A metodologia 5S tem sido desenvolvida de forma eficaz e participativa nas empresas através de fundamentos de fácil compreensão e capacidade de apresentar resultados expressivos.  Isso responde a questão daqueles que se perguntam: “por que cada vez mais empresas investem na aplicação dos 5S?” A resposta é simples: porque é uma ferramenta baseada em idéias simples e que podem trazer grandes benefícios para as empresas.

Leia também: Conheça os segredos da implantação da metodologia 5s.

5s

Princípios do 5S

O conceito de 5S possui como base as cinco palavras japonesas cujas iniciais formam o nome do programa. As palavras são Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, que migradas para o Português foram traduzidas como “sensos”, visando não descaracterizar a nomenclatura do programa. São eles: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina. Vejamos separadamente os conceitos de cada um dos 5S:

1) SEIRI – Senso de Utilização

Significa utilizar materiais, ferramentas, equipamentos, dados, etc. com equilíbrio e bom senso. Onde é realizado o descarte ou realocação de tudo aquilo considerado dispensável para realização das atividades. Os resultados da aplicação do Senso de Utilização são imediatamente evidenciados.

  • Ganho de espaço
  • Facilidade de limpeza e manutenção
  • Melhor controle dos estoques
  • Redução de custos
  • Preparação do ambiente para aplicação dos demais conceitos de 5S

2) SEITON – Senso de Organização

O senso de organização pode ser interpretado como a importância de se ter todas as coisas disponíveis de maneira que possam ser acessadas e utilizadas imediatamente. Para isto devem-se fixar padrões e utilizar algumas ferramentas bem simples como painéis, etiquetas, estantes, etc. Tudo deve estar bem próximo do local de uso e cada objeto deve ter seu local específico. Podemos identificar como resultados do senso de organização:

  • Economia de tempo;
  • Facilidade na localização das ferramentas;
  • Redução de pontos inseguros.

3) SEISO – Senso de Limpeza

A tradução para a palavra Seiketsu é limpeza. Este senso define a importância de eliminar a sujeira, resíduos ou mesmo objetos estranhos ou desnecessários ao ambiente. Trata-se de manter o aceio do piso, armários, gavetas, estantes, etc. O senso de limpeza pode ir além do aspecto físico, abrangendo também o relacionamento pessoal onde se preserva um ambiente de trabalho onde impere a transparência, honestidade, franqueza e o respeito. A aplicação do senso de limpeza traz como resultado:

  • Ambiente saudável e agradável;
  • Redução da possibilidade de acidentes;
  • Melhor conservação de ferramentas e equipamentos;
  • Melhoria no relacionamento interpessoal.

4) SEIKETSU – Senso de Padronização e Saúde

O senso de padronização é traduzido na fixação de padrões de cores, formas, iluminação, localização, placas, etc. Como abrange também o conceito de saúde, é importante que sejam verificados o estado dos banheiros, refeitórios, salas de trabalho, etc. afim de que sejam identificados problemas que afetam a saúde dos colaboradores como os problemas ergonômicos, de iluminação, ventilação, etc. Este senso tem como principal finalidade manter os 3 primeiros S’ (seleção, ordenação e limpeza) de forma que eles não se percam. Podem-se evidenciar como principais resultados da aplicação deste conceito:

  • Facilidade de localização e identificação dos objetos e ferramentas;
  • Equilíbrio físico e mental;
  • Melhoria de áreas comuns (banheiros, refeitórios, etc);
  • Melhoria nas condições de segurança.

5) SHITSUKE – Senso de Disciplina ou Autodisciplina

A última etapa do programa 5S é definida pelo cumprimento e comprometimento pessoal para com as etapas anteriores. Este senso é composto pelos padrões éticos e morais de cada indivíduo. Esta etapa estará sendo de fato executada quando os indivíduos passam a fazer o que precisa ser feito mesmo quando não há a vigilância geralmente feita pela chefia ou quando estendem estes conceitos para a vida pessoal demonstrando seu total envolvimento. Diante de um ambiente autodisciplinado a cerca dos princípios 5S é possível que se tenha:

