SÃO PAULO –  A quinta edição do estudo da Acision e da Teleco sobre serviços de valor agregado (VAS) confirmou o crescimento dos serviços bancários pela internet. No segundo trimestre deste ano, 7% dos usuários de celulares no Brasil acessaram o site de algum banco pela internet a partir de seus celulares.

Para comparação, no terceiro trimestre do ano passado, esse percentual era de apenas 1%.

Já o uso de serviços de pagamento somaram 3% no último trimestre, após uma queda dos 5% registrados no último trimestre do ano passado e no primeiro deste ano.

São Paulo
A pesquisa aponta que, em São Paulo, os serviços de pagamento são usados por 8%, enquanto 9% dos usuários de celulares acessaram o site do banco para outras utilizações no trimestre passado.

De acordo com relatório do Banco Central, foram efetuadas no Brasil 100 milhões de transações bancárias via celular em 2009, sendo 7 milhões relativas a pagamentos de contas, tributos ou transferência de crédito.

Promoções
As ações de marketing direcionadas ao celular, como mensagens de texto (SMS) e multimídia (MMS) tem sido uma prática cada vez mais utilizada. De acordo com a pesquisa, 79% dos usuários entrevistados receberam algum tipo de promoção ou propaganda pelo aparelho móvel nos últimos três meses. Esse número era de 60% no terceiro trimestre do ano passado.

A maior parte dessas campanhas (98%) são oferecidas pela própria operadora de telefonia móvel. Porém, 7% dos entrevistados já receberam mensagens de outras operadoras ou empresas no segundo trimestre deste ano.

A legislação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) permite o envio de mensagens apenas após o consentimento do cliente.

FONTE: Infomoney, por Evelin Ribeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here