O Ciclo PDCA e a melhoria contínua

2.2K Flares 2.2K Flares ×

Ciclo PDCA, também conhecido como Ciclo de Shewhart ou Ciclo de Deming, é uma ferramenta de gestão muito utilizada pelas empresas do mundo todo. Este sistema foi concebido por Walter A. Shewhart e amplamente divulgado por Willian E. Deming e, assim como a filosofia Kaizen,  tem como foco principal a melhoria contínua.

Seu objetivo principal é tornar os processos da gestão de uma empresa mais ágeis, claros e objetivos. Pode ser utilizado em qualquer tipo de empresa, como forma de alcançar um nível de gestão melhor a cada dia, atingindo ótimos resultados dentro do sistema de gestão do negócio.

O Ciclo PDCA e a melhoria contínua

O Ciclo PDCA tem como estágio inicial o planejamento da ação, em seguida tudo o que foi planejado é executado, gerando, posteriormente, a necessidade de checagem constante destas ações implementadas. Com base nesta análise e comparação das ações com aquilo que foi planejado, o gestor começa então a implantar medidas para correção das falhas que surgiram no processo ou produto.

Veremos agora cada uma destas etapas isoladamente, confira:

  • P = Plan (planejamento) : Nesta etapa, o gestor deve estabelecer metas e/ou identificar os elementos causadores do problema que impede o alcance das metas esperadas. É preciso analisar os fatores que influenciam este problema, bem como identificar as suas possíveis causas. Ao final, o gestor precisa definir um plano de ação eficiente.
  • D = Do (fazer, execução) : Aqui é preciso realizar todas as atividades que foram previstas e planejadas dentro do plano de ação.
  • C = Check (checagem, verificação) : Após planejar e por em prática, o gestor precisa monitorar e avaliar constantemente os resultados obtidos com a execução das atividades. Avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, com objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios específicos.
  • A = Act (ação) : Nesta etapa é preciso tomar as providências estipuladas nas avaliações e relatórios sobre os processos. Se necessário, o gestor deve traçar novos planos de ação para melhoria da qualidade do procedimento, visando sempre a correção máxima de falhas e o aprimoramento dos processos da empresa.

É importante lembrar que como o Ciclo PDCA é verdadeiramente um ciclo, e por isso deve “girar” constantemente. Ele não tem um fim obrigatório definido. Com as ações corretivas ao final do primeiro ciclo é possível (e desejável) que seja criado um novo planejamento para a melhoria de determinado procedimento, inciando assim todo o processo do Ciclo PDCA novamente. Este novo ciclo, a partir do anterior, é fundamental para o sucesso da utilização desta ferramenta.

Cuidados na utilização do Ciclo PDCA

O Sebrae, ressalta que ao implementar o Ciclo PDCA é importante que o gestor evite:

  • Fazer sem planejar;
  • Definir as metas e não definir os métodos para atingi-las;
  • Definir metas e não preparar o pessoal para executá-las;
  • Fazer e não checar;
  • Planejar, fazer, checar e não agir corretivamente, quando necessário;
  • Parar após uma “volta” do ciclo.

A não execução de uma das etapas do ciclo pode comprometer seriamente o processo de melhoria contínua. Por este motivo, a ferramenta apresentada aqui deve ser encarada como um processo contínuo em busca da qualidade máxima requerida por um procedimento ou produto. Afinal, como dito no início deste post, o foco principal do Ciclo PDCA é a melhoria contínua.

15 COMENTÁRIOS

  1. Só tenho a agradecer pelo conteúdo fornecido.
    Estou no 2º ano de adm e me ajudou muito nas pesquisas sobre ciclo PDCA

  2. Sou estudante de Administrração e fui super abençoada pelo seu conteúdo fornecido. Estou Precisando de um video aplicado nesta técnica na área de ADM. Por favor me ajude, pois estou com sérias dificuldades em encontrar. Agradeço desde já a tenç

    Gustavo Periard,
    boa tarde, peço a gentileza de um favor, estou fazendo um trabalho sobre a aplicação PDCA na empresa . Só que estou com um dificuldade em encontrar essa técnica aplicada em um video administrativo. Por favor, me ajude se puder. Angela Andrade

  3. 1) PDCA para melhor divulgar SST no Consultório Odontológico);

    2) PDCA para incentivar o descarte de resíduos adequadamente;

    3) PDCA que incentive a utilização de EPI).

    Qual a análise de causa básica? Ou seja, quais os fatores que desencadearam estas não conformidades?

    Normalmente usa-se Ishikawa (espinha de Peixe), 6 ms, ou 5 por quê, por serem mais práticos.

    Somente após a identificação das causas básicas é que se entra com a PDCA.

    Anexo, passo a passo para cada uma das ferramentas.

    Como é uma nova metodologia de aprendizado, peço que me ajude resolver essa demanda.

    Seguem os anexos de onde cheguei nessas situações e o modelo de questionário baseado na norma OHSAS 18001 aplicado para 25 pessoas( dentistas, auxiliares e pessoas do setor adminsitrativo).

    Os PDCA’s devem ser destacados: divulgação da SST em atividades odontológicas; para incentivar o descrate de resíduos adequadamente e incentive a utilização de EPI em atividades inerentes ao atendimento odontológico.

    Eis ai a grande demanda que tenho pela frente.

    Como é algo novo na Odontologia, tem como com essas dicas a senhora fazer para mim esses PDCA’s?

    Fiz até pesquisa junto à um MBA em Administração da Prática Odontológica em São Caetano do Sul/SP e não me deram retorno.

    Fico no aguardo de um retorno seu e, dentro do possível, pode teçer seus comentários destacando as causas básicas no seu ponto de vista sobre as 03 situações apresentadas; quais os fatores que desencadearam estas não conformidades para se fazer o PDCA.

    Na opinião de um dentista em responder quais são as causas básicas ai fica fácil fazer o PDCA.

    Ao avaliar o modelo de questionário aplicado, tem como vc identificar as causas básicas e quais fatores levaram a essa situação? Cheguei nessas 03 situações após aplicar e tabular os resultados.

    Se eu tiver essas respostas, com certeza fica mais fácil fazer o PDCA, aliás os 03 PDCA’s.

    Segue em anexo o modelo do quwstionário que eu apliquei aos CIRURGIÕES DENTISTAS de um clinica em BH/MG.

    Obrigado pela sua atenção.

  4. Muito esclarecedor!!!
    Sou estudante de logistica, e estava tendo dificuldades para entender o ciclo PDCA, me ajudou muito o post parabens….

  5. Nossa, conteúdo excepcional .
    Estou no 2°sem do 1°ano de Adm e me ajudou muito . . .
    Agradeço e Desejo muito Sucesso !!!

  6. Gustavo Periard, parabenizo pelo Blog e peço autorização para reproduzir e citar este material em Meu TCC de Especialização em Gestão Pública.

    • Olá Leandro, como vai?

      Muito obrigado pela visita e o interesse em nos citar em seu TCC. Fique à vontade para mencionar o texto e o blog como fonte, será um prazer poder contribuir com seu trabalho.

      Desde já lhe desejo boa sorte e sucesso!
      Abraço!

Deixe um comentário