O que é a metodologia 5s e como ela é utilizada

282 Flares 282 Flares ×

A metodologia 5S tem sido desenvolvida de forma eficaz e participativa nas empresas através de fundamentos de fácil compreensão e capacidade de apresentar resultados expressivos.  Isso responde a questão daqueles que se perguntam: “por que cada vez mais empresas investem na aplicação dos 5S?” A resposta é simples: porque é uma ferramenta baseada em idéias simples e que podem trazer grandes benefícios para as empresas.

Leia também: Conheça os segredos da implantação da metodologia 5s.

O que é a metodologia 5s e como ela é utilizada

Princípios do 5S

O conceito de 5S possui como base as cinco palavras japonesas cujas iniciais formam o nome do programa. As palavras são Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, que migradas para o Português foram traduzidas como “sensos”, visando não descaracterizar a nomenclatura do programa. São eles: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina. Vejamos separadamente os conceitos de cada um dos 5S:

1) SEIRI – Senso de Utilização

Significa utilizar materiais, ferramentas, equipamentos, dados, etc. com equilíbrio e bom senso. Onde é realizado o descarte ou realocação de tudo aquilo considerado dispensável para realização das atividades. Os resultados da aplicação do Senso de Utilização são imediatamente evidenciados.

  • Ganho de espaço
  • Facilidade de limpeza e manutenção
  • Melhor controle dos estoques
  • Redução de custos
  • Preparação do ambiente para aplicação dos demais conceitos de 5S

2) SEITON – Senso de Organização

O senso de organização pode ser interpretado como a importância de se ter todas as coisas disponíveis de maneira que possam ser acessadas e utilizadas imediatamente. Para isto devem-se fixar padrões e utilizar algumas ferramentas bem simples como painéis, etiquetas, estantes, etc. Tudo deve estar bem próximo do local de uso e cada objeto deve ter seu local específico. Podemos identificar como resultados do senso de organização:

  • Economia de tempo;
  • Facilidade na localização das ferramentas;
  • Redução de pontos inseguros.

3) SEISO – Senso de Limpeza

A tradução para a palavra Seiketsu é limpeza. Este senso define a importância de eliminar a sujeira, resíduos ou mesmo objetos estranhos ou desnecessários ao ambiente. Trata-se de manter o aceio do piso, armários, gavetas, estantes, etc. O senso de limpeza pode ir além do aspecto físico, abrangendo também o relacionamento pessoal onde se preserva um ambiente de trabalho onde impere a transparência, honestidade, franqueza e o respeito. A aplicação do senso de limpeza traz como resultado:

  • Ambiente saudável e agradável;
  • Redução da possibilidade de acidentes;
  • Melhor conservação de ferramentas e equipamentos;
  • Melhoria no relacionamento interpessoal.

4) SEIKETSU – Senso de Padronização e Saúde

O senso de padronização é traduzido na fixação de padrões de cores, formas, iluminação, localização, placas, etc. Como abrange também o conceito de saúde, é importante que sejam verificados o estado dos banheiros, refeitórios, salas de trabalho, etc. afim de que sejam identificados problemas que afetam a saúde dos colaboradores como os problemas ergonômicos, de iluminação, ventilação, etc. Este senso tem como principal finalidade manter os 3 primeiros S’ (seleção, ordenação e limpeza) de forma que eles não se percam. Podem-se evidenciar como principais resultados da aplicação deste conceito:

  • Facilidade de localização e identificação dos objetos e ferramentas;
  • Equilíbrio físico e mental;
  • Melhoria de áreas comuns (banheiros, refeitórios, etc);
  • Melhoria nas condições de segurança.

5) SHITSUKE – Senso de Disciplina ou Autodisciplina

A última etapa do programa 5S é definida pelo cumprimento e comprometimento pessoal para com as etapas anteriores. Este senso é composto pelos padrões éticos e morais de cada indivíduo. Esta etapa estará sendo de fato executada quando os indivíduos passam a fazer o que precisa ser feito mesmo quando não há a vigilância geralmente feita pela chefia ou quando estendem estes conceitos para a vida pessoal demonstrando seu total envolvimento. Diante de um ambiente autodisciplinado a cerca dos princípios 5S é possível que se tenha:

  • Melhor qualidade, produtividade e segurança no trabalho;
  • Trabalho diário agradável;
  • Melhoria nas relações humanas;
  • Valorização do ser humano;
  • Cumprimento dos procedimentos operacionais e administrativos;

A convivência com os cinco sensos apresentados leva os indivíduos a compreenderem melhor o seu papel dentro de uma organização e os torna parte da pirâmide dos resultados alcançados, fazendo nascer a consciência de que é preciso ser disciplinado mesmo quando não há cobranças. Por isso, os Programas de Qualidade têm auxiliado as empresas no processo de melhoria contínua dos produtos ou serviços, principalmente através da mudança cultural, a fim de se obter a vantagem competitiva necessária que será colhida a curto, médio e longo prazo.

E vocês, tem alguma experiência com 5S para compartilhar? Deixem seus comentários abaixo. Vamos discutir o tema!

39 COMENTÁRIOS

  1. gostaria de saber se quando utilizamos essa ferramenta antes do treinamento colocando como ponto de partida p\que as pessoas que vc vai treinar entenda o restante do programa a ser repassado,geralmente o que acontece que se percebe depois o que realmente precisa ser feito,em relação dos 5ss eu sou Rose Mary Lima Meireles trabalho como facilitadora de treinamento,a minha empreza e uma distribuidora de produtos de lavanderia e higienização,sendo que quando eu vou orienta-los eu acabo discobrindo q.precisa prepara-los com os 5ss por isso q.estou pedindo ajuda ok eguardo retorno

  2. Olá Claudia, boa noite. Trabalho numa multinacional onde estamos tentando implantar o sistema 5s, porém por tratar-se de uma empresa grande, com mais de 200 funcionário, estamos com certas dificuldades de como começar a implantar, principalmente em fazer com que os funcionários acreditem que isso pode mudar o processo de trabalho para melhor. Pediria a gentileza que me desse uma orientação de como começar. Não tenho formação nessa área, mas a sede de ver minhas idéias em ação contam muito. Desde já eu agradeço.

  3. boa noite eu queria saber se é possível enviar-me ou dar-me nome sites para eu poder obter mais informação do género de vídeos, ilustrações para poder por em pratica na empresa de um amigo.

  4. Oi Claudia,

    - A aplicação dos conceitos da metodologia 5S, realmente, fazem a diferença no ambiente de trabalho?
    - É mais difícil aplicar os princípios do 5S ou mantê-los?
    O que seria mais importante, as alterações na dimensão física ou as alterações comportamentais na implantação do método 5S? E por que?

  5. Muito legal o site falar dessas ferramentas. Sou estagiária em uma multinacional, localizada na ZFM, e na empresa eles utilizam essa ferramenta. Principalmente por ser japonesa. Muitas pessoas não sabem da existência dessa ferramenta, o que é lamentável. E sim, a ferramenta funciona perfeitamente em alguns setores, como o eu, e não tão perfeitamente em outros.

Deixe um comentário