  • Melhor qualidade, produtividade e segurança no trabalho;
  • Trabalho diário agradável;
  • Melhoria nas relações humanas;
  • Valorização do ser humano;
  • Cumprimento dos procedimentos operacionais e administrativos;

A convivência com os cinco sensos apresentados leva os indivíduos a compreenderem melhor o seu papel dentro de uma organização e os torna parte da pirâmide dos resultados alcançados, fazendo nascer a consciência de que é preciso ser disciplinado mesmo quando não há cobranças. Por isso, os Programas de Qualidade têm auxiliado as empresas no processo de melhoria contínua dos produtos ou serviços, principalmente através da mudança cultural, a fim de se obter a vantagem competitiva necessária que será colhida a curto, médio e longo prazo.

E vocês, tem alguma experiência com 5S para compartilhar? Deixem seus comentários abaixo. Vamos discutir o tema!

48 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de saber se o Tema:5’S é um tema relevante para um estudo de conclusao de curso, onde eu trabalho nao utiliza estes sensos de forma clara, pois na verdade toda empresa utiliza um pouco desse estudo ate mesmo sem conhecer.
    Eu considero importante.

    • Silvia, boa noite.

      Acredito muito na relevância deste tema. Este post é exatamente uma adaptação do meu trabalho de conclusão de curso que foi baseado no estudo de caso de uma empresa que introduziu os conceitos de 5S na organização.
      Você tem razão, muitas empresas utilizam as idéias do 5S. Isto é válido, porém é preciso criar um bom planejamento para execução todas as etapas de implantação do programa, caso contrário é bem possível que resultados consideráveis e duradouros não sejam obtidos.

      Um abraço.

  2. O Tema é realmente importante, mas acredio que não seja necessário esperar a empresa adotar o programa para começar a utilizar os seus conceitos.
    Acredito que a principal mudança deste programa está em nós mesmos. Ter disciplina é como tomar um remédio amargo, sabemos que funciona, mas o gosto muitas vezes é ruim.
    No meu caso a empresa em trabalho também não usa estes conceitos claramente, mas pretendo começar a usá-lo no meu setor de trabalho. Quem sabe assim começando com um grupo pequeno de pessoas, não consigo um bom resultado e depois isso pode se tornar uma conduta profissional para em seguida tornar-se uma mentalidade profissional?

    • Olá Carlos Fernando.
      Você citou uma das palavras-chave para bons resultados da utilização de qualquer metodologia: disciplina. As idéias básicas do 5S, como por exemplo limpeza e organização, podem ( e devem!) ser colocadas em prática em qualquer empresa mesmo que não haja uma estrutura de implantação por etapas definida, porém esta definição funciona como alicerce dos resultados futuros.
      Boa noite.

      • É verdade. Mas como é difícil convencer as pessoas de praticar estes conceitos. Duas ou três semanas atrás tivemos uma reunião de equipe e eu apresentei os conceitos do programa 5s aos meus colegas de trabalho, já no início senti uma tremenda resistência. Mas meu superior comprou a ideia e aí entãocomecei o trabalho de convencimento. Ficamos 2 horas na sala quando então todos aceitarão tentar mudar e cumprir com a proposta. Pois bem, se passaram três semanas e só eu mudei. Ninguém cumpriu com o prometido.

        Você observou isso durante o seu trabalho ou nas experiências que pôde acompanhar mais de perto durante a implantação deste programa?
        Como foi resolvido este tipo de conflito?

        • Olá Carlos Fernando!
          Respondendo suas perguntas:
          Sim, encontrei muitas pessoas que resistiam as ideias e pior, pessoas que fingiam cumprir a proposta e quando viramos as costas falavam ou pensavam “duvido que isto vai dar certo aqui…” Este post foi uma introdução ao 5S, para aqueles que ainda não conheciam a metodologia, mas como houveram algumas dúvidas com o processo de implantação irei postar algo com as etapas da implementação.
          Voltando a sua pergunta…uma boa maneira de resolver esta questão é a cobrança constante por parte das chefias e também os ciclos de auditorias onde os setores são avaliados constantemente e têm seus resultados divulgados para toda empresa. No caso de uma empresa pequena, as auditorias podem ser feitas avaliando funcionário por funcionário e não por setores como nas empresas grandes. Em função dessa resistência inicial a implantação começa pelos 4 primeiros S’s pois é quase impossível atingir o senso de Auto disciplina no primeiro instante.

