Conhecendo bem o mundo acadêmico e seus trabalhos mirabolantes que costumam deixar os estudantes de cabelos em pé, vou (re)começar hoje uma série sobre as ferramenta de gestão mais utilizadas. E após já ter falado há um tempo sobre cadeia de valor e mais detalhadamente sobre Balanced Score Card – BSC (parte 1) e (parte 2), hoje falarei sobre a ferramenta 5W2H. Você sabe o que é e para que serve? Então fique de olho!

O que é o 5W2H?

O 5W2H, basicamente, é um checklist de determinadas atividades que precisam ser desenvolvidas com o máximo de clareza possível por parte dos colaboradores  da empresa. Ele funciona como um mapeamento destas atividades, onde ficará estabelecido o que será feito, quem fará o quê, em qual período de tempo, em qual área da empresa e todos os motivos pelos quais esta atividade deve ser feita. Em um segundo momento, deverá figurar nesta tabela (sim, você fará isto em uma tabela) como será feita esta atividade e quanto custará aos cofres da empresa tal processo.

Esta ferramenta é extremamente útil para as empresas, uma vez que elimina por completo qualquer dúvida que possa surgir sobre um processo ou sua atividade. Em um meio ágil e competitivo como é o ambiente corporativo, a ausência de dúvidas agiliza e muito as atividades a serem desenvolvidas por colaboradores de setores ou áreas diferentes. afinal, um erro na transmissão de informações pode acarretar diversos prejuízos à sua empresa, por isso é preciso ficar atento à essas questões decisivas, e o 5W2H é excelente neste quesito!

Por que 5W2H?

O nome desta ferramenta foi assim estabelecido por juntar as primeiras letras dos nomes (em inglês) das diretrizes utilizadas neste processo. Abaixo você pode ver cada uma delas e o que elas representam:

What – O que será feito (etapas)
Why – Por que será feito (justificativa)
Where – Onde será feito (local)
When – Quando será feito (tempo)
Who – Por quem será feito (responsabilidade)
How – Como será feito (método)
How much – Quanto custará fazer (custo)

Há ainda outros 2 tipos de nomenclatura para esta ferramenta, o 5W1H (onde exlui-se o “H” referente ao “How much”) e o mais recente 5W3H (onde inclui-se o “H” referente ao “How many”, ou Quantos). Todas elas podem ser utilizadas perfeitamente dependendo da necessidade do gestor, respeitando sempre as características individuais.

Como utilizar?

Antes de utilizar o 5W2H é preciso que você estabeleça uma estratégia de ação para identificação e proposição de soluções de determinados problemas que queira sanar. Para isso pode-se utilizar de brainstorm para se chegar a um ponto comum. É preciso também ter em conta os seguintes pontos:

  • Tenha certeza de estar implementando ações sobre as causas do problema, e não sobre seus efeitos;
  • Tenha certeza que suas ações não tenham qualquer efeito colateral, caso contrário deverá tomar outras ações para eliminá-los;
  • É preciso propor diferentes soluções para os problemas analisados, certificando-se dos custos aplicados e da real eficácia de tais soluções.

Me dá um exemplo?

Sim, claro! Ao planejar determinada atividade gerencial, você deve responder às  7 perguntas citadas acima com clareza e objetividade. Logo após, você deverá elaborar uma tabela explicativa sobre tudo o que foi planejado. Abaixo segue o esboço bem simples de uma planilha de 5W2H. Ela pode ser configurada da maneira que o utilizador achar melhor (linhas, colunas, cores etc). Mas sempre seguindo o modelo de especificar, ao máximo, todas as etapas do processo. Caso contrário o 5W2H perde a sua função.

Conheça mais exemplos de utilização do 5w2h.

5W2H

(Clique para ampliar)

A ferramenta 5w2h é uma das mais fáceis de ser implementada e traz grandes benefícios para os gestores e suas atividades organizacionais. Por isso, não deixe de utilizá-la em seu dia-a-dia empresarial. Você só tem a ganhar!

