Melhore o seu Pós-venda e lucre mais!

12
35 Flares 35 Flares ×

Melhore o seu Pós venda e lucre mais!O serviço de Pós-venda parece ser ignorado por alguns empresários, talvez por pensarem que após a venda eles não tem qualquer responsabilidade sobre o produto/serviço. Ledo engano! O serviço de pós-venda é um elemento de extrema importância, tanto para a empresa quanto para o cliente.

É importante para a empresa que pode oferecer um “algo a mais” para seus clientes, prestando um serviço de qualidade, auxiliando o consumidor no manuseio, instalação ou até mesmo troca de produtos defeituosos.

Porém, este serviço precisa ser muito bem amparado pela empresa para que não tome um caminho que não seja o ideal. Afinal, quantos de nós já não perdemos a paciência com alguma assistência técnica ou de instalação, com call centers que não atendem ou não resolvem nossos problemas, com sites que não respondem os e-mails, não é mesmo?! Esta experiência foi boa para você? Claro que não!

Por este motivo, preparei neste post algumas dicas para que sua empresa possa aperfeiçoar o serviço de pós-venda para desfrutar dos grandes benefícios que esta prática pode trazer. Confira:

Permita o pós-venda - Não basta só ter um número de SAC estampado na embalagem de seu produto, muito menos ter um website para tirar dúvidas e dar esclarecimentos se a empresa não der suporte para que isso tudo funcione corretamente. A organização tem que preparar sua empresa para este tipo de serviço, com uma central de atendimento que suporte o número de ligações, um site com atendimento online em tempo real (de verdade), uma central de trocas que atenda de forma satisfatória o cliente etc.

Treine seus colaboradores - É preciso treinar os funcionários para este tipo de prática. São eles que lidarão diretamente com os consumidores antes, durante e após as vendas, por este motivo precisam saber como lidar com determinadas situações e, principalmente, ter autonomia para tomar certas decisões. Lembre-se que o pós-venda é um serviço que não pode ser demorado e muito menos burocrático, os consumidores querem agilidade!

Melhore o seu Pós venda e lucre mais!

Cuide bem do seu cliente - O pós-venda é importante para o cliente, uma vez que é extremamente satisfatório perceber que a empresa continua acompanhando-o mesmo após a compra do produto. Por isso, não economize tempo atendendo mal seu cliente, trate-o como se ainda estivessem no momento da venda do produto e verá como ele ficará satisfeito. O pós-venda é uma poderosa ferramenta para fidelização de clientes.

Estudos mostram que o custo para conquistar um novo cliente é 3 a 6 vezes maior que o custo para mantê-los. Use o pós-venda também como ferramenta de economia de custos desnecessários.

Planeje a prestação do serviço - Tenha em mente que o serviço de pós-venda, além dos benefícios naturais, também é uma grande fonte de renda para a empresa. Através de serviços complementares você pode lucrar mais sempre que vender determinados produtos. Por isso, crie uma estratégia voltada pra seus clientes de forma a obter grandes receitas através de uma prestação de serviços humanizada e satisfatória.

Entenda de uma vez por todas que o serviço de pós-venda não é uma obrigação pesarosa da empresa, e sim uma bela oportunidade para conhecer e fidelizar seus clientes, melhorar a imagem da empresa com um bom atendimento e ainda reduzir custos e aumentar os lucros. Comece hoje mesmo a aprimorar este tipo de serviço em sua empresa e aguarde os bons resultados.

Sua empresa presta este tipo de serviço? Conte pra gente sua experiência!

12 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia!
    Gosto muito do site, além de entretenimento e notícias, sempre nos passa informações úteis. Fiquei sabendo por alguns blogs que a Ernst & Young abriu as inscrições pra Trainee desse ano. Eles ainda divulgaram vídeos que mostram o cotidiano de alguns de seus funcionários, mostrando o sucesso profissional e a qualidade de vida. Ficou ótimo e extremamente criativo, vale a pena conferir: http://www.traineesey.com.br/

    • Boa tarde Gustavo.

      Gostei desse artigo que li.

