Com certeza todos já ouviram falar em Governança Corporativa por aí. Mas você sabe exatamente o que isto significa? Quais as vantagens para uma empresa? Acompanhe o texto abaixo e informe-se melhor sobre este tema tão importante e tão atual no mundo corporativo.

Leia também: A importância da Governança Corporativa

O que é Governança Corporativa?

Existem muitas definições para o termo Governança Corporativa, mas nada melhor do que buscar a definição de um órgão especializado no assunto, certo? Assim, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) define a Governança Corporativa como:

“Um sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os acionistas e os cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade”.

Governança Corporativa

Objetivos da Governança Corporativa

Em sua essência, a Governança Corporativa tem como principal objetivo recuperar e garantir a confiabilidade em uma determinada empresa para os seus acionistas. Criando um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre alinhado com o interesse dos acionistas.

Características e ferramentas

São 8 as principais características da “boa governança“, veja:

  1. Participação
  2. Estado de direito
  3. Transparência
  4. Responsabilidade
  5. Orientação por consenso
  6. Igualdade e inclusividade
  7. Efetividade e eficiência
  8. Prestação de conta (accountability)

É importante destacar, também, as principais ferramentas utilizadas na Governança Corporativa, que asseguram o controle da propriedade sobre a gestão, são elas: o conselho de administração, a auditoria independente e o conselho fiscal.

Benefícios da Governança Corporativa

A boa Governança Corporativa contribui para um desenvolvimento econômico  sustentável, proporcionando melhorias no desempenho das empresas, além de maior acesso a fontes externas de capital. Por estes motivos, torna-se tão importante ter conselheiros qualificados e sistemas de Governança Corporativa de qualidade. Evitando-se assim diversos fracassos empresariais decorrentes de:

  • Abusos de poder – Do acionista controlador sobre minoritários, da diretoria sobre o acionista e dos administradores sobre terceiros;
  • Erros estratégicos – Resultado de muito poder concentrado no executivo principal;
  • Fraudes – Uso de informação privilegiada em benefício próprio, atuação em conflito de interesses.

Empresas adeptas

Petrobras, VALE, HSBC Bamerindus, FURNAS, Sabesp,  Telefônica, TAM Linhas Aéreas,  Brasil Telecom, Ultrapar (Ultragaz),  Banco Itaú, Telemig Celular e muitas outras.

Desta forma, se tornou notável que, nos últimos anos, a adoção das melhores práticas de Governança Corporativa tem se expandido tanto nos mercados desenvolvidos quanto em desenvolvimento. Disseminando as práticas e atraindo investimentos aos negócios e aos países.

E você, já teve experiências com Governança Corporativa? Deixe seu comentário.

FONTE: Com informaçõs do IBGC e outros.

Foto: dynamicsonline

76 COMENTÁRIOS

  1. Sobre Administração » O que é Governança Corporativa?…

    Com certeza todos já ouviram falar em Governança Corporativa por aí. Mas você sabe exatamente o que isto significa? Quais as vantagens para uma empresa?…

    • Gustavo, casualmente cai no teu site aqui (confesso que não sei exatamente porque, já que se passa tanto tempo da publicação – tua estratégia deve estar funcionando bem no mecanismo do google), mas não consigo me contar a um comentário…
      É preciso separar muito bem os mecanismos de governança do conjunto de regras de governança estabelecidos como tentativa de avaliar a governança pela boverpa (o novo mercado).
      Infelizmente a grande maioria das empresas que ostentam o selo de novo mercado (ou N1 e N2) tem problemas sérios (mas bem sérios) em relação ao seu processo de governança – ou dá para imaginar que a PETR, que mencionas no teu artigo – segue princípios como disclosure (transparência de gestão e de informação), accountability (prestação de contas e responsabilidade de todos os envolvidos pelas atitudes tomadas), fairness (tratamento justo de todos os envolvidos, inclusive sócios minoritários, sem uso de estrutura para interesses particulares) e, fundamentalmente, compliance (orientação ao cumprimento de normas e regulamentos, de forma a envolver toda a organização de forma ética e alinhada às normas)??????????????????
      E não só a PETR. Das demais empresas que tu listaste ai em cima, eu conheço particularmente a gestão de outras 4 e não consigo enxergar aderência aos princípios básicos de governança delas. Podem estar listadas no novo mercado, mas não são adeptas de governança.
      Ando bastante interessado em diferenciar essas coisas…
      abs, RG

      • Boite noite.