E aí, o que achou desta ferramenta? Já trabalha com ela e quer contar suas experiências? Deixe um comentário e compartilhe sua opinião com nossos leitores!

172 COMENTÁRIOS

  1. Ola
    Preciso de uma ajuda preciso encaixar este conceito na minha monografia sobre implantar um serviço de pós venda na empresa vc pode me ajudar? Porém preciso de uma resposta urgente tenho q entregar para correção amanhã
    grata
    Rosangela

  2. Olá, gostei muito da sua explicação detalhadamente sobre 5W2H, eu estava justamente procurando sobre isso e achei seu blog..super dez….tenho prova amanha e to estudando sobre isso que faz parte da diciplina de gerenciamento de qualidade do meu curso de GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM,,tbm vou ver aqui no seu blog, sobre BALANCED SCORE CARD…concerteza irá me ajudar…obrigada..beijus no coração..vc é dez…Selma

    SP/CAPITAL

    • Olá Selma, tudo bom?
      Fico muito feliz em saber que a ajudei em seu estudo. É justamente pra isso que escrevemos aqui, para trazer sempre conhecimento de qualidade para os nossos leitores. Que bom que este artigo te ajudou.
      Continue conosco, estamos preparando uma série bem legal sobre outras ferramentas de gestão.

      Obrigado pela visita.
      Um abraço

  3. Boa tarde Gustavo, definitivamente seu resumo detalhado e ao mesmo tempo objetivo me salvou de cometer uma gaff no meu novo trabalho, fui convidado a ser Gestor Comercial de uma grande marca de Cursos de Informatica em São José do Rio Preto – Interior de SP, foi solicitado pelo proprietário da empresa que mandasse um e-mail com o 5W2H dos processos que iria implantar e mesmo com 10 anos de experiência em gestão não conhecia essa opção de Check List.
    Muito obrigado e parabéns pelo BLOG.

    • Olá Reverson,
      Seu comentário me enche de alegria. Saber que o ajudamos em uma tarefa tão importante é muito gratificante. Espero que tenha muito sucesso neste novo trabalho.
      Trabalho para trazer sempre o melhor conteúdo para os leitores e seu e-mail me deixou ainda mais motivado.
      Continue conosco!

      Grande abraço e sucesso!

  4. Gustavo,

    Muito bom seu trabalho, parabéns. Consegui tirar dúvidas sobre a ferramenta 5W2H. Também é interessante as ferramentas e métodos do MASP(Metodologia de Análise e solução dos problemas, tais como:

    1- Estratificar
    2- Folha de verificação
    3- Gráfico de Pareto
    4- Diagrama de causa e efeito
    5- Diagrama de correlação
    6- Histograma
    7- Carta de controle(e gráficos)

    Belíssimo trabalho é transformar análise em conhecimento e você faz isso, parabéns.

    Fabricio

    • Olá Fabrício, tudo bom?

      Fico muito feliz que meu post tenha sido útil pra você também.
      Confesso que não conheço o MASP, mas vou procurar saber um pouco mais sobre esta ferramenta. Muito obrigado pela contribuição e pelo elogio.
      Continue acompanhando nosso blog.
      Um grande abraço!

  5. olá Gustavo, moro aqui em jpessoa na paraiba, sou pedagoga e estou fezendo especialização em GESTÃO ADMINISTRATIVA E PRODUTIVIDADE com a sua ajuda estou concluindo uma pesquisa muito interessante adorei.Parabens

    • Olá Maria, tudo certo?
      Que ótimo saber que nosso texto esta ajudando em sua pesquisa.
      Fico muito feliz. Espero que outros textos produzidos aqui também possam ajudá-la.
      Continue conosco! Sucesso em sua pesquisa.
      Grande abraço!

  6. Legal gostei muito deste blog, gostária de estar recebendo novidades tanto na área administrativa quanto produtiva, e obviamente se eu tiver alguma novidade nas áreas, irei compartilhar com os colegas.