      Estou concluindo um artigo na Pós Graduação, e o tema a A importância da equipe de trabalho humanizar para lucrar.

      Tudo que tenho é muito pouco. Precisava de uma luz. você me indicara alguma referência de sua preferência?

      Desculpe-me pela insistência.

      Obrigada

  2. Olá Gustavo,

    Em primeiro que dar os meus parabéns ao site.

    Muito prático, envolvente e com matérias pra lá de interessantes.

    Agora quero fazer um breve comentário.

    Estou abrindo agora uma empresa que seguirá no ramo de ar-comprimido, pneumáticos e oxi-corte, com manutenção dos mesmos, estaremos mesmo de portas abertas em julho próximo.

    Porém, estou achando muito díficil achar ferramentas pra o controle de estoque, pois alguns softwares estão com preços exorbitantes e pamém cheganda até próximo de R$ 500, isso mesmo e não menos de R$ 250.

    Vamos e convenhamos para uma empresa em começo de vida, é um investimento meio caro. Então gostaria de saber se existe algum software, não precisa ser gratuito, porém mais acessível.

    Agora vou falar um pouco meu perfil e gostaria de sua opinião sobre.

    Eu fiz um ano de Administração com Comércio Exterior, então por força paterna, mudei para Eng. Civil.

    Agora que estou com uma empresa praticamente aberta, gostaria se vale a pena eu voltar a fazer administração de empresas e logo após alguma especialização para poder melhorar meu negócio.

    Mais uma vez parabéns e até uma próxima.

    • Olá José, tudo certo?
      Bom, pra ser sincero não tenho conhecimento de softwares para te ajudar neste ponto. Porém, quanto ao segundo questionamento, acredito sim que seja uma ótima idéia você voltar a fazer Administração. É uma faculdade que lhe dá uma noção bem ampla do seu negócio, clientes, marketing, negociação etc. Claro que não se aprende tudo na universidade, mas a base que você ganha lá é pra vida toda. Eu recomendo sim, acho que deveria investir no seu futuro também como profissional, afinal o empresário é um dos fatores principais do sucesso do negócio.
      Espero ter ajudado. Obrigado pelas palavras sobre o blog, volte sempre que quiser.
      Grande abraço!

  3. Boa Noite.

    Gustavo, eu sempre visito o seu site. Gosto das coisas que leio aqui e aprendo muito.

    Sou formada em RH, mas, a minha carreira foi tomando um rumo diferente disso. Acabei ficando sempre na área de SAC e Pós Venda. Dou alguns treinamentos nessa área, para lojas e pequenas empresas.

    Bom, alguns amigos me indicaram criar um Blog. Trocar experiências sobre e falar sobre o que eu sei e venho aprendendo. Percebo que muitas empresas não sabem a importância de um pós venda qualificado.

    Enfim… Gostaria de pedir sua opinião. Não entendo nada de blog e teria que aprender muita, muita coisa, mas, estou animada com a idéia. Penso que, talvez seja interessante registrar um dominio, seria bom?

    Sei que você é ocupado e que a principal função do seu site não é essa, mas, se puder me ajudar, ficarei grata.

    Atenciosamente

    Carolina Kravt

  4. Olá Gustavo.

    Adorei as suas dicas sobre pós-venda, mas gostaria que você me ajuda-se… Faço o curso de Tecnico em Logística no SENAC e estou fazendo o tcc, minha empresa fabríca tijolos ecológico e tenho que fazer o serviço de pós-venda da minha empresa e ainda não tenho noção do que fazer, gostaria que você me ajuda-se…

    Desde já muito obrigada!

  5. Olá, não tenho experiência nesta área de pos venda, mas recentemente recebi uma proposta na empresa que trabalho, estou passando por treinamentos, gostaria de receber umas dicas sua, é a primeira vez que visito seu site, achei interessante, você pode está me passando estas informações?
    Grata
    Débora Gama

  6. Primeiramente uma otima tarde, tenho uma troca de oleo automotiva, e gostaria muito de enviar aos clientes email de pos venda, se puder me mande um modelo que possa estar enviando para meus clientes.
    tendadooleo@hotmail.com . Att Aline Mai 

Deixe um comentário