Dias atrás recebemos esta pergunta através do instagram (aliás, não perca tempo e nos siga por lá também no perfil @sobreadm) e resolvemos transformá-la em um post, afinal de contas, esta também pode ser a dúvida de centenas de leitores.

Bem, tendo em vista que esta é realmente uma decisão muito importante a ser tomada, principalmente para aqueles que estão prestes a se formar, ou mesmo são recém-formados, iremos diferenciar as duas carreiras a seguir, bem como citar suas vantagens e desvantagens.

Carreira acadêmica

A carreira acadêmica é a trajetória profissional desenvolvida a partir da formação científica especializada o qual se desenvolve, geralmente, no domínio universitário.

Se você pensa em seguir esta trajetória é importante saber que ela demanda uma capacitação de alto nível para o ingresso em uma faculdade (privada ou pública) como professor ou pesquisador em um centro de pesquisas, por exemplo. É importante salientar que o sucesso na carreira acadêmica depende em grande parte da área escolhida e de seus objetivos de trabalho.

Mercado de trabalho ou carreira acadêmica

Vantagens
Como em qualquer outra área, o sucesso na atuação em um carreira acadêmica depende muito do empenho do profissional, mas podemos destacar como vantagens o conhecimento adquirido, a flexibilidade de horário, o prestígio no meio acadêmico, a estabilidade na carreira e o networking adquirido.

Desvantagens
Como desvantagem podemos destacar a obsolescência do conhecimento aplicada à prática (já que as teorias são mais enfatizadas nesta área) e o excesso de trabalho após horário de expediente, como por exemplo, correção de provas e trabalhos, formulação do plano de aula, além da exigência continua de atualização do conhecimento.

Mercado de trabalho

A carreira desenvolvida no mercado de trabalho é aquela onde se ocupa cargos relacionados às empresas públicas, de economia mista, privadas, pessoas físicas, entre outras, com suas normas para remuneração, benefícios, carreira e condutas.

Vantagens
As vantagens em optar pelo desenvolvimento em uma carreira no mercado de trabalho são: exercitar na prática o que foi aprendido na teoria, aprimoramento de competências comportamentais e técnicas (como por exemplo o exercício da liderança), manter-se atualizado quanto às tendências de mercado e ampliar o relacionamento interpessoal.

Desvantagens
Uma grande desvantagem do mercado de trabalho em relação a carreira acadêmica é a instabilidade, pois os profissionais desta área são afetados mais rapidamente em um cenário de crise, os horários geralmente inflexíveis e a pressão por resultados geralmente é maior.

É isso, pessoal! Espero ter ajudado àqueles que porventura estejam passando por este momento de decisão entre mercado de trabalho ou carreira acadêmica.

Até o próximo post! 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here