Atualmente, muito se fala sobre a certificação empresarial pela ISO 9001, 14001 etc. Mas, infelizmente, muitos gestores ainda desconhecem a real importância deste tipo de certificação para sua empresa.

São diversos os benefícios que uma organização pode obter com a certificação, como:

  • prestígio no mercado;
  • destaque entre os concorrentes;
  • conquista de novos mercados;
  • motiva os colaboradores a trabalhar melhor;
  • processos internos fluindo corretamente, entre muitos outros.

No entanto, se os responsáveis pelo processo de certificação não se conscientizarem da importância desta certificação e de que ela não é apenas um certificado, dificilmente alcançarão e manterão bons resultados com ela.

Quando a empresa opta por certificar-se, é importante que ela considere que muitas mudanças  importantes ocorrerão. A ISO vem com o objetivo de padronizar os processos para atender as necessidades internas e principalmente dos clientes da empresa. Portanto, é indispensável que haja a conscientização e colaboração de todos os profissionais envolvidos.

E os líderes dos setores têm importante contribuição nesta etapa, pois devem esclarecer as dúvidas das equipes e buscar o envolvimento de todos os seus subordinados.

A certificação de uma empresa, seja ela de qualquer segmento, não é uma é uma tarefa difícil de ser conseguida, mas tem muitos detalhes que exigem aperfeiçoamento contínuo da organização. Se após obtê-la, os padrões forem mantidos e, simultaneamente, melhorados conforme as exigências dos clientes, do mercado e da própria norma, os resultados serão facilmente perceptíveis e motivadores para que o ciclo se mantenha vivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here