Por Soeli de Oliveira*

Para destacar-se nas vendas é preciso ter habilidade (saber fazer) e atitude (querer fazer). No mundo de hoje é o ágil que vence o lento. Precisamos ser ágeis. Produtividade, eficiência e qualidade é dever de todos, sendo a qualidade que se sente a mais importante nas empresas, e não a que se fala. Manter-se atualizado é o segredo da excelência dos profissionais de sucesso. Se você melhorar um pouco a cada dia, chegará ao topo da excelência e se manterá lá sem complicação.

Todos nós gostamos de comprar, mas se tem uma coisa da qual não gostamos é que nos vendam. As empresas carecem de vendedores que saibam trabalhar em equipe e sejam motivados e dispostos a superar as expectativas dos clientes. Não precisam de funcionários estrela e sim de constelações.

Por outro lado, não existe motivação pessoal, o que existe é auto-motivação. Ninguém conseguirá motivá-lo a não ser que você queira. Velhos têm experiência e nenhuma escola no mundo ensina experiência. Experiência é produto de empenho pessoal e de dedicação a uma atividade. Jovens têm muita garra e ousadia. Em 1º. Lugar, para chegar à excelência é preciso acreditar em si mesmo e agir como agia no tempo de criança, quando aprendeu a andar. Nesta fase da vida se tinha pouca habilidade, mas muita atitude, sempre que caía levantava e tentava novamente até conseguir finalmente se equilibrar, andar e até correr. A atitude que dá a disposição interior para agir. Quanto mais você treina, mais você desenvolve as suas habilidades. Se temos atitude, nós desenvolvemos as habilidades. O contrário não é verdadeiro.

O sorriso é o começo da venda. Noventa e cinco por cento dos clientes que procuram uma loja estão indiferentes ou tristes. Você sabe superar as expectativas, o que precisa é agir. No mundo dos negócios apenas 5% dos atendentes sorriem, 35% são indiferentes e lamentavelmente 60% deles anda de cabeça baixa. Se você trabalha na área de vendas ou de atendimento aos clientes e quer alcançar rapidamente o sucesso profissional, coloque imediatamente em prática o “a, e, i, o, u” da excelência em vendas, do escritor e palestrante Daniel Godri:

A – Ame o seu cliente e o que você faz. As pessoas mais bem sucedidas do mundo são aquelas que põem amor em tudo que fazem.

E –  Excelência. Tenha dedicação total em tudo que realiza.

I – Imaginação criativa. Tome iniciativas mágicas. Ache novas soluções para os velhos problemas.

O – Ouça e Ouse. Comece a fazer o que você acha certo.

U – Urgências. Implante logo as suas idéias.

No mundo não existe nada de graça, é preciso fazer por merecer! Concordo plenamente com os livros de auto-ajuda quando dizem que “sucesso só vem antes do trabalho no dicionário”, pois o “s” na ordem alfabética vem antes do “t”.  Votos de muito suce$$o e boas vendas!

*Soeli de Oliveira é consultora e palestrante nas áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação do Instituto Tecnológico de Negócios, e-mail: soeli@sinos.net – Novo Hamburgo/RS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here