Home Concurso público

Matriz SWOT (análise) – Guia completo

208 Flares 208 Flares ×

Matriz SWOT – Os ambientes que circundam a empresa devem sempre ser estudados por seus gestores, principalmente quem está começando a empreender. Isto é necessário porque, geralmente, tudo é novo para o empreendedor. E ter uma forma de analisar o ambiente em que está inserindo o seu negocio é uma arma fundamental para ampliar o ciclo de vida da empresa.

Matriz SWOT (análise)   Guia completoUma das ferramentas que possibilita esta analise é a matriz SWOT (anagrama para os termos Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats. Em português: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças).  Desenvolvida na escola de negócios de Harvard na década de 70, passou desde então a ser obrigatória dentro das cadeiras de ensino de planejamento estratégico das escolas de negócios.

O que é a Matriz Swot?

A Matriz SWOT funciona montando inicialmente um inventário de todas as forças e fraquezas internas da organização. Por exemplo, um atendimento de primeira é uma força de sua empresa, uma vez que além de ser um ponto positivo, ela possibilita sua influência direta, seja em treinamento ou metodologias. Posteriormente é feita uma averiguação das ameaças e oportunidades que circundam sua empresa, no mercado e no ambiente global.

O principal objetivo da matriz SWOT é permitir um olhar objetivo das forças que compõem o seu negócio, isto possibilita que você possa desenvolver e firmar bem sua estratégia empresarial.

Leia também:

Agora vamos analisar cada uma das partes da Matriz SWOT:

Forças

A força descreve quais as competências mais fortes da sua empresa, aquelas que estão sobre sua influência. Uma forma de encontrá-las é utilizando as seguintes perguntas:

  • O que você faz bem?
  • O que sua empresa tem de melhor está sob seu comando?
  • Quais são os recursos que você tem?
  • O que possui melhor que seus concorrentes?
  • O que faz os clientes voltarem à sua empresa?

Com estas respostas você consegue desenvolver esta parte da análise, sempre lembrando que quanto maior a vantagem competitiva que uma força lhe traz, mais importante ela é dentro da análise.

Fraquezas

As fraquezas são as competências que estão sobre sua influência mas que, de alguma forma, atrapalham e/ou não geram vantagem competitiva. Você pode encontrá-las fazendo as seguintes perguntas:

  • Meus funcionários são capacitados para suas funções?
  • Onde eu deveria melhorar minha empresa?
  • Por que meus clientes escolhem os concorrentes?
  • Quais são as deficiências dos meus colaboradores?
  • Por que os clientes não voltam depois de uma compra?

As fraquezas devem ser bem estudadas e mensuradas, pois muitas vezes é possível revertê-las em forças. Uma pequena parte das causas costuma causar a maior parte dos problemas.

Oportunidades

As oportunidades são as forças externas à empresa que influenciam positivamente sua organização, mas que não temos controle sobre elas. As oportunidades muitas vezes podem vir através de algum aspecto econômico novo, como o advento da classe média, o aumento do número de filhos dos consumidores, a melhoria da renda e do crédito, entre outros. Outro fator que pode influenciar o fomento de oportunidades são as ações políticas do governo, como a escolha de investir em infra-estrutura.

Ameaças

As ameaças são as forças externas que não sofrem sua influência e que pesam negativamente para sua empresa. Elas podem ser consideradas como um desafio imposto à empresa e que pode deteriorar sua capacidade de gerar riqueza. Devem ser constantemente monitorada pelos gestores, pois, muitas vezes, podem apresentar um risco muito maior que a capacidade de retorno.

Por exemplo, para uma empresa importadora, uma forte desvalorização da moeda pode causar um aumento muito forte no custo de aquisição, em um cenário onde não é possível repassar este valor ao mercado, deteriorando assim as margens da empresa. Por isso, é importante que a empresa crie políticas que possam combater as ameaças. Como no exemplo anterior, onde ela poderia ter feito uma proteção cambial (Hedge) para manter suas margens em segurança.

