Home Gestão

Governança Corporativa: O que é e como funciona

60

129 Flares 129 Flares ×

Com certeza todos já ouviram falar em Governança Corporativa por aí. Mas você sabe exatamente o que isto significa? Quais as vantagens para uma empresa? Acompanhe o texto abaixo e informe-se melhor sobre este tema tão importante e tão atual no mundo corporativo.

Leia também: A importância da Governança Corporativa

O que é Governança Corporativa?

Existem muitas definições para o termo Governança Corporativa, mas nada melhor do que buscar a definição de um órgão especializado no assunto, certo? Assim, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) define a Governança Corporativa como:

“Um sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os acionistas e os cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade”.

Governança Corporativa: O que é e como funciona

Objetivos da Governança Corporativa

Em sua essência, a Governança Corporativa tem como principal objetivo recuperar e garantir a confiabilidade em uma determinada empresa para os seus acionistas. Criando um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre alinhado com o interesse dos acionistas.

Características e ferramentas

São 8 as principais características da “boa governança“, veja:

  1. Participação
  2. Estado de direito
  3. Transparência
  4. Responsabilidade
  5. Orientação por consenso
  6. Igualdade e inclusividade
  7. Efetividade e eficiência
  8. Prestação de conta (accountability)

É importante destacar, também, as principais ferramentas utilizadas na Governança Corporativa, que asseguram o controle da propriedade sobre a gestão, são elas: o conselho de administração, a auditoria independente e o conselho fiscal.

Benefícios da Governança Corporativa

A boa Governança Corporativa contribui para um desenvolvimento econômico  sustentável, proporcionando melhorias no desempenho das empresas, além de maior acesso a fontes externas de capital. Por estes motivos, torna-se tão importante ter conselheiros qualificados e sistemas de Governança Corporativa de qualidade. Evitando-se assim diversos fracassos empresariais decorrentes de:

  • Abusos de poder – Do acionista controlador sobre minoritários, da diretoria sobre o acionista e dos administradores sobre terceiros;
  • Erros estratégicos – Resultado de muito poder concentrado no executivo principal;
  • Fraudes – Uso de informação privilegiada em benefício próprio, atuação em conflito de interesses.

Empresas adeptas

Petrobras, VALE, HSBC Bamerindus, FURNAS, Sabesp,  Telefônica, TAM Linhas Aéreas,  Brasil Telecom, Ultrapar (Ultragaz),  Banco Itaú, Telemig Celular e muitas outras.

Desta forma, se tornou notável que, nos últimos anos, a adoção das melhores práticas de Governança Corporativa tem se expandido tanto nos mercados desenvolvidos quanto em desenvolvimento. Disseminando as práticas e atraindo investimentos aos negócios e aos países.

E você, já teve experiências com Governança Corporativa? Deixe seu comentário.

-

FONTE: Com informaçõs do IBGC e outros.

Foto: dynamicsonline

  • Denis Garcia

    para quem opera ações a longo prazo também é muito importante operar com empresas que tenha governança. se por exemplo uma holding assumir a direção da empresa, o acionista tem direito de vender suas ações pelo mesmo preço que o grupo pagou, indiferente de estar mais alto ou mais baixo. este direito só é valido se outro grupo assumir a empresa por meio de compra de ações.

  • DIEGO DONIZETI DA SILVA

    BOA TARDE!!

    ADOREI VER ESTE BLOG SOBRE ADMINISTRAÇÃO, POIS ESTOU TRABALHANDO NESTA AREA APENAS 8 MESES, MAS ADOREI TER ENVOLVIDO NO MUNDO DOS NEGOCIOS, POIS FUTURAMENTE PRETENDO MONTAR MINHA EMPRESA E SER MUITO PROSPERO, ENTÃO , ADOREI MUITO VER SUAS PESQUISAS SOBRE O ASSUNTO, POIS EM TUDO NA VIDA TEMOS QUE TER DISCIPLINA, E MANDE MAIS NOVIADES!!

    ABRAÇÃO.

    • http://www.sobreadministracao.com Gustavo Periard

      Olá Diego, como vai?
      Obrigado pela visita e pelas palavras de incentivo. Queremos sim continuar trazendo bons conteúdos para nossos leitores.
      Desejo que tenha muito sucesso em sua carreira e negócios.
      Volte sempre! grande abraço!

  • Oriosvaldo Novais

    Oriosvaldo Novais
    * Objetivo da Matéria
    - Criar percepção social na gestão
    - Apresentar praticas adm responsáveis
    - Integrar teorias e praticas
    - Criar conhecimento
    -Criar motivação mostrando aspecto de gestão avançadas

    Estudante de Gestão Comercial ( G.C )

  • Pingback: Dia do Administrador – Sorteio do livro Introdução à Teoria Geral da Administração atualizado

  • A Fernando Alexandre

    Estou cursando o 7º período  Bacharelado em  Administração, gostei do artigo escrito, isso nos ajuda a conhecer melhor essa área da Administração que é muito complexa, pois nos ensina a como devemos atuar quando estiver-mos pondo em pratica aquilo que aprendemos na sala de aula, e gostaria de parabeniza-lo pelo tão rico artigo, são pessoas com o seu conhecimento que nos ensina através da experiência adquirida ao logo de sua carreira porfissinal, e isso só vai nos ajudar como principiantes.

