Melhore o seu Pós-venda e lucre mais!

O serviço de Pós-venda parece ser ignorado por alguns empresários, talvez por pensarem que após a venda eles não tem qualquer responsabilidade sobre o produto/serviço. Ledo engano! O serviço de pós-venda é um elemento de extrema importância, tanto para a empresa quanto para o cliente.

É importante para a empresa que pode oferecer um “algo a mais” para seus clientes, prestando um serviço de qualidade, auxiliando o consumidor no manuseio, instalação ou até mesmo troca de produtos defeituosos.

Porém, este serviço precisa ser muito bem amparado pela empresa para que não tome um caminho que não seja o ideal. Afinal, quantos de nós já não perdemos a paciência com alguma assistência técnica ou de instalação, com call centers que não atendem ou não resolvem nossos problemas, com sites que não respondem os e-mails, não é mesmo?! Esta experiência foi boa para você? Claro que não!

Por este motivo, preparei neste post algumas dicas para que sua empresa possa aperfeiçoar o serviço de pós-venda para desfrutar dos grandes benefícios que esta prática pode trazer. Confira:

Permita o pós-venda – Não basta só ter um número de SAC estampado na embalagem de seu produto, muito menos ter um website para tirar dúvidas e dar esclarecimentos se a empresa não der suporte para que isso tudo funcione corretamente. A organização tem que preparar sua empresa para este tipo de serviço, com uma central de atendimento que suporte o número de ligações, um site com atendimento online em tempo real (de verdade), uma central de trocas que atenda de forma satisfatória o cliente etc.

Treine seus colaboradores – É preciso treinar os funcionários para este tipo de prática. São eles que lidarão diretamente com os consumidores antes, durante e após as vendas, por este motivo precisam saber como lidar com determinadas situações e, principalmente, ter autonomia para tomar certas decisões. Lembre-se que o pós-venda é um serviço que não pode ser demorado e muito menos burocrático, os consumidores querem agilidade!

Cuide bem do seu cliente – O pós-venda é importante para o cliente, uma vez que é extremamente satisfatório perceber que a empresa continua acompanhando-o mesmo após a compra do produto. Por isso, não economize tempo atendendo mal seu cliente, trate-o como se ainda estivessem no momento da venda do produto e verá como ele ficará satisfeito. O pós-venda é uma poderosa ferramenta para fidelização de clientes.

Estudos mostram que o custo para conquistar um novo cliente é 3 a 6 vezes maior que o custo para mantê-los. Use o pós-venda também como ferramenta de economia de custos desnecessários.

Planeje a prestação do serviço – Tenha em mente que o serviço de pós-venda, além dos benefícios naturais, também é uma grande fonte de renda para a empresa. Através de serviços complementares você pode lucrar mais sempre que vender determinados produtos. Por isso, crie uma estratégia voltada pra seus clientes de forma a obter grandes receitas através de uma prestação de serviços humanizada e satisfatória.

Entenda de uma vez por todas que o serviço de pós-venda não é uma obrigação pesarosa da empresa, e sim uma bela oportunidade para conhecer e fidelizar seus clientes, melhorar a imagem da empresa com um bom atendimento e ainda reduzir custos e aumentar os lucros. Comece hoje mesmo a aprimorar este tipo de serviço em sua empresa e aguarde os bons resultados.

Sua empresa presta este tipo de serviço? Conte pra gente sua experiência!