Como montar a análise SWOT

Hoje vou apresentar um modelo diferente do tradicional. Ele é desenvolvido da seguinte forma:

  1. Liste na coluna 1 cada um dos fatores estratégicos desenvolvidos em suas tabelas‐resumo dos fatores internos e externos;
  2. Defina na coluna 2 o peso de cada fator 1,0 (mais importante) a 0,0 (não importante), baseando‐se no provável impacto dessa característica sobre a posição estratégica da empresa. Os pesos totais devem somar 1,00;
  3. Classifique cada fator, de 5 (excelente) a 1 (fraco), na coluna 3, baseando‐se na resposta da empresa a esse fator;
  4. Multiplique o peso de cada fator por sua respectiva classificação para obter a pontuação ponderada de cada fator e colocar o resultado na coluna 4;
  5. Na coluna 5 (comentários) expor as razões do uso de cada fator;
  6. Acrescente a pontuação ponderada para obter a pontuação total da empresa na coluna 4, isso mostrará como a empresa está lidando com os fatores estratégicos.

Podemos ter um exemplo desta metodologia abaixo:

Imagine uma  pequena empresa de logística que atua em uma pequena cidade, abaixo está seu quadro de Forças e Fraquezas:

Coluna 1 Coluna 2 Coluna 3 Coluna 4 Coluna 5
Forças
Cultura de TQM 0,25 4 1,00 Cultura da organização é a chave para o sucesso.
Adm. Experiente 0,20 4 0,80 Conhecem do negócio
Relação com funcionários 0,10 4 0,40 Todos demonstram comprometimento
Pós-venda 0,10 3 0,30 Bom, mas poderia melhorar com novas ferramentas de CRM
Fraquezas
Distribuição 0,20 1 0,20 Ruim, a frota de veículos esta sendo insuficiente
Operação 0,15 2 0,30 Mesmo motivados os funcionário não estão sendo eficientes por conta do maquinário defasado
Instalações 0,10 1 0,10 As instalações estão em um estado muito ruim, demonstrando infiltrações

Segue agora o quadro de Oportunidades e Ameaças da mesma empresa:

Coluna 1 Coluna 2 Coluna 3 Coluna 4 Coluna 5
Oportunidades
Concorrentes 0,25 4 1,00 Poucos concorrentes na cidade.
Investimentos em infra-estrutura 0,20 4 0,80 O governo tem feito melhorias nas ruas da cidade.
Incentivos fiscais 0,10 4 0,40 Existem linhas de crédito especifico com boas oportunidades para o ramo de atividade da empresa
Aumento da demanda de clientes 0,10 3 0,30 A demanda tem se mostrado crescente desde o inicio das atividades e tendem a aumentar junto ao crescimento da cidade.
Ameaças
Novos entrantes 0,20 1 0,20 Com o aumento da demanda, novos competidores podem entrar no mercado.
Clientes 0,15 2 0,30 A falta de estrutura interna para aumentar a eficácia da operação pode espantar alguns clientes.

Classificação final da situação da empresa

1-      Ruim 2-Abaixo da média 3-Média 4-Muito boa 5- Excelente

Após finalizar a matriz SWOT, é feito o somatório dos valores da coluna 4, onde são somadas as oportunidades e forças e subtraído as ameaças e fraquezas que, neste caso, apresentou o valor de 3.9. Ou seja, a empresa do nosso exemplo está numa situação média, onde estão a maioria das empresas brasileiras, mas que com a melhoria dos pontos fracos e aproveitando as oportunidades pode facilmente ir par o nível 4 ou 5.

E você leitor, quais experiências você pode nos apresentar com a matriz SWOT? O que você sugere para melhorar a empresa em questão? Comente!

POSTS SIMILARES

  • Pingback: Análise PEST como ferramenta no processo de internacionalização das empresas

  • Pingback: Análise PEST como ferramenta no processo de internacionalização das empresas | GWTR Portal

  • Wilian

    Boa Tarde,

    Gostei muito do artigo sobre analise SWOT, especialmente sobre a matriz é pratica e é uma forma de iniciar todo o entendimento em analises, sei que é um caminho longo desafiador e nesse mercado cada vez mais competitivo é essencial estar muito consciente sobre as ameaças e as oportunidades conhecendo as fraquezas e principalmente acreditando e aproveitando os pontos fortes.

    • Cláudio Henrique

      Com certeza Wilian, a matriz Swot permite conhecermos a nos mesmos enquanto organização, e procura dar uma estrutura para conhecermos o ambiente e nossos concorrentes, e como dizia Sun Tzun: “Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo, ainda que enfrente cem batalhas, jamais correrá perigo. Aquele que não conhece o inimigo, mas conhece a si mesmo, às vezes ganha, às vezes perde. Aquele que não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, está fadado ao fracasso e correrá perigo em todas as batalhas.”