        Gostaria de entender melhor e saber mais sua opnião sobre essa diferença, confesso que sou absolutamente leiga no assuanto, mas preciso entender sobre o assunto.

  2. Muito boa a informação .
    Em 1 ano também estarei graduada em admininstração, esse é um assunto muito bom, também amo tudo o que envolve o mundo corporativo.

  3. Toda organização mau sucedida fere os príncipios básicos que são:

    1.Participação
    2.Estado de direito
    3.Transparência
    4.Responsabilidade
    5.Orientação por consenso
    6.Igualdade e inclusividade
    7.Efetividade e eficiência
    8.Prestação de conta

    Dai a importância dos Executivos conhecerem a forma de Governança Corporativa.

    Tenham a certeza de que a matéria em comento contribui e muito para o fortalecimento das Organizações que estão em busca de mudanças.

    Abs,
    Alexandre Vitoria

  4. estou fazendo um trabalho da faculdade mais como você deve ter percebido os conteudo é muito vasto, ou seja existe varios assunto tão importantes que não deveria ficar de fora.

    Me cite especiamente importante.

  5. Ola Gustavo e Todos Adminstradores,

    Sou estudante de Gestao Empresarial pela Universidade Tecnica de Angola em Luanda. E achei este tema a o quando das minhas pesquisas pela google e na verdade e um tema muito interensante. Estou a aprofundar mais os meus conhecimento sobre a Governacao Corporativa. Pois que e de tal modo que nao venhe acontecer um nonvo Enron e o Worldcom.

    Obriagdo

    • Olá Victor, tudo certo?
      É um grande prazer receber uma visita e comentário de um leitor de tão longe. Fico feliz que tenhamos ajudado em sua pesquisa.
      O tema da Governança é realmente muito importante e está no centro das discussões. É importante que o conheça a fundo também
      Sucesso em suas pesquisas e estudos, amigo.
      Volte sempre! Um abraço!

  6. preciso realizar uma pesquisa sobre A empresa Coca Cola, se pratica ou não a governança corporativa? Qual o procedimento?

    • Preciso realizar um trabalho de faculdade sobre:
      Governança Corporativa da Empresa Coca-Cola no Brasil
      Então vocês podem me ajudar?

      • Oi Júlio!
        Você pode aprofundar sua pesquisa no próprio site da empresa. Com certeza lá é o melhor lugar para encontrar as informações que precisa.
        Boa sorte com sua pesquisa!
        Um abraço

  7. Bom dia,

    EStou pesquisando sobre Governança Corporativa para o meu TCC do Curso Secretariado Executivo e gostaria de saber se consigo lincar o assunto com o profissinal de secretariado.

    Obrigada.

  8. Senti na pele o efeito de governança corporativa. A empresa que eu trabalho passou pelo processo de IPO no ano de 2007 e tivemos respirar "Governança Corporativa".

    Rodrigo Nepomuceno

    • Olá Rodrigo, tudo bom?

      Espero que tenham passado bem pelo processo. É um grande passo para a empresa e os funcionários precisam estar bem alinhados com a alta gestão.

      Obrigado pelo comentário!

      Grande abraço.

  9. SOU CONTROLLER EM UMA EMPRESA COM GOVERNANÇA CORPORATIVA E GOSTARIA DE CONHECER MAIS SOBRE O ASSUNTO.

  10. Caro Gustavo,

    Como a "GOVERNANÇA CORPORATIVA" descrita por voçê, acima, se encaixa (se aplica) no caso das Empresas Estatais do nosso país?

  11. Sou iniciante como investidor em Bolsa de Valores e minha estratégia é investir em empresas com boa governança corporativa, como posso identificar se uma empresa tem uma boa governança corporativa? É possível quantificar o nível de boa governança? Por exemplo, empresa X tem nível 5 de Governança e empresa Y tem nível 8?

