O desafio de cumprir processos efetivamente

0
34 Flares 34 Flares ×

Algumas organizações já se conscientizaram da importância de ter seus processos mapeados, de otimizar o tempo da realização das tarefas planejadas, trabalhar de forma padronizada e com qualidade. Porém, muitas organizações ainda enfrentam um grande desafio em sua gestão: o de cumprir corretamente, e com efetividade, os seus processos.

Cumpra processos efetivamente

A empresa que possui um departamento de Processos, Gerenciamento ou Qualidade, tem um grande aliado no quesito de alinhamento de procedimentos, sugestões de melhorias, visão estratégica, redução de custos, aperfeiçoamento dos lucros, melhorias contínuas e outras.

O desafio de cumprir processos efetivamente

Entretanto, a responsabilidade de execução dos processos, não pode ser transferida ou centralizada a esse departamento.  Esta é, e sempre será, função do gestor da equipe, que deve trabalhar na conscientização de seus subordinados da importância dos processos para fluência e  alcance dos objetivos. Torna-se, então,  indispensável o engajamento dos gerentes com as normas, formulários e procedimentos operacionais da empresa. Principalmente os relacionados ao seu setor.

Portanto, se a sua empresa não cumpre os seus processos pré-determinados, eliminar os setores de Processo, Gerenciamento e Qualidade, por exemplo, não surtirá o efeito desejado. Pelo contrário, só agravará ainda mais a situação por não ter procedimentos definidos. O importante nesta situação é trabalhar no desenvolvimento de líderes com o perfil da empresa, para que estes possam gerir de forma eficiente as pessoas e os processos dentro da empresa.

E você, o que faz para cumprir seus processos de forma eficiente? Você está implementando estas técnicas em sua empresa? Conte suas experiências para nós, deixe um comentário abaixo, participe! Vamos melhorar ainda mais nossa discussão!

0 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário