Bom, este é meu artigo de estréia aqui para o portal SobreADM e espero que gostem.

roi_de_eventosPara ajudar no momento de obter um feedback sobre os resultados do evento realizado, é possível que utilizemo-nos da metodologia ROI.

A metodologia ROI em um evento pode ser aplicada mesmo sem ser para calcular o ROI. Isso significa que, quando pretende-se planejar um evento de qualquer tipo, alguns fatores devem ser levados em consideração para que o ROI  da ação seja mensurado:

1 – satisfação dos convidados/participantes;
2 – o conhecimento gerado;
3 – como os convidados/participantes aplicaram o que eles aprenderam;
4 – o impacto no negócio (o que as ações anteriores geraram para o organizador do evento?);
5 – ROI

Planeja-se um evento para alguém, com algum objetivo em mente – seja lucro através das vendas (ex. feiras) ou conhecimento (ex. reuniões). Ao fim, tudo pode ser mensurado retorno.

Isso quer dizer que, se você planejou uma reunião, pode considerar os quatro primeiros tópicos e terá utilizado a metodologia ROI sem calcular o ROI. Já em uma feira de negócios, por exemplo, em que se investe em contrato de locação, montagem de stands e outras vertentes, convertendo o impacto gerado no negócio (vendas, normalmente) em valores monetários x os custos do investimento no evento, é possível saber o último passo, o ROI.

Todo planejamento de evento deve ser realizado minuciosamente para que o resultado seja eficiente. Eventos são direcionados à pessoas e se à quem está sendo direcionado, seu evento não impactar, ele não vai gerar nada positivo para o seu negócio, senão um “a comida daquele buffet estava ótima”.E seu negócio não é algo ligado à culinária.

Para saber mais sobre a metodologia ROI em evento, indico conhecerem o European Event ROI Institut.

62% das empresas não conseguem implementar metodologias para avaliar o impacto das ações de mkt nas vendas. As multinacionais, são as que utilizam mais (48%) – segundo módulo da pesquisa Marketing Visão 360º, realizada pelo site Mundo do Marketing em parceria com a TNS Research International; [Veja pesquisa completa]

6 COMENTÁRIOS

  1. Desmistificar conceitos com exemplos práticos do nosso dia a dia, é a melhor maneira de disseminar o conhecimento e facilitar o entendimento!

    Parabéns pelo artigo!

    Bjs e Sucesso!

  2. Excelente artigo. Sem dúvida a Aline tem razão, nada melhor do que exemplificar casos práticos para que o leitor entenda o conteúdo de maneira mais fácil e coerente.

    Parabéns Bruna.

    Att Kleber Rodrigues

    • Kleber,

      muito obrigada pela sua opinião e pelos parabéns.

      Acompanhe sempre que quiser os artigos e não esqueça de compartilhar suas idéias com seus comentários.

      Abraços,
      Bruna.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here