Balanced Scorecard (BSC)

O que é o Balanced Scorecard?

O BSC é uma nova abordagem para administração estratégica, desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton em meados de 1990.
Reconhecendo algumas fraquezas e incertezas da abordagem prévia da administração, a abordagem do BSC provê uma prescrição clara sobre o que as empresas deveriam medir para equilibrar a perspectiva financeira. É um sistema de gestão – não apenas um sistema de medidas – que habilita as organizações a clarear sua visão e estratégia e traduzi-las em ações.

O modelo tradicional de medidas financeiras, entretanto, não é abandonado, ele relata os acontecimentos passados numa abordagem da era industrial, mas não inadequadas para orientar e avaliar a trajetória das empresas na era da informação. O BSC complementa essas medidas do passado com medidas dos vetores que derivam da visão e da estratégia da empresa e que impulsionam o desempenho futuro. A estrutura do BSC é formada por quatro perspectivas: financeira, cliente, processos internos e, perspectivas de aprendizado e crescimento. O BSC sugere que a empresa seja vista a partir dessas perspectivas e, para desenvolver medidas, colete dados e os analise sobre o foco de cada perspectiva.

O BSC vai além de medidas de curto prazo, revelando claramente os vetores de valor para um desempenho financeiro e competitivo superior e a longo prazo. Os executivos precisam reconhecer esses vetores do sucesso a longo prazo, cujos objetivos e medidas utilizadas no BSC não se limitam a um conjunto de desempenho financeiro e não-financeiro, mas derivam de um processo hierárquico top down norteado pela missão e estratégia traduzida em objetivos e medidas tangíveis. As medidas representam o equilíbrio entre indicadores externos, voltados para acionistas e clientes, e as medidas internas dos processos críticos de negócios, inovação, aprendizado e crescimento. Há um equilíbrio entre as medidas de
resultado passado e futuro.

Por onde começar?
O processo de BSC é um trabalho de equipe da alta administração que deverá trilhar os seguintes passos:
Financeira
Para sermos bem sucedidos financeiramente, como deveríamos ser vistos pelos nossos acionistas?
Clientes
Para alcançarmos nossa visão, como deveríamos ser vistos pelos nossos clientes?
Processos internos
Para satisfazermos nossos clientes, em que processos de negócios devemos alcançar a
excelência?
Aprendizado e Crescimento
Para alcançarmos nossa visão, como sustentaremos nossa capacidade de mudar e melhorar?

Visão e estratégia
Primeiro: traduzir a estratégia em objetivos estratégicos específicos;
Segundo: estabelecer metas financeiras;
Terceiro: deixar claro o segmento de cliente e de mercado a que está competindo;
Quarto: identificar objetivos e medidas para seus processos internos que é a principal inovação e benefício do scorecard.
Quinto: Destacar os processos mais críticos para obtenção de desempenho superior para clientes e acionistas. Em geral, essa identificação revela processos internos totalmente novos nos quais a organização deve buscar a excelência para que sua estratégia seja bem sucedida;
Finalmente, as metas de aprendizado e crescimento, expõem os motivos para investimentos na reciclagem de funcionários, na tecnologia disponível e nos sistemas de informações gerenciais que vão produzir inovações e melhorias significativas para os processos internos, para clientes e para acionistas.

O processo de construção de um BSC esclarece os objetivos estratégicos e identifica um pequeno número de vetores críticos que determinam os objetivos estratégicos. Por ser um trabalho de equipe de altos executivos, o resultado é um modelo consensual da empresa
inteira para o qual todos prestam sua contribuição.

* Veja mais na próxima edição sobre Balanced Scorecard, aqui mesmo, no blog Sobre Administração!!

13 COMENTÁRIOS

  1. Ótimo texto

    Estava atrás de um esclarecimento sobre BSC. Esse estava perfeito

    Como está o mercado para o profissional especializado em BSC?

  2. Belo texto,

    Estava atrás de um esclarecimento sobre BSC há algum tempo e não achava nada tão bom.

    Como está o mercado para o profissional especializado em BSC?

  3. Obrigado Everton!

    Também precisei muito de um texto sobre o tema, dae resolvi fazer este post da forma mais completa que consegui!! hehehe
    leia a continuação também!!

    Pelo que tenho ouvido na faculdade, é um mercado com poucos profissionais realmente qualificados, talvez seja um ótimo ramo a se seguir!! fica a dica!!

    Um abraço!

  4. Já estava preocupada, pois, como o Everton, também estava a procura de um esclarecimento sobre o BSC e agora encontrei. Muito obrigada.

  5. Nossa, adorei o texto!
    Parabéns, sou estudante do curso de contábeis e por está aprendendo agora a fazer balancetes, procurei algo além dos exercícios propostos da facu. E através desse texto descobri a area a qual quero me especializar!

  6. Seu blog é simplesmente sensacional! Não sou graduada em administração, mas estou disposta a começar um negócio próprio e aqui encontrei um conteúdo elucidativo e de fácil compreensão sobre o mundo corporativo. Parabéns obrigada por compartilhar seu know-how com todos.

    • Que ótimo, Mariana! MUITO BOM saber que você gostou tanto assim! 🙂
      Estamos sempre trabalhando para trazer o melhor conteúdo para Administradores, Futuros Administradores e interessados na área!
      Volte sempre que precisar e compartilhe com os amigos, por favor! o/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here