    Um abraço.

  12. Caro Gustavo Periard,

    Vou desenvolver um TCC sobre o tema Governança Corporativa: Padrões Internacionais e Evidências Empíricas; você poderia me dar uma orientação de qual direcionamento devo seguir, e também alguma sugestão de livros. Obrigado pela atenção.

    • Olá Dório, tudo bom?

      Esta decisão sobre o direcionamento do seu trabalho deve ser tomada em conjunto com o seu orientador. Seria difícil para mim descobrir um caminho que você prefira seguir, por isso, converse com ele e encontre um melhor caminho. Afinal, você precisa escolher uma abordagem que seja prazerosa para você trabalhar.

      Boa sorte em seu trabalho.

      Grande abraço.

  13. Olá!!!!

    Sou novato no mundo corporativo, estou sendo preparado para sucessão da minha coordenadora. Na nossa empresa estamos engatinhando em direção da implantação da Governança corporativa. Em 2011 será lançado todod o projeto. A minha dificuldade é que sou leigo no assunto e estou precisando de algumas orientações. Se poder me ajudar ficarei muito grato. Daqui uns dias quem sabe me verão na capa da revista Você S/A. Obrigado!!!!!

    • Olá Edivânio, tudo bom?
      Parabéns por sua promoção. E fico feliz em saber que está buscando ainda mais conhecimento sobre sua área de atuação, desta forma você muito além da capa da Você S/A. Basta manter este ritmo e esta vontade de aprender. :)
      Temos alguns posts bacanas no blog sobre o assunto, dê uma olhada, quem sabe não encontra o que precisa.

      Obrigado pela visita e pelo comentário também.
      Um abraço!

  14. Olá Gustavo. Esse é um tema que muito me interessa. Estou arquitetando meu projeto de mestrado sobre a importância dos controles internos na governança corporativa. Será que posso contar com seu apoio e material para consulta?

    Abraço.

    • Olá Marcus, tudo bom?

      Podemos ajudar sim. Mas eu recomendo para os leitores que possuem dúvidas sobre a Governança que visitem o portal do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) – http://www.ibgc.org.br/ que contém muito material sobre o tema.

      Espero que ajude em sua pesquisa.

      Obrigado pela visita!

      Um abraço.

  15. Olá Gustavo, boa tarde. É possível aplicar estes conceitos em empresas de pequeníssimo porte, com aproximadamente 15 funcionários?

    Aproveito para parabenizá-lo por toda a informação postada, realmente de muito valor.

    Abraço.

  16. Olá Gustavo será que você pode me ajudar? Estou fazendo um trabalho e preciso saber como a Lei Sarbanes-Oxley afetou a Governança Corporativa? Espero que você possa me ajudar, pois já pesquisei muito e não encontrei nada. Desde já agradeço.

  17. para quem opera ações a longo prazo também é muito importante operar com empresas que tenha governança. se por exemplo uma holding assumir a direção da empresa, o acionista tem direito de vender suas ações pelo mesmo preço que o grupo pagou, indiferente de estar mais alto ou mais baixo. este direito só é valido se outro grupo assumir a empresa por meio de compra de ações.

  18. BOA TARDE!!

    ADOREI VER ESTE BLOG SOBRE ADMINISTRAÇÃO, POIS ESTOU TRABALHANDO NESTA AREA APENAS 8 MESES, MAS ADOREI TER ENVOLVIDO NO MUNDO DOS NEGOCIOS, POIS FUTURAMENTE PRETENDO MONTAR MINHA EMPRESA E SER MUITO PROSPERO, ENTÃO , ADOREI MUITO VER SUAS PESQUISAS SOBRE O ASSUNTO, POIS EM TUDO NA VIDA TEMOS QUE TER DISCIPLINA, E MANDE MAIS NOVIADES!!

    ABRAÇÃO.

