O que analisar na hora de comprar uma empresa?

1
17 Flares 17 Flares ×

O que analisar na hora de comprar uma empresa?Você é daqueles empreendedores que está cogitando a idéia de comprar uma nova empresa? Está em busca de uma grande oportunidade para adquirir uma empresa com ótima saúde financeira e bem posicionada no mercado? Então fique de olho nestas dicas para escolher a melhor opção na hora de comprar uma empresa ativa.

Para fins didáticos, vamos considerar neste post, o interesse de compra de uma empresa de pequeno a médio porte, varejista, a famosa “empresa de rua”. Uma vez que, para a compra de empresas grandes ou multinacionais, será preciso analisar outros aspectos, não só os enumerados neste post.

Antes de adquir uma nova empresa, é preciso estar de olho em diversos aspectos que a cercam, confira:

Aspecto financeiro

  • Investigue o passado financeiro da empresa. Verifique com o contador dela se há dívidas referente a impostos não-pagos, títulos protestados em cartório, fornecedores, bancos etc;
  • Tire todas as certidões pertinentes: Receita Federal, INSS, FGTS etc. Levante, também, todas as certidões negativas da empresa, consulte o SERASA. Caso a empresa possua dívidas, uma alternativa à este problema pode ser a negociação deste valor no montante final da compra.
  • Calcule o montante a ser investido na compra, o prazo de retorno deste investimento, a lucratividade esperada entre outros fatores contábeis que o ajudarão a tomar a melhor decisão à respeito da aquisição.

Aspecto mercadológico

  • Acompanhe o movimento de clientes na empresa, em dias e horários diferentes durante algumas semanas. Identifique como é o fluxo de clientes no interior da loja e também no exterior dela, para perceber o potencial de novos clientes a serem conquistados;
  • Converse com clientes da empresa para conhecer o que pensam sobre ela. Faça perguntas estratégicas, perceba a imagem que a empresa passou para sua clientela em seu tempo de vida.
  • Conheça a empresa em todos os aspectos que envolvem clientes, fornecedores e colaboradores. Comprar uma empresa com o “filme queimado” no mercado pode trazer muitos prejuízos futuros.

Aspecto pessoal (do comprador)

  • Não compre uma empresa cujo ramo não seja aquilo com o qual você se identifica. Adquirir um novo negócio apenas pelo possível retorno financeiro pode ser um tiro no pé a longo prazo. Procure empresas que tenham a ver com seu ramo de atuação, ou que, pelo menos, você tenha conhecimento técnico para gerir.

Estas são algumas dicas que vão nortear seu processo decisório. Analise as informações coletadas, faça os cálculos do investimento, converse com especialistas no assunto e retire o melhor de todos estes aspectos. Saiba exatamente o que está fazendo.

Muitos empreendedores acreditam que apenas o fato de comprar uma nova empresa já garante que tudo que esteve de ruim por lá irá desaparecer. Sabemos bem que esta não é a relidade, por isso é preciso tomar decisões acertadas antes e depois da compra. Afinal, não é só porque uma empresa mudou de dono que os clientes vão começar a gostar mais dela, certo?

Agora, nós queremos ouvir você. Quais dicas você daria para quem quer comprar uma empresa ativa? Participe através dos comentários.

1 COMENTÁRIO

  1. [...] O que analisar na hora de comprar uma empresa? [...]

Deixe um comentário