumpria 8h,meu Diretor não permitia que eu saisse antes,estagiava muito longe da faculdade,precisava de 3 transporte,chegava lá morrendo e não reclamava,e estou aqui viva e bem,e voce reclamando de 5h?quem me dera eu fizesse só isso de estágio.Esses “estudantes” de hoje,reclamam de barriga cheia.

      • oi Juliana, você é bem chata hem a moça tem razão em reclamar, se está escrito na lei ela tem todo o direito, seu problema é que você não sabe procurar as coisas do jeito certo, deixa de ser chata, até.

  5. Me desculpe mas esse post está com informações erradas ou incompletas. De acordo com a lei de estágio:

    Art. 12. O estagiário poderá receber bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada, sendo compulsória a sua concessão, bem como a do auxílio-transporte, na hipótese de estágio não obrigatório.

    Art. 13. É assegurado ao estagiário, sempre que o estágio tenha duração igual ou superior a 1 (um) ano, período de recesso de 30 (trinta) dias, a ser gozado preferencialmente durante suas férias escolares.
    § 1º O recesso de que trata este artigo deverá ser remunerado quando o estagiário receber bolsa ou outra forma de contraprestação.
    § 2º Os dias de recesso previstos neste artigo serão concedidos de maneira proporcional, nos casos de o estágio ter duração inferior a 1 (um) ano.

    Art. 14. Aplica-se ao estagiário a legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho, sendo sua implementação de responsabilidade da parte concedente do estágio.

  6. Muito bom seu artigo!

    Fiz um estagio durante 6 meses, e a empresa quando me contrataram disseram que faziam pagamento de 13º para os estagiarios.
    Eu não quis renovar meu contrato, então ele me deram no ultimo mês apenas a parte referente aos meus 15 dias de recesso remunerado obrigatório. pois alegaram que no outro mês me deram minha bolsa a outra parte da minha bolsa ( pois recebi metade do 13º em duas parcelas, 1 em cada mês) esse procedimento está correto? pois eles não me comunicaram que seria dessa maneira.

  7. Bom dia, eu trabalho em horario comercial e preciso fazer estágio duas vezes por semana no periodo da tarde, existe alguma lei que me proteja? tipo: que meu patrão tem por obrigação me liberar esses dois dias?

  8. Bom dia, estou prestes a começar meu estagio e infelizmente falta professor pra dar suporte na área que tenho mais afinidade (logística) , o estagio será num campo universitário , tenho a minha disposição professor de marketing , gestão de pessoas e economia . Podem me dar sugestões de temas ou área de especifica na qual posso focar pra o tcc nesse campo universitário?

  9. Bom dia. Pessoal, me ajudem, por gentileza. Trabalho no horário comercial e gostaria de saber se a lei ampara o estagiário para que o seu trabalho o libere para realizar o estágio curricular.

    • não minha querida,voçê terá que pedir demissão.
      seu empregador não tem obrigação nenhuma de liberar voçê 2 dias para estagiar

  10. Oi meu filho estava estagiando e fazia três meses e o contrato dele era de seis meses e me disseram q ele tem direito de receber até o fim do contrato isso é verdade porque a minha vizinha estava estagiando e ela saiu e continua recebendo fiquei em dúvida sobre isso alguém pode me explicar obrigado

  11. Eu trabalho em uma empresa, e tenho que cumprir estágio obrigatório em um hospital..Uma vez por semana duas horas, existe alguma lei que obriga a empresa a me liberar?

    • obviamente que não,
      seu empregador não tem obrigação nenhuma de liberar voçê 2 dias para estagiar,precisa pedir demissão ou negociar com ele

  12. Estou com uma duvida, vou entrar no estagio do meu curso de estetica na clinica da instituicao mas tenho que pagar os 4 meses de estagio. É certo isso?

    • obvio que não,
      pagar para estagiar?
      estagiario so não recebe quando o estágio é obrigatorio,mas pagar algum valor nunca.

  13. Este post ainda está ativo? não vejo a resposta dos colegas acima!
    Minha Dúvida é a mesma, sou concursado Municipal, estou com problemas em relação ao estágio pois me ausento no dias e bate fiscalização e mesmo sabendo que estou no estágio eles estão lançando faltas. Tem alguma lei que me ampare a realizar os estágios?? acho que se existe lei obrigando as empresas a receberem os estagiários deve haver uma que nos libere também.
    Se os responsáveis pelo post puderem responder agradeço.
    Grande abraço, fiquem com Deus.