          Um abraço.

  3. OLÁ CLÁUDIA.

    ESTOU BUSCANDO MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O 5S TO APRENDENDO AGORA ESSA FERRAMENTA USANA NAS EMPRESAS,PORQUE VOU GERENCIAR UM DEPARTAMENTO DE ARQUIVO NA MINHA EMPRESA E QUERO IMPLANTAR ESSE SISTEMA PESSO MATERIAL E AJUDA.

    EMAIL PRA CONTATO ENVIAR POR GENTILEZA. TECNICOLUIZ83@GMAIL.COM

    GRATO DESDE JÁ.

    LUIZ CARLOS DA SILVA

  4. Olá Cláudia,
    Gostei do seu artigo: simples e direto, como o 5S deve ser.
    Tive a oportunidade de trabalhar na Toyota, Alcoa, Schneider Electric e agora estou na Phonak, e posso dizer que o 5S, quando bem aplicado, é um poderoso diferencial competitivo para a empresa.
    Já vi muitas iniciativas de 5S, inclusive relatos de empresas que criaram “Departamentos de 5S”, com auditorias, relatórios, planos de ação, reuniões, etc. Porém tudo isto foge à essência do programa, que é simplificar os processos e tornar o ambiente de trabalho mais produtivo.
    De certo modo, as empresas japonesas aplicam melhor o conceito, com o principal executivo puxando o programa e apontando melhorias de forma informal, porém incisiva. Por exemplo: o diretor vai para a fábrica e notifica o supervisor que a vassoura está fora do local correto; se no dia seguinte a vassoura continua fora do local correto, é motivo de repreensão. Com o programa coordenado desta forma, nunca mais a vassoura ficará fora do lugar e o programa se torna o dia-a-dia da empresa.
    Em vez disso, os executivos das empresas ocidentais delegam a verificação do 5S para a Qualidade ou para outra pessoa, tornando o programa mais fraco e muitas vezes existente somente no papel.

  5. Olá Marcos!
    Primeiramente obrigada por enriquecer o post com seu comentário.
    Creio que já possui uma boa bagagem sobre o assunto visto que a Toyota é um modelo de empresa quanto aos conceitos de 5S.
    Concordo contigo sobre a questão do envolvimento do alto nível hierarquico da empresa na cobrança da aplicação desta ferramenta. Isto é fundamental para o sucesso do programa uma vez que no início a resistência dos funcionários pode ser grande e delegar essa cobrança à pessoas não seriamente envolvidas pode fazer com certeza com que o programa fracasse.

    Um abraço e não deixe de nos visitar.

  6. […] pessoal! Este é um complemento do post “O que é a metodologia 5S e como ela é utilizada” publicado há algum tempo aqui no blog e que até hoje nos gera comentários enriquecedores, […]

  7. Boa noite, Claúdia, sou professora de ginástica laboral em uma empresa em campinas e gostaria muito de implantar a metologia 5s, mas é tudo novo para mim, adorei o artigo e gostaria de mais detalhes de como posso agir , para implantar.Obrigada e parabéns, por nos trazer novidades, que possa melhor o nosso "ser", este que devido a correria do dia- dia, esquecemos dos outros "seres". Muito obrigada, um abraço e fica com DEUS.

    • Boa tarde Rita!
      Primeiramente obrigada por suas palavras. Nos gratifica muito saber que estamos atingindo nosso objetivo que é levar conhecimento àqueles que enxergam a importância de se manter atualizado!
      Em relação a sua pergunta sobre como proceder na implantação do 5S, escrevi há um tempo atrás um post em complemento a este, intitulado “Os segredos da implantação da metodologia 5S” (que você poderá encontrar nas minhas publicações anteriores), creio que ele vá esclarecer muitas de suas dúvidas. Quanto a possibilidade de aplicação da ferramenta em sua realidade isso é possível com certeza visto que o 5S é uma ferramenta tão versátil e flexível a ponto de podermos utilizá-la até mesmo em nossa vida pessoal.
      Espero ter ajudado.
      Não deixe de nos visitar e conte conosco no caso de dúvidas.
      Grande abraço.