    • Olá Diego, como vai?
      Obrigado pela visita e pelas palavras de incentivo. Queremos sim continuar trazendo bons conteúdos para nossos leitores.
      Desejo que tenha muito sucesso em sua carreira e negócios.
      Volte sempre! grande abraço!

  19. Oriosvaldo Novais
    * Objetivo da Matéria
    – Criar percepção social na gestão
    – Apresentar praticas adm responsáveis
    – Integrar teorias e praticas
    – Criar conhecimento
    -Criar motivação mostrando aspecto de gestão avançadas

    Estudante de Gestão Comercial ( G.C )

  20. Estou cursando o 7º período  Bacharelado em  Administração, gostei do artigo escrito, isso nos ajuda a conhecer melhor essa área da Administração que é muito complexa, pois nos ensina a como devemos atuar quando estiver-mos pondo em pratica aquilo que aprendemos na sala de aula, e gostaria de parabeniza-lo pelo tão rico artigo, são pessoas com o seu conhecimento que nos ensina através da experiência adquirida ao logo de sua carreira porfissinal, e isso só vai nos ajudar como principiantes.

    • Olá Fernando, tudo bom?
      Muito obrigado pelas palavras e pela visita. Nossa função aqui é compartilhar conhecimento de forma que todos entendam e aprendam de verdade.
      Volte sempre que precisar!
      Um abraço.

  21. pesquisei na internet quais seriam as etapas do “processo” de governança corporativa. Nao consegui. Poderia me dar alguma indicação?
    Grata.

  22. Esta pesquisando na internet sobre o assunto e localizei o site… interessante e irá compor o material que estou estudando para a esta disciplina na PÓS-GRADUAÇÃO DA FECAP

    Clárida Leitte, esta semana, na minha 1a. aula de Governança o Prof. disponibilizou um artigo publicado na Revista Universo Contábil, out./dez., 2010… disponível em http://www.furb.br/universocontabil – “Implementação da Lei Sarbanes-Oxley e seus impactos nos Controles Internos e nas Práticas de Governança Corporativa: Um Estudo na Companhia Energética do Ceará – COELCE”… matéria interessante, talvez atenda o vosso desejo.

    Grande abraço a todos,
    Sucesso e fiquem com DEUS,
    Anderson Camargo

  23. Sou Economista (UVV), especialista em Rel Internacionais (UCAM), Adm Pública (UFF) e Governança (UERJ).
    O conceito refenciado pelo IBGC, deixa claro que o tema Governança Corporativa está se tornando essencial para que as empresas pratiquem as boas práticas, que hoje são pilares fundamentais para empresas que procuram o crescimento e busca de entrada no mercado internacional.

  24. Olá sou graduanda em Administração, gostaria de comentar sobre algo que pensei ao ler o artigo, é que não tenho conhecimento algum sobre governar um pais mas ao ler este artigo fiz uma comparação e tomei a governança corporativa como um presidente de uma pais, a empresa como o próprio pais(ou o Brasil), os acionistas e cotistas como o povo, a diretoria, auditoria independente, conselho de adm. e fiscal como sendo os senadores, deputados e os outros políticos. Após ler o artigo fazendo essas comparações vi a forma que eu muitas outras pessoas gostariam de ver um pais ser governado. e PARABÉNS pelo artigo, muito enriquecedor.

  25. Eu estou no primeiro semestre de Gestão Comercial e tenho a matéria de Governança Corporativa , mas gostaria de saber um pouco mas, se poder mandar e-mails com conteúdos , ficarei agradecido… Obrigado e gostei muito desse material no site…

  26. Gostei mto d matéria, parabéns.Vc pode me dizer quantas pessoas, e que critério é usado para dimensionar esses membros da governança corporativa?
    Obrigado.

  27. Claro e sucinto o seu artigo. Entretanto, uma dúvida me incomoda: A Petrobrás é uma empresa inserida no conceito de governança corporativa? Considerando que o governo faz o controle da inflação através do controle dos preços dos combustíveis e derivados resultando em prejuízos para os seus investidores (milhares que optaram em aplicar o FGTS), não estaria ocorrendo um abuso de poder por parte do controlador ou acionista majoritário? O caso veiculado pela imprensa em que não foi realizada a contabilização de poços esgotados, também não teria sido fruto da ingerência na empresa por critérios políticos? O caso do Banco do Brasil, cujo capital, também é composto por milhares de pequenos investidores não se insere nesta perspectiva? Impor ao banco a aplicação de recursos em financiamento de veículos em 60 meses não e também uma arbitrariedade do controlador?