  7. Otimo post, muito bem explicado e exemplificado.
    pessoas como você fazem a INTERNET ter sentido.
    Boa sorte!!!
    Farmacêutico

  8. Esse post ficou realmente muito bom, melhores q outros q eu havia visto e ñ me ajudaram em qse nada. O seu post me ajudou muito.
    Vlw.

  9. Oi, estou cursando adm, e por conta de um trabalho que devo apresentar pesquiso sobre essa ferramenta 5w2h. seu post foi esclarecedor, mas caso tenha mais material e exemplos ficarei ainda mais grata.

    obrigada.

  10. Olá!gustavofereand fique muito contemte de conhecer teu trabalho com os leitores pois vai me a judar muito; estou terminando meu curso de gestaõ da qualidade. e preciso muito da tua ajuda em material que possa me ajuda em meu curso fico muito grata ……..

  11. Parabéns pelo trabalho que está fazendo e continue contribuindo com a cultura de nosso país.
    Eu estou terminando minha graduação em administração e me apaixonei por ela, tanto que pretendo continuar e como meta começar a dar aulas em 4 anos quando me aposentarei na área industrial.
    Estou fazendo meu TCC na área de Planejamento de Manutenção, se puder me ajudar, será bem vindo.

    • Olá Valdo, tudo certo?
      Muito obrigado pelo carinho. Estamos muito motivados a continuar com nossa pequena contribuição para a cultura do Brasil. Precisamos do apoio de todos vocês para continuar assim.
      Fico feliz que esteja realizado com sua graduação, realmente a ADM é fascinante.
      Obrigado pelo comentário. Volte sempre!
      Grande abraço!

  12. Olá Gustavo,
    Vc me ajudou d . Estava preocupada como montar um trabalho sobre este assunto sem conhecer bem sobre tal. Gostaria de pedir um favor, preciso apresentar um trabalho dentro de sala sobre este assunto, será que vc pode me sugerir um dinâmica sobre este assunto?Estou cursando o 1º período do curso técnico Gestão de Processos Industriais.
    Obrigado e Parabéns.

  13. Gustavo, Estou como diretora de uma organização social bem novinha de 3 anos somente e decidimos realizar o planejamento estratégico, que estamos na fase do plano de ação. Como as ong são subdivididas em projetos e áreas as pessoas aqui acham que o 5w2h deva ser flexível, e eu acredito que ele exista justamente para não permitir brechas e, em alguns casos até revisões. Porém, sou uma jornalista com alguns cursos de adm em terceiro setor contra os administradores propriamente dito, Por favor me ajude, pois eu acredito na profissionalização do setor, mas se começarmos com driblar prazos e regras… já viu, né! Adorei o artigo. Abs.
    Jamille

  14. Gustavo,

    A Ferramenta 5W2H pode ser utilizada na identificação das causas dos problemas existentes em um processo ?

    Desde já agradeço a atenção.

    Abç,

    Luiz

    • Olá Luiz, tudo bom?

      Não posso afirmar com toda certeza, mas acredito que o 5W2H seja mais utilizado para saber quem faz o que, como, quando etc. Claro que através dele você pode identificar quem ficou a cargo de fazer o quê no processo. Mas como os processos produtivos envolvem várias variáveis, seria um pouco precipitado afirmar que quem estava escalado pra fazer tal coisa foi o responsável pelo problema como um todo. O que acha?

      Obrigado pela visita e pelo comentário. Volte sempre!
      Um abraço

  15. Encontrei as respostas para montar um plano estratégico na empresa que trabalho apliquei a ferramenta 5W2H. Excelente. Parabéns pela iniciativa e disposição de ajudar.

  16. estava navegando e quis forma um jogo de letras e encontrei esse Saint, parabens, muito importante e nos traz diversos conhecimentos, pretendo fazer algum curso com voces. obrigada, boa noite

  17. Olá Gustavo.

    Parabéns pelo conteúdo dos site. Linguagem e conteúdo modernos e com fundamentação científica.