  8. É a professora, novamente.Gostaria de saber, se há em Campinas, algum local que já multiplique(palestras ou cursos), o método 5s. Obrigada novamente.

  9. o conceito do 5s sao ultilizados pelas grande empresas porque elas tem representaçoes no mundo e principalmente com os investidores, mais na grande maioria das pequenas e medias empresas elas praticamente nao conhece o que significa o 5s, poucos sao os empresarios ou funcionarios que trabalham com qualidade.

  10. o conceito do 5s sao ultilizados pelas grande empresas porque elas tem representaçoes no mundo e principalmente com os investidores, mais na grande maioria das pequenas e medias empresas elas praticamente nao conhece o que significa o 5s, poucos sao os empresarios ou funcionarios que trabalham com qualidade.

  11. Bom dia, Cláudia
    Meu nome é wilson estudante engenharia da produção, adorei seu site para fins de elaborar um projeto na faculdade sobre o 5S onde encontrei fontes ricas em seu site, gostaria de obter indicação de alguns livros no qual quero usa-lo também no projeto.
    serei muito grato pela ajuda e que Deus continue lhe abençoando cada vez mais.
    trabalho na nestle nordeste em feira de santana-bahia.

    abraço!
    wilson

  12. Bom Dia Cláudia, fiz minha monografia sobre o 5s, ao corrigir meu professor diz que eu deveria citar Juran, Ishikawa e Deming, só que estou com muita dificuldade para encontrar livros que citem especificamente 5s, eles são todos muito abrangentes e falam quase nada dos 5s, encontrei autores nacionais no qual meu trabalho foi baseado e diversas páginas na internet. Vc poderia por favor me ajudar, citando algum livro destes autores que contenha 5s? obrigada,

  13. Ola Claudia bom dia ,tudo bem estou fazendo curso de logistica empresarial ,e tenho que apresentar um trabalho que fala sobre 5w h2 vc tem algun conhecimento ???

  14. Boa tarde Cláudia, também trabalho na área de PCM (Planejamento e Controle de Manutenção), já trabalhei em uma empresa (Frigorifico Bertin) que utilizava o 5S e dava muita importancia a essa ferramenta e estou interessado em implantar aqui no nosso setor, gostaria de saber qual a forma mais adequada dessa implanação, sabendo que podemos ter alguma resistência no começo, por isso quero implantar gradativamente, se puderes me enviar a resposta também pelo e-mail acima cadastrado, agradeço. Obrigado pela atenção,

  15. Amei está máteria, estava pesquisando o método dos 05S! pois estou fazendo o 1ª ano de adm.depois de um longo tempo sem estudo. e achei muito interessante. Pretendo usar em tudo que for possível, seja profissional ou pessoal.
    Obrigada
    Rosangela

  16. Sou da secretaria de Abastecimento,prefeitura Municipal de Barueri,SP estamos implantando 5S e esta matéria me tem ajudado muito,nossos agradecimentos faço parte da equipe Barueri Sustentável e nos tem sido de auxilio.

  17. Bom dia Cláudia, trabalho nesta área de qualidade e auditoria interna. Estamos lutando para implantarmos essa filosofia e como qualquer novo projeto que esta sendo implantado, gera desconforto aos demais, pois quase todos os colaboradores são resistente a mudanças. Aqui nós encaramos esse conceito como uma filosofia. Você tem alguma dica sobre como podemos iniciar o projeto, de repente criando algum evento tipo “semana 5S” e cada dia da semana explicamos e colocamos em pratica um conceito?

    Qual seu e-mail?

    Desde já agradeço sua atenção;
    Grato

    Luiz Henrique de Campos

  18. Implantei o 5´s na empresa onde trabalho, e posso afirmar que a tarefa mais difícil é a mudança de comportamento dos colaboradores. Para inicio, aconselho fazer a “semana 5s” explicando o conceito, mostrando fotos de antes e depois, etc. Depois definir as áreas, delegar responsáveis para cada uma delas, montar cronograma para auditorias internas e fazer algum tipo de competição por setor. Isso motiva bastante os colaboradores a agirem. A implantação leva tempo, porém traz excelentes resultados para a organização!

