Olá pessoal, hoje é dia 09.09.09, dia em que se comemora o Dia do Administrador! Por isso fiz este post rápido com algumas informações interessantes sobre este dia e sobre esta profissão tão necessária nos dias de hoje, confira:

Dia do Administrador. Por que esta data?

Os primeiros administradores ao longo da história foram os gerentes das companhias de navegação inglesas, em meados do século XVII. A escolha da data para ser o dia do administrador se deu pelo fato de que nesse dia, em 1965, foi assinada a lei que criou, oficialmente, a profissão de Administrador no Brasil. O dia do Administrador foi instituído pela Resolução CFA nº. 65/68, de 09/12/68. E que hoje, completa 44 anos!

dia do administrador

O que faz um Administrador?

O administrador é aquele profissional que planeja o futuro das organizações, organiza coordena  suas equipes e ações; e controla as atividades e processos das organizações, no sentido de proporcionar o desenvolvimento sócio-econômico das mesmas, atender as necessidades dos investidores, clientes e conseqüentemente, da sociedade em geral.

Dentre as mais diversas habilidades empresariais, os profissionais de administração devem saber utilizar princípios e técnicas buscando soluções para todo tipo de problema administrativo, devem também saber lidar com pessoas de forma eficiente, negociando e solucionando conflitos.

Qual a sua importância?

Estes profissionais possuem uma importância imensurável na sociedade brasileira e mundial. Sem os administradores, não teríamos o desenvolvimento pleno das organizações, o progresso das economias e mercados, o aumento das receitas e muito menos o desenvolvimento mundial das nações. O que está diretamente ligado a geração de empregos para outros tantos profissionais .  Onde, em um cenário sem administradores poderia gerar um caos social sem tamanho, além de permitir que grandes empresas fossem geridas por pessoas sem a qualificação mínima necessária.

Já em 2005, Stephen Kanitz, administrador pela Harvard, previa um crescimento importante desta profissão, no Brasil e no mundo, e dos rumos que ela tomaria no futuro, veja:

Administração já é hoje a profissão mais freqüente deste país, com 18% dos formandos. Antes, nossos gênios escolhiam medicina, direito e engenharia. Agora escolhem medicina, administração e direito, nessa ordem.

Há dez anos tínhamos apenas 200.000 administradores, e só 5% das empresas contavam com um profissional para tocá-las. O resto era dirigido por “empresários” que aprendiam administração no tapa. Por isso, até hoje 50% das empresas brasileiras quebram nos dois primeiros anos e metade de nosso capital inicial vira pó.”

Stephen Kanitz

Por estes, e tantos outros motivos é que a profissão de Administrador precisa ser respeitada e tratada como merece, por toda a sua importância e representatividade no contexto social e econômico de um país. Afinal:

“Sem Administrador, não se chega a lugar nenhum!”

Foto: developmytalents
Fonte: Kanitz.com.br / BrasilEscola

14 COMENTÁRIOS

  1. O Dia do Administrador | Sobre Administração…

    Hoje é dia dia em que se comemora o Dia do Administrador! Por isso fiz este post rápido com algumas informações interessantes sobre este dia e sobre esta profissão tão necessária nos dias de hoje….

  2. SERIA MAIS UMA PERGUNTA ,POR QUE É TÃO DIFICIL SE CONSEGUIR UM EMPREGO COMO ADM,EU JÁ SOU FORMADO A 5 ANOS E ATÉ AGORA NÃO CONSEGUI NADA.CONTINUO AINDA EM UMA BUSCA CONSTANTE POR UMA OPORTUNIDADE MELHOR, SERÁ QUE É SÓ COMIGO?

    • Olá Edilene, tudo bem?
      Acredito que o Direito seja fundamental para que o Administrador conheça os limites legais de sua atuação. É preciso que ele saiba exatamente o que pode e o que não pode fazer, quais as sanções legais etc. O conhecimento do Direito por parte dos Administradores é de suma importância para uma gestão responsável das organizações.

      Obrigado pela visita! Volte sempre!

  3. A administração é uma profissão que está se destacando cada vez mais no mercado de trabalho, cade a nós administradores buscar mais cursos específicos dentro de áreas que podemos atuar melhor conforme nossos talentos. Lucimá Porto Velho-RO.

  4. Ola Gustavo parabens pela iniciativa, sou Administrador como vc e amo minha profissão, meu contado deve aparecer pra vc quando esse comentaria for postado, conte comigo para que possamos disseminar cada vez mais nossa maravilhosa profissão.

    Rowilson Silva

    Poços de Caldas MG

  5. […] Você sabia… A escolha da data para ser o Dia do Administrador se deu pelo fato de que nesse dia, em 1965, foi assinada a lei que criou, oficialmente, a profissão de administrador no Brasil. O Dia do Administrador foi instituído pela Resolução CFA nº. 65/68, de 09/12/68. É aquele profissional que planeja o futuro das organizações, organiza, coordena suas equipes e ações; e controla as atividades e processos das organizações, no sentido de proporcionar o desenvolvimento sócio-econômico destas, atender as necessidades dos investidores, clientes e, consequentemente, da sociedade em geral. Dentre as mais diversas habilidades empresariais, os profissionais de administração devem saber utilizar princípios e técnicas buscando soluções para todo tipo de problema administrativo, devem também saber lidar com pessoas de forma eficiente, negociando e solucionando conflitos. Sem os administradores, não teríamos o desenvolvimento pleno das organizações, o progresso das economias e mercados, o aumento das receitas e muito menos o desenvolvimento mundial das nações. Fonte: Site sobreadministracao.com […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here