    Parabéns.

    Prof. Adm. Cláudio Lacerda.

  18. Bom dia, Gustavo!
    Parabéns pela forma como você aborda estes assuntos, de maneira clara e objetiva.
    Estou cursando Tecnico em Administração, mas, na realidade não tenho muito interesse na área, eu fiz um concurso, aqui da minha cidade JF – MG e passei, entao resolvi entrar pra ver como era. Mas minha apostila é muito complexa e eu acabo perdendo a vontade de aprender. Porém, aqui consegui entender algumas coisas que estava com dificuldade no curso.
    Muito obrigada!

  19. Gustavo é uma pena estas ferramentas de Gestão serem tão pouco utilisadas nas Empresas Públicas.Trabalho em uma Prefeitura e consegui implantar 5W2H e outras ferramentas de qualidade como PDCA e no ano de 2009 conseguimos economisar cerca de R$1.800.000,00.Precisamos capacitar mais os Gestores Públicos para ter uma melhor eficiencia na prestaçao de serviços.

    • Olá José Germano, tudo bom?
      Concordo plenamente com você. A utilização destas ferramentas é muito importante para qualquer tipo de empresa, ainda mais para as públicas, que possuem uma cultura organizacional bem diferente. Se os gestores destas empresas começarem a usar tais ferramentas, assim como você, com certeza teremos bons resultados.
      Parabéns pela economia gerada, sem dúvidas foi uma ótima contribuição para a empresa.

      Obrigado pelo comentário! Grande abraço.

  20. Olá Gustavo.

    Gostei da explicação! Simples e direta.

    Muito legal a sua iniciativa!

    Atenciosamente,

    João Lemes

  21. Olá
    Muito interessante essa matéria sobre a 5w2h, como consigo essa ferramenta?
    Parabéns pela matéria, gostei muito.

    Beto

    • Olá José Roberto, tudo bom?!
      Esta ferramente não precisa ser adquirida, com apenas uma folha de papel ou um planilha de excel é possível aplicá-la.
      Dê uma olhada no exemplo dado no post pra entender melhor.

      Obrigado pela visita!
      Um abraço

  22. Olá

    Apliquei recentemente a ferramenta no desenvolvimento de um plano de ação em vendas com resultados acima das expectativas e custo muito baixo. Excelente, parabéns.

    • Olá Ailton, tudo bom?
      Muito bom saber que esta ferramenta auxiliou o seu trabalho com as vendas. Ela, sem dúvida, é muito útil na gestão de tarefas.
      Obrigado pela visita e pelo comentário.
      Um abraço.

    • Olá Cristiano, tudo bom?
      Com certeza é algum problema com o seu navegador. O blog está carregando normalmente, com fundo cinza e letras pretas.
      Tente usar outro navegador na próxima vez. 😉
      Obrigado pela visita.

  23. Parabéns pelas dicas.É de pessoas assim que o mundo está nescessitando e não de novelas e bbbs que não agregam nada de valor.

    abraços

    lima

  24. Boa tarde Gustavo. Estou assumindo uma area complexa na empresa que trabalho. Elaboramos uma planilha com diversos itens a serem trabalhados, uns pontuais e outros que requerem planos de ações. Estou implementando o 5W2H, pois foi a unica ferramenta que encontrei disponivel para um universo de profissionais com diversas formações. Entretanto alguns estão resistentes. Eles falam, alem de trabalhar tenho que planejar. Eu digo, voces tem que planejar para depois trabalharem com mais eficiencia e sabendo o que priorizar.

    Gostaria de saber se tem algum livro sobre este assunto. Abraço Dário

  25. Parabéns Gustavo,

    Muito bom este artigo sobre 5W2H,

    Bem especificado, justamente oque nos academicos procuramos.

    Grande abraço e Sucesso Sempre!!!

