Sair de férias sendo dentro do Brasil ou fazendo uma viagem ao exterior é uma atividade que vem crescendo no país, segundo os dados da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), em 2017 o número de brasileiros que decidiram fazer uma viagem ao estrangeiro teve um aumento de 26% em relação ao ano de 2016, chegando a ter um faturamento de R$12,2 bilhões, um montante 8% maior que no ano anterior.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro Do Turismo (Embratur) 85% dos entrevistados afirmaram que pretendem fazer uma viagem no próximo ano, Se há anos viajar não era algo que estava nos planos dos brasileiros, hoje em dia é uma atividade que está em crescimento no país. Entretanto, sair de férias nem sempre é uma atividade acessível para todos e, quando não há capital disponível para tal finalidade, uma das alternativas mais viáveis é solicitar um empréstimo para viajar.

Planejando sua viagem

Previamente ao pedido de empréstimo para viajar, faça um cálculo para ter uma média de quanto será o seu gasto. Tendo todos os valores organizados, as chances de acontecerem um imprevisto financeiro serão menores. Para que tais imprevistos não aconteçam, pesquise na internet os melhores preços para a sua hospedagem, restaurantes, passeios e as principais dicas de seu destino.

Outra dica importante é fazer uma pesquisa em blogs e páginas de viagem, lá você poderá ler relatos de viajantes e ter uma melhor ideia do que irá encontrar em seu destino. Não se esqueça de separar um dinheiro para compras e presentes, deste modo você desfrutará da sua viagem sem inconvenientes extras. Use a tecnologia a seu favor, já é possível entrar nas páginas das instituições financeiras e simular um empréstimo e saber como isso afetará o seu orçamento.

Como funciona o empréstimo para viajar?

Diversas instituições financeiras possuem opções de empréstimo para viagens, ajustando-se às necessidades especificas de seus clientes, garantindo que a viagem de suas férias aconteça e encontrando a melhor forma para que você possa fazer o pagamento das parcelas sem maiores preocupações. Normalmente este tipo de empréstimo atua financiando um percentual do valor total da viagem e dá um prazo de até 48 meses para pagar. A primeira parcela pode ser paga, geralmente, de 15 a 90 dias depois da contratação do empréstimo.

Ainda não são todas as instituições financeiras que oferecem este tipo empréstimo. Porém você pode encontrar muitas opções. Algumas das instituições onde você poderá encontrar este tipo de crédito para a sua viagem são o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, o banco Bradesco e o Banco Itaú. Também existem financeiras que oferecem facilidades nos serviços de câmbio. Aos que pretendem fazer uma viagem ao exterior pode ser interessante, pois você encontrará preços mais vantajosos na hora de comprar moeda estrangeira.

E se você tem como objetivo viajar para fora do país, por motivo de trabalho ou estudo, há pacotes de empréstimos destinados ao seu perfil. É essencial saber que particularmente nestes tipos de empréstimos, não estão incluídos gastos extras, tais como compras e atividades de lazer extra. A passagem, a hospedagem e os passeios realizados no destino de sua escolha, provavelmente estarão incluídos no pacote de viagem.

Como economizar em uma viagem

Uma das vantagens de fazer um empréstimo pessoal para viajar é a possibilidade de pagar o seu pacote de viagem à vista e desta maneira você terá a oportunidade de conseguir descontos nas reservas dos hotéis ou hospedagens e também na compra de pacotes turísticos. Fazer uma pesquisa de preço com bastante antecedência também irá auxiliá-lo e o ajudará a poupar na sua viagem.

Como transformar o empréstimo em seu aliado?

Ainda que o empréstimo para viajar seja uma ideia que poderá ajudá-lo a tornar a sua viagem mais acessível, é imprescindível que você faça um planejamento correto de seu orçamento, isso irá garantir que a sua viagem não se torne uma divida impagável devido às parcelas do empréstimo. Por esse motivo, antes de fazer a sua bagagem, ordene a sua situação financeira, dessa forma será mais fácil quitar a sua divida no futuro.

O empréstimo para viajar é muito vantajoso para quem pretende explorar novos lugares, porém não possui todo o dinheiro para fazer o pagamento. A melhor forma de obter um crédito para viajar é encontrar uma instituição financeira que trabalhe com essa categoria de empréstimo e pedir uma análise para que o seu crédito seja aprovado. Tenha em mente que você terá um divida por um tempo determinado e saber organizar o seu orçamento será de extrema importância.

Taxas e Juros para um empréstimo pessoal

Ao pedir um empréstimo você dá mais atenção ao valor da parcela ou ao valor dos juros? E você leva em consideração o CET? CET é o custo efetivo total. Ele leva em conta não só as taxas de juros, mas todas as tarifas, tributos, seguros e despesas que você consumidor tem que pagar quando pega um empréstimo ou um financiamento.

A comparação entre empréstimos diferentes tem que ser feita levando em consideração o custo efetivo Total. O empréstimo de um determinado banco pode ter um juro menor do que outro banco, porém cobrar uma tarifa ou um seguro mais caro. Os juros são livres, isso quer dizer que cada banco ou financeira pode escolher qual a taxa que vai cobrar do consumidor. Por isso, é tão importante pesquisar e comparar as opções disponíveis no mercado, ou seja, CET x CET. Em relação às tarifas e encargos que compõem o CET você precisa ficar de olho no IOF e não no seguro.

O IOF é um imposto Federal e a sigla significa Imposto sobre Operações Financeiras. Esse imposto é cobrado tanto nos empréstimos como em operações de câmbio de seguros e também nos títulos e valores imobiliários. Outra cobrança que pode existir no empréstimo é a tarifa de cadastro, onde cada empresa pode definir se vai ou não cobrar por isso e qual será o valor cobrado. Além dos impostos, das tarifas e dos juros nos empréstimos também pode ter algum tipo de seguro, seja em um caso de desemprego ou da morte de consumidor.

O valor cobrado no seguro também precisa fazer parte do Custo Efetivo Total. Em síntese, estes são todos os requisitos que serão cobrados em um empréstimo para sua próxima viagem.

Requisitos para solicitar um empréstimo para viagem

Os requisitos que você deve atender ao pedir um empréstimo são determinados pela instituição financeira de sua escolha, pois cada instituição tem autonomia para determinar quais serão as condições. Entretanto, existem algumas condições que são básicas e normalmente todas as instituições solicitam: ter entre 18 a 79 anos, possuir comprovante de residência, residir ou ser nacional do país, CPF ou RG, e não ter o nome sujo na praça.

Certamente a financeira de sua escolha fará uma consulta aos órgãos responsáveis, como SPC e Serasa, para saber como o seu nome está no mercado. Por essa razão, tenha suas contas em dia e mantenha um bom histórico de crédito.

Conclusão

Não tenha pressa e pesquise as diversas financeiras que estão oferecendo este serviço antes de fechar negócio. Cada uma delas têm condições, pagamentos e negociações próprias. Use os sites de comparação de crédito e veja todas as propostas, assim vai ficar muito mais fácil escolher o melhor empréstimo para você, sem sair prejudicado. Analise sua renda, não faça uma dívida que complicará seu orçamento. O empréstimo tem que ser seu aliado, ele serve para te ajudar e não atrapalhar.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here