O endomarketing é uma abordagem que veio para desenvolver melhor a ideia do Marketing Corporativo, onde se acredita que a lealdade dos funcionários é a lealdade dos clientes. Quem já cursou alguma cadeira de marketing escutou constantemente que devemos ter como objetivo a fidelização dos clientes. E acho que poucos diálogos são tão recorrentes dentro desta cadeira quanto este, porém, infelizmente, não ouvimos tanto falar em fidelizar os funcionários. Mas, acredite, o funcionário é sua maior vitrine para expor o valor de sua empresa ao mundo.

Como em toda nova linha de pesquisa, seu foco de estudo vem sendo as grandes empresas, porém o endomarketing é perfeitamente aplicável a uma empresa pequena, principalmente por conta da comunicação facilitada nestas empresas, além da maior harmonia entre os colaboradores e o ruído quase nulo na comunicação.

As pequenas empresas podem motivar seus funcionários a se expressarem com mais facilidade e a ajudarem a criar um valor único para a organização. Elas permitem que o funcionário realmente se sinta parte da empresa, e quando isto acontece você possui todo um cenário favorável para o marketing interno funcionar.

Porém, melhorar o nível de comprometimento, de educação e as relações entre funcionários e clientes não é fácil, apesar de ser mais simples nas pequenas empresas. Elas devem ter em mente que o exemplo vem de cima, o gerente deve transmitir a todos os funcionários o espírito que ele procura, sendo seu comportamento um referencial para os funcionários.

Tendo este compromisso, é importante agora conhecer seus funcionários. Para isso, crie questionários e tente descobrir, entre outras coisas:

  • Quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio na visão dos funcionários;
  • O que eles acreditam ser o maior empecílio para que dêem o seu melhor;
  • O que eles gostariam de fazer na empresa que é diferente de sua função atual.

Também é importante para a empresa levar esta pesquisa aos seus principais clientes e fornecedores.

Com estas informações em mãos, o próximo passo é traçar os objetivos reais e desenvolver um roteiro para que se possa conquistar estes objetivos com metas reais, sempre se lembrando de fazer ajustes das metas durante o processo.

Agora é importante reconhecer os méritos dos funcionários, não apenas quando alcançam um objetivo geral, mas também em pequenas ações. E por fim, buscar um treinamento constante dos funcionários, afinal não adianta nada encontrar um diamante bruto e não querer lapidá-lo. Prepare os seus colaboradores.

E por fim, trabalhar a transparência de sua empresa junto com seus funcionários e a comunicação interna. Sendo válida a utilização desde boletins mensais mostrando resultados das equipes e a melhora da lucratividade da empresa como também o trabalho de melhorar a marca da empresa com seus funcionários com brindes que fortalecem sua marca, por exemplo.

Após implementar o endomarketing com sucesso, toda mudança e processo de melhoria serão mais fáceis de implementar em sua empresa, porque você possuirá funcionários fidelizados e comprometidos com sua empresa.

4 COMENTÁRIOS

  1. Não sou um entusiasta do endomarketing. Tentar vender a empresa para os funcionários não me parece oferecer um retorno satisfatório junto àqueles que convivem com o dia-a-dia da empresa e já formularam opiniões sobre ela e seus produtos e serviços.

    Acredito, que a proposta de pesquisar junto aos funcionários a imagem que a empresa tem é válida e pertinente. Entretanto, uma política de RH consistente oferece (a meu ver) maiores retornos que uma política de endomarketing, por melhor estruturada que seja.

    • Não acredito em uma empresa que tem a iniciativa de implantar uma política de Endomarketing sem antes possuir uma boa política de RH, uma vez que estão praticamente interligadas, porem acredito que uma coisa é seu colaborador falar que sua empresa é a melhor para se trabalhar, a outra é ele falar que sua empresa oferece o melhor produto ou serviço.

  2. Muito importante, ler essas dicas principalmente para aqueles iniciantes que querem emtrar como pequenos empresários no mundo dos negócios de pequenas empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here