  26. Boa tarde. Gostei muito deste artigo e vai me ajudar muito num trabalho. Gostaria de saber qual a fonte (obra) de pesquisa, ou melhor, qual o autor  deste texto, pois preciso mencioná-lo no meu trabalho para não ser considerado plágio.
    Desde já grata.

    • Ola, tudo bom?!
      Muito obrigado pela visita. Fique à vontade paa mencionar nosso texto em seu trabalho. Isso nos deixa lisonjeados. Como voce pode conferir no final do post, o autor sou eu mesmo, Gustavo Periard.
      Boa sorte com seu trabalho. Boa sorte!

  27. Por Adinei – Campo Grande-MS: Bom dia Gustavo!Legal a ferramenta, estou acessando pela 1ª vez para conhecer, estou cursando “GRH” e o professor mencionou diversas vez esta ferramenta, com certeza  é útil as organizações e aos acadêmicos da área, vou conhecê-la melhor, um ótimmo inicio de semana!

    • Obrigado pela visita Adinei. Esta ferramenta é ótima e muito difundida, é importante que você a conheça sim. Bons estudos!

  28.  Everaldo eu esto estudando Tecnico em Seguraança no Trabalho e o minha professora de Gestão de Qualidade comentou muito da importancia dessa ferramenta 5w2h a ser implantada no processo das atividades nas empresas.

  29. Boa tarde, estou utilizando o 5w2h no meu TCC, gostaria de saber se tu poderias me indicar alguns autores para referencia teorica sobre o 5w2h? obrigado

  30. Boa tarde Gustavo,

    Tomei a liberdade de postar seu artigo em meu blog, pois esses conhecimentos devem ser compartilhados ao máximo, achei o artigo mto interessante e válido para o mundo corporativo, sou graduando em Administração de Empresas, qualquer coisa estamos aí.

    Osmar Santini
    Twitter: @OsmarSantini

  31. Esta ferramenta, ja velha amiga, quando da implementacao do ISO, na alepe, agora servira para nortear os nossos trabalhos na cpad. Comissao com foco na gestao de documentos e nas politicas publicas voltadas para a preservacao do meio ambiente.

  32. Olá, Gustavo,

    Gostei muito da sua explicação simples de entender sobre a matéria metodologia 5w2h.

    obrigado pela sua contribuição.

  33. Parabéns Gustavo, excelentes posts no Blog, todos muito úteis e com informaçoes que agregam conhecimento. Também sou apaixonado por essa ciencia chamada Administraçao. Abraços.

    • Olá Mateus, tudo bom?
      Muito obrigado pelas palavras. Bom saber que também é um apaixonado por ADM.
      Visite-nos sempre que precisar, será um prazer.
      Grande abraço e obrigado pelo comentário.

  34. olá gustavo…muito bom post…hà uns anos li um texto ou vi uma reportagem (não lembro direito )falando sobre esta técnica mas voltada à redação, desde então procuro aplicá-la, e funciona..agora, direcionada à administração, ainda não tinha percebido sua importância…vou aplicá-la também nos negócios…obrigado…um abraço…

  35. Ola Gustavo, muito boa essa post, esclareceu muito as minhas duvidas, vou aplicá-la melhor em meu trabalho.Abraços

  36. Oi Gustavo,
    Observe que há uma inversão entre o conceito e a planilha acima, nas linhas 5 e 8.(Correto: 5 = Where – Onde/local e 8 = How – Como/Método).
    abs e o maior apoio ao seu excelente trabalho!
    Roberta Ramone

    • Olá Roberta, tudo bom?
      Na verdade, a ordem na planilha não precisa necessariamente seguir a ordem dos elementos na sigla. Você pode organizá-la como quiser para seu melhor entendimento.
      Obrigado pelo comentário e pela visita. Volte sempre!
      Um abraço!