    • querido o problema é que o empregador não tem obrigação de abonar faltas ou liberar seus funcionários para estagio

  14. Olá, Tudo bem?
    Posso fazer um estágio nível técnico e após o término fazer um em nível superior ?

  15. Boa noite!

    Houve um equívoco quanto a jornada de estágio, a lei diz que é:

    Até quatro horas diárias e 20 horas semanais, para estudantes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de educação de jovens e adultos;

    Não existe a palavra até. Lendo assim, dá para concluir que poderia estagiar 1 hora por dia, o que não é verdade.

  16. ola gostaria de saber sobre o direito do estagiario, tenho duvida eu moro em outra bairro e necessito de transporte para vir para o estagio quero saber se tenho direito ao auxilio transporte.

  17. Boa tarde, estagio em uma concessionaria de veículos, no meu contrato esta que minha carga horaria de estagio é de 6 horas diárias porem eu trabalho 9 horas diárias e não possuo nenhum beneficio de funcionário isso pode ocorrer? o que posso fazer sobre?

  18. Boa noite,

    Estou no 7° periodo da faculdade e termino em dezembro desse ano, 2016. Faço 1 ano de estagio em agosto, gostaria de saber se a empresa pode renovar meu contrato até dezembro que é quando termino a graduação ou ela deve optar já em agosto se vai me efetivar ou me despedir?

  19. se eu trabalho na aria e a empresa não querer min da o estagio o que faço vou ter que sair do meu emprego e perder meus direitos .!

    • ou sai do emprego e consegue estagio,ou consegue o estágio e perde os direitos da empresa,
      se o empregador não quer dá o estágio,voçê não pode obriga-lo

  20. como faço se ja trabalho mais a empresa não quer min a o estagio ? vou ter que pedir demissão e perder meus direitos

  21. Trabalho em uma empresa é foi enformada que não podia estagia na mesma a empresa alegou que era contra a lei

  22. FOI ENFORMADA PELA EMPRESA QUE TRABALHO QUE NÃO POSSO FAZER O ESTAGIO NA MESMA A EMPRESA ALEGOU QUE ERA CONTRA A LEI

  23. olá, minha dúvida: recebo o beneficio do vale transporte, mas só me pagarão apos o més trabalhado isso está correto. Tenho que desembolsar o transporte todo mês?

  24. Boa tarde , minha irmã faz curso tec.enfermagem na cruz vermelha de Nova Iguaçu e lá os alunos tem que pagar para estagiar , alguem sabe me dizer se isso é correto?

  25. olá, estou matriculada no 2º periodo de serviço social, e fui contratada pela prefeitura para estagiar, a instituição que estudo não liberou meu estágio alegando ser necessário estar no 3° período, porém sigo uma grade de materias do 3° período, pelo que entendi da lei 11788/2008 ela não me impede de estagiar não ultrapassando um tempo de 2 anos, como posso agir?

  26. Olá, boa noite!!
    No dia 09/05 peguei recesso de 15 dias na empresa onde realizo estágio e volto dia 23. A folha de pagamento da bolsa – auxílio conta do dia 15 e fecha no dia 16 do mês seguinte e o pagamento é feito sempre no último dia útil do mês.
    Quero saber se recebo algum pagamento referente à esses 15 dias de recesso ou apenas os dias que trabalhei ? Sabendo – se que recebo por horas trabalhadas que é somado e depositado o total de dias. 6 x total de dias = total a receber .
    Preciso saber se vou receber alguma coisa ou vou ficar sem nada na conta

  27. Bom dia

    Sou um profissional na área técnica em copiadora uma empresa mim chamou mas ela quer que eu fique 3 meses de estagio, a pergunta é pode isso ou ela tem que assinar a carteira de imediato.

  28. Estou cursando Administração EAD, cujo curso exige 300h estágio supervisionado.
    Porém, sou funcionária pública em regime integral.
    Gostaria de saber se neste caso a Universidade deve autorizar/conceder a dispensa do Estágio Supervisionado, em virtude de desenvolver atividades compatíveis com minha área de formação, contando com 18 anos de serviço na mesma instituição.

    Obrigada!

    • Minha dúvida é a mesma da Flávia. Há algo na Lei que preveja a dispensa mediante comprovação de experiência profissional na área?

    • Puxa, tenho a mesma dúvida. Como deixar emprego remunerado, ou reduzir vencimentos para realizar estágio? Queria saber se há meios de ser dispensado se já exerço profissão (tec administrativo) correlata ao meu curso (administração).

  29. Ola!!!
    Eu conclui um tecnólogo de Recursos Humanos no final do ano passado, e esse ano comecei a procurar um estagio, mas não sou chamada pra nenhuma entrevista, alguns recrutadores me disseram que é pelo fato de ter concluído o curso, queria saber se realmente isso é verdade, e uma sugestão do que fazer agora pois quero seguir carreira em Recursos Humanos – Recrutamento e seleção, cheguei ate pensar em fazer o mesmo curso novamente pra desde o inicio já procurar um estagio.