  • Pingback: O que é e como funciona a Matriz BCG – GWTR Portal

  • Pingback: Faça um diagnóstico completo de sua pequena empresa | Pensando Grande

  • Luis Otávio

    Cláudio, como vai ?

    Sabe me indicar algum livro que ensina a fundo a usar a matriz SWOT ?

    Obrigado!

  • @claudiohenrique

    Luis Otávio o livro sobre estratégia da coleção Harvard Business School possui uma boa explicação e um guia para a implementação da ferramenta, o mesmo esta com um preço bem acessível.

  • Pingback: Os 10 posts mais visitados em 2010

  • Glaucy

    Claúdio estou utilizando sua metodologia de analise de SWOT, gostaria de saber como você descreve para empresa cada resultado: Ruim 2-Abaixo da média 3-Média 4-Muito boa 5- Excelente. Qual o parâmetro você utiliza para a analise?

    Obrigada;

    • Cláudio Henrique de Castro

      Glaucy este parâmetro é subjetivo em relação ao meu uso aqui, geralmente considero uma empresa ruim uma que esta totalmente desfocada de seu negocio alvo, considero abaixo da média uma que a analise demonstra certa coerência de seu negocio com sua proposta porem existe uma má execução, já uma empresa na média é aquela que procura cumprir sua proposta com uma execução aceitável, já uma empresa muito boa é aquela que tem um grande foco em sua proposta com uma execução feita com excelência e por fim uma empresa excelente é aquela que consegue transformar suas ameaças em oportunidades e que não possuem pontos fracos graves e grande potencial competitivos.

      Qualquer outra duvida ou se não me fez claro na sua resposta é só perguntar que procuramos responder.

  • Pingback: Escolas do Planejamento Estratégico – Design (concepção)

  • Ricardo

    Claudio, gostaria de saber de onde voce retirou dados para afirmar:” Ou seja, a empresa do nosso exemplo está numa situação média, onde estão a maioria das empresas brasileiras”, gostaria de aplicar a tabela em uma empresa que estou atuando mas como saber se pelo resultado encontrado ela estará na média das empresas no setor  no Brasil?
    Aguardo resposta para dar continuidade no meu trabalho
    grato
    Ricardo

    • http://www.facebook.com/people/Claudio-H-Castro-Silva/751473430 Cláudio H Castro Silva

      Em todas os casos que utilizamos o metodo, principalmente em relação as pequenas empresas o resultado obtido foi este, como Minas Gerais é um cenário que costuma representar bem o mercado nacional afirmei a partir destes dados, porém podem existir variações dependendo da oferta de informação gerencial e recursos que você esteja estudando.

      att,

  • Ricardo

    Claudio, gostaria de saber de onde voce retirou dados para afirmar:” Ou seja, a empresa do nosso exemplo está numa situação média, onde estão a maioria das empresas brasileiras”, gostaria de aplicar a tabela em uma empresa que estou atuando mas como saber se pelo resultado encontrado ela estará na média das empresas no setor  no Brasil?
    Aguardo resposta para dar continuidade no meu trabalho
    grato
    Ricardo

  • Luiza

    Claudio, na análise SWOT, posterior a análise em si é necessário que se proponha soluções para cada um dos tópicos postos ?
    Tenho muita dúvida sobre isso.
    Espero sua resposta.
    Luiza Oliveira . 

    • http://www.facebook.com/people/Claudio-H-Castro-Silva/751473430 Cláudio H Castro Silva

      Sim Luiza, a matriz SWOT é uma matriz de analise de cenário, ela apenas aponta o que a empresa tem de melhor e pior dentro de um cenário X, com estas informações você deve propor melhorias para cada ponto.

  • Pingback: Como aplicar a Matriz SWOT na sua vida pessoal

  • Pingback: Matriz GUT - Guia completoSobre Administração

  • solange

    fui contratada para ser consultora de uma epresa agricola aqui no Brasil com a seguinte missão: analisar a condição ceteris paribus dos meus concorrentes analisar os produtos agricolas tropicais que tem grande demanda no exterior (EUA,Canada,Europa)e finalmente a concorrencia interna.
    estou aguardando noticias

  • Pingback: O que é a Análise SWOT? « Voo do Galo

  • Afande

    Alo Claudio. Sou estudante de gestao e estou a desenvolver um plano estratégido para uma Seguradora. Tenho dificuldades para elaborar a analise swot.. Será que poderia dar algumas dicas sobre como elaborá-la para esse sector?