    • Anonymous

      Olá Fernando, tudo bom?
      Muito obrigado pelas palavras e pela visita. Nossa função aqui é compartilhar conhecimento de forma que todos entendam e aprendam de verdade.
      Volte sempre que precisar!
      Um abraço.

  • Leandro

    Muito bom o artigo, claro ,objetivo e direto.

    • Anonymous

      Muito obrigado, Leandro.
      Grande abraço e volte sempre!

  • Pingback: Os 10 posts mais visitados em 2010

  • matilde

    pesquisei na internet quais seriam as etapas do “processo” de governança corporativa. Nao consegui. Poderia me dar alguma indicação?
    Grata.

  • Clárida Leitte

    Gostaria de ver um estudo de caso.

  • Anderson Camargo

    Esta pesquisando na internet sobre o assunto e localizei o site… interessante e irá compor o material que estou estudando para a esta disciplina na PÓS-GRADUAÇÃO DA FECAP

    Clárida Leitte, esta semana, na minha 1a. aula de Governança o Prof. disponibilizou um artigo publicado na Revista Universo Contábil, out./dez., 2010… disponível em http://www.furb.br/universocontabil – “Implementação da Lei Sarbanes-Oxley e seus impactos nos Controles Internos e nas Práticas de Governança Corporativa: Um Estudo na Companhia Energética do Ceará – COELCE”… matéria interessante, talvez atenda o vosso desejo.

    Grande abraço a todos,
    Sucesso e fiquem com DEUS,
    Anderson Camargo

  • joão santos

    quais as atribuições de conselho admministrativo, diretoria executiva na governança corporativa

  • Paulo Edson

    Sou Economista (UVV), especialista em Rel Internacionais (UCAM), Adm Pública (UFF) e Governança (UERJ).
    O conceito refenciado pelo IBGC, deixa claro que o tema Governança Corporativa está se tornando essencial para que as empresas pratiquem as boas práticas, que hoje são pilares fundamentais para empresas que procuram o crescimento e busca de entrada no mercado internacional.

  • Jéssica

    Olá sou graduanda em Administração, gostaria de comentar sobre algo que pensei ao ler o artigo, é que não tenho conhecimento algum sobre governar um pais mas ao ler este artigo fiz uma comparação e tomei a governança corporativa como um presidente de uma pais, a empresa como o próprio pais(ou o Brasil), os acionistas e cotistas como o povo, a diretoria, auditoria independente, conselho de adm. e fiscal como sendo os senadores, deputados e os outros políticos. Após ler o artigo fazendo essas comparações vi a forma que eu muitas outras pessoas gostariam de ver um pais ser governado. e PARABÉNS pelo artigo, muito enriquecedor.

  • Pingback: 99 sugestões de tema para Monografia/TCC em Administração

  • Pingback: 99 sugestões de tema para TCC Monografia em Administração » Sobre Administração - O blog dos administradores

  • Fernando Ferreira da Silva

    Eu estou no primeiro semestre de Gestão Comercial e tenho a matéria de Governança Corporativa , mas gostaria de saber um pouco mas, se poder mandar e-mails com conteúdos , ficarei agradecido… Obrigado e gostei muito desse material no site…

  • dilson lima

    Gostei mto d matéria, parabéns.Vc pode me dizer quantas pessoas, e que critério é usado para dimensionar esses membros da governança corporativa?
    Obrigado.

  • http://GOVERNANÇACORPORATIVA VALDEMAR

    PARABÉNS! FOI MUITO IMPORTANTE PARA MEUS ESTUDOS, MUITO OBRIGADO!

  • Renato Ladeia

    Claro e sucinto o seu artigo. Entretanto, uma dúvida me incomoda: A Petrobrás é uma empresa inserida no conceito de governança corporativa? Considerando que o governo faz o controle da inflação através do controle dos preços dos combustíveis e derivados resultando em prejuízos para os seus investidores (milhares que optaram em aplicar o FGTS), não estaria ocorrendo um abuso de poder por parte do controlador ou acionista majoritário? O caso veiculado pela imprensa em que não foi realizada a contabilização de poços esgotados, também não teria sido fruto da ingerência na empresa por critérios políticos? O caso do Banco do Brasil, cujo capital, também é composto por milhares de pequenos investidores não se insere nesta perspectiva? Impor ao banco a aplicação de recursos em financiamento de veículos em 60 meses não e também uma arbitrariedade do controlador?

    • Marcos

      Renato: uma coisa é a empresa ter uma gerência transparente, alinhada aos princípio da GC. Outra coisa é ela ficar inerte, sem correr riscos, como você gostaria que o BB atuasse. O financiamento de veículos é um produto bancário, inerente a atividade do banco. Se os critérios de análise e concessão do crédito estão sendo respeitados, não há problema algum fazer um contrato de 60 meses. O que não pode é o BB ficar as margens do dinamismo do sistema bancário, o que o faria perder competitividade. Com certeza e estratégias de concessão e investimentos são debatidas exaustivamente por representantes de todos os acionistas do banco.

  • Joana

    Olá, sou estudante do curso de Administração de Empresa e estou fazendo uma pesquisa sobre a Governança Corporativa e estou muito satisfeita com esse artigo, pois me ajudou a entender de forma clara e sucinta a sua definição e como funciona. Foi um resumo ótimo e espero poder ver outros artigos sobre outros assuntos, é muito enriquecedor. Parabéns!