  37. Olá, um amigo me falou sobre essa ferramenta e me enviou esse link, já que eu estava atrás de temas para monografia. Achei muito interessante, será que eu conseguiria fazer um tcc, sobre ele? Você poderia me ajudar me dando alguma ideia de como posso basear o trabalho sobre essa ferramenta?!
    Obrigada
    Byanca Oliveira

    • Olá Byanca, tudo bom?
      Obrigado pela visita.
      Bom, você poderia abordar alguma aplicação da ferramenta em uma empresa, por exemplo. Mas acho que falar somente sobre ela seria um pouco mais complicado, uma vez que sua utlização é bem simples. Converse com seu orientador e veja a opinião dele sobre as possibilidades.
      Agradeça ao seu amigo pela indicação de nosso blog! Voltem sempre que precisar.
      Grande abraço!

  38. Bom dia Gustavo,

    você saberia me explicar mais ou menos o que o 5W2H tem em comum no Processo de Decisoes?

    Obrigadaa.

  39. […] Mapeamento de Atividade do PET-MA segue a metodologia 5W1H (pode ser visto mais sobre esta ferramenta aqui) para uma melhor padronização e facilidade de entendimento dos […]

  40. Ótimo texto, claro e objetivo!
    Todo administrador deve sempre utilizar essa ferramenta em qualquer plano de ação!
    Parabéns!!!

  41. Gustavo,
    Vc poderia incrementar essa discussão comparando plano de ação com plano de trabalho.
    Obrigado pela informação e parabéns.

  42. Estamos implantando-o na empresa. Mas o início sempre é mto difícil. As pessoas não gostam de compartilhar a informação. E como é a TI que está aplicando é mto mais difícil.

    • Olá André, tudo bom?
      Toda novidade é recebida com pé atrás pelos colaboradores na empresa. Mas pode ter certeza que irá ajudar muito na melhoria dos processos de sua empresa.
      Boa sorte na implementação!
      Um abraço.

  43. Olá.. Ótima matéria sobre a ferramenta 5W2H .. De maneira simplificada, com exemplos e linguagem clara, você alcançou um objetivo que foi explicar perfeitamente sobre a ferramenta. Parabéns, seu texto me esclareceu. Obrigada, tudo de bom pra você.. Abraços.

    • Olá Chiara, tudo bom? Muito obrigado pelo comentário. É muito bom saber que nosso texto a ajudou tanto. Volte sempre e conheça mais do nosso conteúdo. Grande abraço e sucesso!

  44. Estou concluindo a graduaçãode eng. de produção e na monografia farei uso da ferramente 5w2h, estarei utilizando os seus conceitos, como posso citá-los na monografia. este conceitos são seus ou de algum livro.

    no aguardo.

    • Olá Keilton, tudo bom?
      Muita coisa do que falei aqui pode ser encontrado em livros da área, mas o post em si eu escrevi com minhas palavras, conhecimentos e experiências. Pode citá-lo se quiser, será um prazer contribuir para sua monografia. :)

      Grande abraço!

  45. Olá Gustavo! Adorei seu post!
    Então, estou no processo de criação do pré-projeto de conclusão do curso da Graduação em Enfermagem. Estou associando a ferramenta 5W2H a um indicador de desempenho (Mortalidade hospitalar). Ta sendo uma experiencia incrível! Estou apaixonada pela GESTÃO!

  46. Boa noite Gustavo, estou concluindo o curso de administração, e na minha monografia usarei a ferramenta 5w2h, e seu texto com certeza me ajudará muito… Um forte abraço e obrigado por expor e compartilhar de seus conhecimentos.

  47. Boa noite Gustavo, estou concluindo o curso de administração, e na minha monografia usarei a ferramenta 5w2h, e seu texto com certeza me ajudará muito… Um forte abraço e obrigado por expor e compartilhar de seus conhecimentos. Se tiver alguma referência agradeço.

  48. Ótimo texto, bem esclarecedor.
    Já trabalhei com esta ferramenta em uma escola, principalmente para montagem dos eventos. É muito adequado a qualquer tipo de gestão, pois situa e faz com que todos do grupo se envolva e participe.
    Gostaria de me aprofundar mais, se vc tiver mais referências a respeito e puder passar, eu agradeço.