    Obrigada!

    • minha querida,o estágio so pode ser feito enquanto ainda está na faculdade,depois de graduado não é mais possivel

  30. Olá, meu amigo fez um Técnico em Mecânica, porem, o mesmo já trabalha como mecânico há mais de 10 anos. é obrigatório o mesmo fazer o relatório de estágio?

  31. A faculdade que que eu saia do serviço para fazer estagio …..tem alguma lei que me ajuda nisso

  32. sou Antonia. Gostaria de informaçoes sobre numero da Lei Federal, que da direito ao estudante servidor Municipall estagiar sem repor horas uma vez que este esta estagiando dentro de sala de aula do proprio Municipio, e em hora de trabalho.

  33. Bom dia
    Gostaria de saber uma informação eu estou realizando o estagio extra-curricular de 6h do ensino superior, e tenho que fazer o curricular, vou começar em outro lugar, quantas horas eu poço fazer?

  34. Estudo na Unespar-Pgua e trabalho na prefeitura, os professores estão dizendo que não se pode estagiar na própria empresa em que trabalha, sei que ja respondeu acima, mas poderia esclarecer melhor e até citar as leis e artigos para que eu possa estar justificando minha vontade de realizar o estagio na prefeitura.

  35. Eu faço um estagio remunerado em uma escola. Preciso fazer o estagio obrigatório que da universidade de um carta para ser dispensada pois o horário de estágio é o mesmo do trabalho. Mais a diretora disse que eu não estou coberta pela lei. Eu pergunto como assim?

  36. Eu faço um estagio remunerado em uma escola. Preciso fazer o estagio obrigatório que da universidade de um carta para ser dispensada pois o horário de estágio é o mesmo do trabalho. Mais a diretora disse que eu não estou coberta pela lei. Eu pergunto como assim? Gostaria de saber o realtemente devo fazer. Pois querem que eu pague a outra pessoa para ficar em meu lugar os 15 dias. É certo mim diga como fazer e o que cobre a lei no meu caso.

  37. Olá, tenho uma dúvida que é a seguinte:

    Por exemplo, um estagiário é contratado por um determinada empresa com um contrato de estágio de 2 anos que no decorrer deste estágio, o estagiário pode ou não ser efetivado… Esse mesmo estagiário, inicia o estágio no dia 20/01/2016 e a empresa finaliza o estágio do mesmo após o dia 20/07/2016, para a efetivação deste estagiário, ou seja, após 6 meses de estágio o estagiário foi efetivado pela empresa, ai que está a minha dúvida, esse estagiário teria direito a 15 dias de recesso remunerado, ou a algo proporcional? O mesmo deveria receber algum valor proporcional ao bolsa auxílio que era pago para o estagiário durante o estágio? Como funciona esse processo do estagiário virar CLT e quais “benefícios” ele teria direito se é que ele teria direito à algum benefício? Fico no aguardo e à disposição, obrigado.

    Atenciosamente Calil.

    • Olá, estou concluindo o Curso Tecnólogo em Processos Gerenciais e quero fazer estagio não obrigatório na empresa onde trabalho.
      A dúvida é se a empresa pode negar meu pedido, pois já trabalho nela a muito tempo. E o salário que ganho pode ser modificado pelo motivo de estar estagiando.
      Se alguém poder me responder vou ficar muito grato. Obrigado!

  38. olá.
    Sou estudante de turismo e estou no sétimo período (ultimo). Na minha faculdade, são 4 estágios: 1º 30h; 2º 60h; 3º 90h e 4º 120h.
    A minha duvida é a seguinte, a minha professora e coordenadora diz que somos obrigados a fazer os 4 estagios em locais diferentes porque ela diz que so conta se for assim. Ela afirma que mesmo que eu estiver estável em algum lugar como estagiaria, preciso buscar outro estagio para poder concluir. Por que ela quer experiencias diferenciadas. Que temos que passar por locais diferentes como hoteis, agencias e outros em todos os niveis do estagio. E que se nao tivermos feito o estagio 1 e 2 temos que fazer no nucleo da faculdade que é administrado por ela, onde ela nos passa as atividades. E que só conta como estagio profissional o 4º estagio.
    Isso é correto? Porque converso com alunos de outras faculdades que desconhecem total isso!

  39. Existe alguma lei que reprime a empresa a pedir que um estudante tenha experiência?
    Porque pelo que me parece, há muitas, muitas mesmo que pedem que um estudante tenha experiência até avançada para determinada área, buscam um profissional capacitado, para pagarem como se fosse estagiário, mas ter um rendimento de um clt.
    Teria algum Órgão do governo que defenda os direitos dos estagiários?