    • Renato: uma coisa é a empresa ter uma gerência transparente, alinhada aos princípio da GC. Outra coisa é ela ficar inerte, sem correr riscos, como você gostaria que o BB atuasse. O financiamento de veículos é um produto bancário, inerente a atividade do banco. Se os critérios de análise e concessão do crédito estão sendo respeitados, não há problema algum fazer um contrato de 60 meses. O que não pode é o BB ficar as margens do dinamismo do sistema bancário, o que o faria perder competitividade. Com certeza e estratégias de concessão e investimentos são debatidas exaustivamente por representantes de todos os acionistas do banco.

  28. Olá, sou estudante do curso de Administração de Empresa e estou fazendo uma pesquisa sobre a Governança Corporativa e estou muito satisfeita com esse artigo, pois me ajudou a entender de forma clara e sucinta a sua definição e como funciona. Foi um resumo ótimo e espero poder ver outros artigos sobre outros assuntos, é muito enriquecedor. Parabéns!

  29. hello, sou estudante de curso de gestao financeira e bancaria, to no terceiro ano e xtou a faxer uma cadeira de gornacao bancaria. fiquei muito happy por visitar este artigo, ppelo que, ajudou me muito na compreencao da materia.

  30. Boa noite.

    Estou trabalhando no TCC do meu curso de MBA e tenho dois temas sob análise:
    1 – Uso da Governança Corporativa nas empresas por cotas de responsabilidade
    2- Aplicação da Governança Corporativa na Controladoria.

    Gostaria de saber se voce tem algum material que possa compartilhar para enriquecer minha pesquisa.

    Segue meu email: kkellyxu@hotmail.com

    Desde já agradeço

  31. Olá Gustavo,
    Sou iniciante deste estudo Governança Corporativa e gostaria, dentro das suas possibilidades, me indicar um ou alguns livros-base para que eu possa entender o conceito, as vantagens dela para as organizações e na prática como ela deve funcionar. Muito Obrigado desde já e muito sucesso.

    Atenciosamente,

    Vanderlei Moreira da Fonseca

  32. A governança corporativa traz uma estrutura sólida de pré requisitos que norteiam as ações corporativas através de seus membros nos cargos de maior escalão, molda todos os níveis da organização para atender as exigências, deixa seguro o ambiente organizacional, prepara para crescimento sustentável, traz confiança aos investidores e colaboradores internos e externos, elevando seu valor de mercado.

  33. Olá!
    òtimo artigo, bem esclarecedor!
    Seria interessante dar exemplos práticos. A GC é maravilhosa na teoria, mas na prática , há mesmo a sua aplicação correta?

  34. Eu desejo muita sorte e garra aos novatos, mas depois de anos vendo toda ‘volta’ que os diligentes das empresas fazem na Governança, para que somente interesses de poucos, e como sempre, a vergonha Brasileira continue a toda;eu desisti e resolvi ir para a Area Medica (onde devo encontrar coisas, possivelmente, piores).
    Mesmo aqui não sendo o lugar, vamos tentar mudar este quadro, porque independente da empresa ser do estado ou não, o problema são as pessoas sem caráter que as gerem, portanto, vamos fazer um Brasil melhor e honesto, depende de nos. Tirar estes safados da gestão.

  35. Caro Gustavo: No caso específico da empresa Petrobras as expectativas de uma boa Governança Corporativa foram todas por água abaixo. Não há governança que resista a dirigentes corruptos. O resultado é o que todos conhecemos.

  36. Olá Gustavo, tudo bom? Estou cursando Administração e preciso tirar uma duvida, você pode me explicar algo a mais sobre os “Conflitos de interesses” que envolvem a Governança Corporativa?????

DEIXE UMA RESPOSTA