  49. Estou encantada com esse site, principalmente na parte da qualidade. Sou RD em uma empresa de transportes coletivo municipal há pouco tempo e estou com bastante dificuldade em treinamentos pois os colaboradores, em sua maioria, são motoristas e cobradoras e como fazem horarios escalonados fica difícil aplicar treinamento para um grupo maior e sendo assim eles acabam desinteressados.
    Esse site vai me ajudar bem e parabéns pelo trabalho.

  50. Gostei muito do texto explicativo e de qualidade .
    Me ajudou muito .Obrigada pelo auxilio.

  51. Estou no meu primeiro ano de Administração e nunca tinha visto a sigla 5W2H, procurei saber mais pelo Google e abre sua página, quero parabeniza-lo pelo ótimo texto e a clareza, estou muito satisfeita com o que eu li sobre.

  52. Texto muito bom. Só tive dúvidas ao ler a palavra “brainstorm”. Penso que seria interessante esclarecer o termo. Obg!

    • Olá Suzilaine, bom dia!
      Brainstorm é a famosa “chuva de idéias”, quando uma equipe se reúne para ter novas idéias sobre determinado assunto. Todos participam dizendo aquilo que lhe vêm à cabeça, depois compilam as idéias e discutem as melhores. É um procedimento muito utilizado nas empresas nos dias de hoje.
      Obrigado pela visita.
      Um abraço!

  53. Olá Gustavo, gostei muito da explicação dada acima. E gostaria de saber se tem um curso mais aprofundado sobre o assunto? Fico no aguardo de seu retorno. Grata.

  54. Sou estudante de Marketing em Manaus, trabalho com vendas, e preciso aplicar esta ferramenta para sugestionar possíveis soluções a um problema na empresa que trabalho, minha dúvida é: quanto ao fator tangibilidade dos custos. Posso ter sucesso, se por algum motivo, não for possível ter o acesso a valores, porém usando apenas suposições? Sendo ainda que as suposições não são bem vista pelas organizações. Isso pode comprometer a utilização do 5ws2?

  55. Gustavo,

    bom dia,

    Muito bom o artigo,

    Eu estava procurando uma ferramenta para me ajudar em um projeto que estou ajudando a desenvolver e encontrei oa seu artigo.

    Na realidade eu já conhecia a ferramenta mas como voce explica no artigo fica bem mais fácil implementa-a.

    Parabéns e Sucesso!

  56. boa tarde,
    vocês estão de parabéns pelo site, e pelas informações vou fazer um trabalho da faculdade e isso realmente cariou minha cabeças.. parabens

  57. muito importante as informações sou uma jovem aprendiz tenho um trabalho de marketing pra fazer e isso me ajudou mt obg bjss

  58. Em todo texto, deve ser inserido o local de sua produção, e ano, para que possa se utlizado com as devidas referências.

  59. Olá Gustavo, eu gostei muito do seu site, e estou cursando o curso TST , tenho que fazer um trabalho sobre o assunto e gostaria de saber se essa tabela é e pode ser usada na minha área como TST eu também quero saber se você poderia me enviar uma tabela completa. Lhe agradeço desde já beijo.

  60. Adoro essa ferramenta que foi criada pelo Filósofo Sócrates, acredito que 400 anos A.C.. Como algo tão antigo pode ser tão atual. Parabéns pelo post.

  61. Muito bom o texto, Gustavo! Parabéns!

    Terminei a graduação em Engenharia de Produção e estou elaborando um artigo que terá o contexto do 5w2h ou até mesmo do 5w3h. Gostaria de saber se você tem mais fontes sobre esta ferramenta para aprofundar meu conhecimento e me ajudar na elaboração deste artigo.

    Desde já, obrigado. E parabéns mais uma vez.
    Abraço.

  62. Adorei a explicação! está muita atualizada!Faço Engenharia de Produção!gostaria de saber se tem algum livro para indicar?Desde já o meu sinceros agradecimentos! !