    • http://www.empreendedorama.com @claudiohenrique

      Afande, elaborar para este setor é igual elaborar para qualquer outro, a sua real dificuldade deve ser em conseguir os dados necessários para a analise, sendo que eu me focaria no começo nesta etapa, procure compreender o mercado das seguradoras, media de crescimento, numero médio de atendimentos e afins, assim como os principais concorrentes dentro de sua área física de atuação, isto vai ajudar bastante.

  • Afande

    Alo Claudio, prestei atenção as suas dicas e agora estou numa fase avançada do plano estratégico. Resolvesmos apostar numa estratégia de enfoque na diferenciação e ainda tenho algumas dúvidas sobre produtos e mercados (na elaboração da matriz Ansoff o mercado novo poderia ser uma nova cidade?), a integração vertical, o plano de actividades e o balance scorecard. Mais uma vez peço dicas sobre como começar esta fase do plano. Obrigado

  • http://www.empreendedorama.com @claudiohenrique

    Afande, que bom que as dicas estão ajudando, sim na elaboração da Matriz Ansoff pode ser sim um novo mercado ou mesmo um nicho diferente dentro do próprio mercado, quando fala em integração vertical, quais produtos e serviços da sua cadeia você vai expandir desta forma, e a respeito do plano de atividades e o balanced scorecard, foque primeiro no desenvolvimento dos indicadores que vai usar para ser sua métrica de desempenho, esta deve ser a fase mais importante.

  • Afande

    Percebo! so mais uma questao.. como eu devo proceder se a empresa em questao nao estiver numa posicao estável para aumentar o seu grau de integracao vertical ou mesmo se aumentar esse nivel nao trará beneficios?

    • http://www.empreendedorama.com @claudiohenrique

      Se não vai trazer benefícios não faça, foque primeiramente os recursos nos diferenciais da sua empresa, tente responder a seguinte pergunta: “Por que os clientes entram na minha empresa e não no concorrente?” quando realmente souber a resposta disto vai poder saber onde focar seus recursos.

  • José Dimas da Silva Fonseca

    Cláudio, estou há um mês na coordenação de uma Incubadora de empresas. Neste período, fiz uma leitura do ambiente e percebi que, apesar de a Incubadora possuir um planejamento estratégico operacional, as ações não são realizadas e o foco dos colaboradores está totalmente fora daquilo que planejaram. Preciso direcionar a equipe, que por sinal baseou as suas ações em uma matriz swot. Qual sua sugestão?

    • http://www.sobreadministracao.com @claudiohenrique

      Bom a matriz swot é feita para analise, após esta analise é desenvolvido um plano de ação, vocês fizeram o mesmo? Eu aconselho o uso do BalancedScorecard para isto é uma ferramenta muito boa para ajudar na implementação da estratégia, assim como sua mensuração e controle.

  • Pingback: O tal Planejamento Estratégico | BloVog - Blog Vorlei Guimarães

  • Poliane

    Olá!
    Boa noite!

    Poderia me ajudar a responder as seguintes perguntas:

    1-Sabendo dos desafios do mercado e da necessidade de moldar o negócios e a estratégia em consonância aos desafios que serão enfrentados, pesquisem, apontem e expliquem as variáveis relacionadas ao comportamento do consumidor, desenvolvimento de produtos e serviços, e uso das informações para o planejamento.

    2- O que seria uma Matriz SWOT, quais seriam seus componentes e como esta matriz pode contribuir para a estratégia da empresa?

    3- Sobre SISTEMAS EMPRESARIAIS, buscando seus conceitos, características, vantagens e desvantagens e suas aplicações nas organizações.

    4- Quais são as ferramentas que a empresa pode utilizar na coleta de informações do ambiente interno e externo.

    5- Discorra sobre a importância da análise das informações para a tomada de decisão e quais os cuidados que devem ser tomados para que as metas de desempenho estabelecidas no planejamento estratégico sejam alcançadas.

    Se me ajudar seja bem agradecido!!!