  40. Bom dia, tenho uma dúvida curso pedagogia e já trabalho em uma escola que é particular, mas a faculdade não aceita todo o meu estágio lá eles me solicitaram que eu faça o estágio não remunerado, mas não posso deixar meu serviço porque pago a faculdade e não consigo tempo pois na parte da manhã fico com minha filha.
    Existe alguma lei que me desobriga a fazer esses estágios uma vez que já trabalho na área ?

  41. estou contrato por uma empresa como jovem aprendiz pelo curso tecnico de eletromecanica e recebo bolsa de meio salario, mas surgiu oportunidade de estagio pela Vale , e queria saber se posso ou nao fazer esse estagio mesmo sendo contratado por outra empresa

  42. Olá. Boa tarde! Gostaria de saber se estagiário tem até um certo horário para estagiar? Por exemplo, ele pode trabalhar até às 23h00?

  43. Se ja é funcionário da empresa e precisa fazer Estágio Obrigatório como no caso de educação fisica, quais são os direitos ?

  44. Boa tarde, estou contratada como estagiária por uma empresa desde novembro de 2015. Ano passado eles me pagaram o décimo terceiro proporcional aos dois meses trabalhados, esse ano disseram que estão com orçamento apertado e não pagarão. Sendo que sempre trabalho mais do que 6h que está no meu contrato e faço várias funções que não constam no contrato. Meu contrato venceu no dia 05/11 e até agora não me deram uma posição sobre o novo contrato ou efetivação. Consigo tomar alguma medida contra a empresa em questão?

  45. boa noite! faço estagio remunerado pela manhã, meu contrato é de um ano, só que esse semestre tenho materias para cursar pela manha, tenho direito a me afastar para assistir as aulas sem prejuizo ? quais meus direitos para cursar essas matérias?

  46. Boa tarde queria que pudesse me ajudar, fui contratada para estagiar numa empresa, meu contrato é de dois anos, mas trabalhei 3 meses eles deram minha conta sem motivo dia 5 de dezembro 2016 e pagaram meu pagamento dia 30 de dezembro 2016, estão enrolando pra pagar minha recisão ligo todos os dias pro meu ex chefe mas ele vive enrolando e agora ligo e ele não me atende estou agoniada por que além da recisão ser pouca estou precisando de dinheiro oque devo fazer já estamos em 14 de Janeiro de 2017 e ele não me paga e não me dar nenhuma satisfação quero saber oque fazer por favor me alguém me ajuda

  47. Olá gostaria de saber, tenho horas complementares , já conclui minhas d.p fiz a formatura, só tenho as horas mesmo, posso continuar no estagio ja que o mesmo encerra em abril O contrato?

  48. MEU FILHO ESTA ESTAGIANDO A TRES MESES, COM EXPECTAIVA DE 2 ANOS, POREM A INSTITUIÇÃO DE ENSINO QUE FREQUENTA ESTA SEM ALUNOS PARA FORMAÇÃO DE TURMA PARA 2017, TEREI QUE MUDA-LO DE ESCOLA, PERGUNTO: ELE IRA PERDER SEU ESTAGIO TECNICO?

  49. Tenho uma dúvida,
    Será que é possível trabalhar numa empresa em regime CLT, e realizar estágio em outra? Há alguma lei que impede essa prática?

    Agradeço desde já.

  50. Fui desligada de uma empresa que trabalhei 6anos e estou fazendo o curso de direito. Posso fazer estágio nessa mesma empresa no setor jurídico?

  51. Boa tarde me formei agora em técnico de segurança do trabalho mas não tenho nenhuma experiência já registrei no MTE será que alguém sabe se ainda posso estagiar para ganhar experiência pois nas vagas que eu me candidatei pedem experiência 1,2,3 e até 5 anos

  52. Bom dia, sou funcionário público municipal e estou me formando em Geografia (Professor), o horário do estágio não bate com meu horário de expediente, como posso me proceder para estagiar?

  53. Gostaria de saber se um aluno que faz estágio extra-curricular (remunerado), pode fazer o estágio curricular obrigatório na mesma empresa?

  54. Olá, minha dúvida é sobre se uma empresa pode recusar estágio, pois onde trabalho conversei com o RH e me informaram que não estavam ‘trabalhando com nenhum tipo de estágio’.
    A empresa tem mais de 50 funcionários e atualmente trabalham pessoas lá que já estagiaram anteriormente, não sei se devido a crise eles firmaram algum acordo pra não haver estágios.
    Os estágios são para duas pessoas, uma na área de logística e outra em ADM.
    Devo contatar o sindicato? Qual a solução neste caso?

  55. Mesmo em caso de estagio não obrigatório, não há pagamento mínimo? Olhei alguns valores medios pagos e gira em torno de 1200,00 reais, sendo que a empresa que eu estagio paga 500,00 + 110,00 de vale transporte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here