  63. Gustavo, Parabéns.
    Gostei muito do artigo, estou iniciando o curso de economia, gostaria de saber se você tem algum livro com mais sobre esse assunto para me indicar para ler.

  64. Tanto no meu curso de graduação em gestão da produção industrial, quanto na minha pós-graduação em engenharia de produção, pratiquei muito essa ferramenta da qualidade total – 5W2H, entre muitas outras ferramentas para a qualidade. 5W2H é uma ferramenta importantíssima se bem utilizada.

  65. Gustavo, parabéns pelo site, que além de repleto de artigos interessantes, tem uma simplicidade textual que faz com que todo esse acervo possa ser desfrutado por diferentes públicos.
    Tenho um projeto chamado On the Job. Estou construindo uma página no facebook (já em atividade) e um site. Convido você a visitá-los e dar a sua opinião, ajudando no fortalecimento e crescimento do mesmo.

    No Facebook: https://www.facebook.com/onthejobbrasil
    Site: onthejob-com-br.webnode.com

    Hoje, publicarei um artigo que faz parte do meu portfólio de ferramentas de gestão, falando sobre o 5W2H. Muitas coisas bacanas escritas no seu artigo ajudaram na construção dessa material e terei o maior prazer em citar o site e resenhar brevemente sobre ele.

    Forte abraço.

  66. Parabéns,seu trabalho tem mim ajudado muito,estou estudando varias ferramentas que são muito importantes no dia a dia .Muito obrigado mesmo.

  67. Muito bom!!!!
    Parabéns as informações a respeito dessa ferramenta vai me ajudar muito em algo que estou realizando dentro da empresa da qual faço parte,já copie a dica da planinha e vou começar a utilizar,sucesso pra vocês,obrigado.

  68. Parabéns Gustavo
    Estou fazendo curso Técnico em Logística,e essa é uma das ferramentas que a gente utiliza,esse artigo me ajudou bastante,aprimorando ainda mais meus conhecimentos…
    Forte abraço

  69. B tarde!
    Estou a especializar me em saude publica e encontro-me a fazer o relatorio da analise de saude de um distrito do meu pais (Mocambique).
    Gostei imenso do modo como fez-se a explicacao desta ferramenta.

    Obrigada!

  70. Estaga só fazendo um trabalho de escola mas futuramente posso usar o 5w 2h pois é uma técnica muito eficaz para formandos de administração

  71. Prezado Gustavo quero parabenizá-lo por disponibilizar este conteúdo 5W2H de forma simples e objetiva. Vendo que não é da área de qualidade fico feliz por valorizar e disseminar a ferramenta. Muitos gestores podem ser beneficiados por essas ferramentas, pois são muitas, algumas com especifidade ímpar e outras complementares, mas com tamanha importância. Desejo sucesso!

  72. […] Marketing em termos bem resumidos e simples, é um conjunto de processos e ações que visam coletar, analisar e identificar a implantação de um negócio dentre fatores como demanda, público, benefícios, necessidadesdesejos (e) e oportunidades. (Inteligência de mercado: O que, Por que, Como, quando, Para quem, De quem, Quanto custa, Quanto tempo leva — aos entendidos 5W2H) […]

  73. Boa noite Gustavo.
    Perfeito o artigo, simples e muito objetivo.
    Consegui absorver o conteúdo de uma maneira muito clara e que não esquecerei tão fácil.
    Continue assim e parabéns.

  74. Muito bom Gustavo,
    Já havia usado essa ferramenta algumas vezes, mas não tinha clareza de sua utilidade. Agora com sua aula, ficou muito claro e vou fazer uso frequentemente, ira me ajudar muito no meu trabalho. Obrigado!

  75. Excelente site e ferramenta!!! Ainda não fiz uso, mas pretendo implementar o mais rápido possivel. Parabens pelos conteúdos!!!

DEIXE UMA RESPOSTA