  19. gostaria de saber se quando utilizamos essa ferramenta antes do treinamento colocando como ponto de partida p\que as pessoas que vc vai treinar entenda o restante do programa a ser repassado,geralmente o que acontece que se percebe depois o que realmente precisa ser feito,em relação dos 5ss eu sou Rose Mary Lima Meireles trabalho como facilitadora de treinamento,a minha empreza e uma distribuidora de produtos de lavanderia e higienização,sendo que quando eu vou orienta-los eu acabo discobrindo q.precisa prepara-los com os 5ss por isso q.estou pedindo ajuda ok eguardo retorno

  20. Olá Claudia, boa noite. Trabalho numa multinacional onde estamos tentando implantar o sistema 5s, porém por tratar-se de uma empresa grande, com mais de 200 funcionário, estamos com certas dificuldades de como começar a implantar, principalmente em fazer com que os funcionários acreditem que isso pode mudar o processo de trabalho para melhor. Pediria a gentileza que me desse uma orientação de como começar. Não tenho formação nessa área, mas a sede de ver minhas idéias em ação contam muito. Desde já eu agradeço.

  21. boa noite eu queria saber se é possível enviar-me ou dar-me nome sites para eu poder obter mais informação do género de vídeos, ilustrações para poder por em pratica na empresa de um amigo.

  22. Oi Claudia,

    – A aplicação dos conceitos da metodologia 5S, realmente, fazem a diferença no ambiente de trabalho?
    – É mais difícil aplicar os princípios do 5S ou mantê-los?
    O que seria mais importante, as alterações na dimensão física ou as alterações comportamentais na implantação do método 5S? E por que?

  23. Muito legal o site falar dessas ferramentas. Sou estagiária em uma multinacional, localizada na ZFM, e na empresa eles utilizam essa ferramenta. Principalmente por ser japonesa. Muitas pessoas não sabem da existência dessa ferramenta, o que é lamentável. E sim, a ferramenta funciona perfeitamente em alguns setores, como o eu, e não tão perfeitamente em outros.

  24. Olá pessoas interessadas em 5s!
    Gostei muito do blog também. Pena que não há respostas para as perguntas, o que deixa a desejar.

    Bom, gostaria de ajudar aos interessados em colocar em pratica o 5S. Já trabalhei em uma multinacional e fui auditor de 5S. Estou implantando em uma grande empresa brasileira. (Estou em fases)

    Vamos lá,

    1 – O primeiro passo é você, (implantador ou líder de equipe) que deve conhecer e entender como funciona o 5s. A melhor forma de aplicar, de repassar, de treinar, o que nesse ultimo caso muitas das vezes vocês terão que treinar até o dono ou o seu superior, por exemplo.

    2 – Você deve ter em mente que o 5s é feito por fases, então o tempo para cumprir cada etapa deve ser o mais real possível. Pois, se você chegar ao ultimo S, que é disciplina e autodisciplina, sem ter colocado os S’s anteriores de forma clara, bem realizada, você perdera tudo, e o necessário sera retornar desde o início.

    3 – Faça com que os lideres, gerentes, ou quem quer que seja, entenda que o 5s não é conscientização e sim uma sensibilização. Pois, creio eu que todos que trabalham na empresa com você não são loucos, e por fim pessoas racionais e conscientes daquilo que fazem ou praticam. Então as pessoas devem ser sensibilizadas para mudar seu comportamento, sua atitude, aprimorar o comprometimento e outras boas mudanças que o 5s proporciona. Sensibilize e não conscientize. Conscientização é questão de caráter e honestidade.

    4;5;6;7

    Caso queiram ajuda, me envie um e-mail.
    Abraços,
    Paulo Roberto
    paulo_felipe91@hotmail.com

  25. bom dia. Gostei muito dessa informação ,pois é muito bom saber que o ambiente de trabalho ,pode se torna um lugar mais organizado e melhor de se conviver. Atraves da utilização do 5s , porém todos devem fazer cada um a sua parte. Muito obrigado

  26. bom dia .
    È muito bom poder ter acesso a essa informação ,e poder saber que podemos ter um ambiente de trabalho melhor atráves da utilização do 5s .
    Obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA