O que é uma startup?

12
262 Flares 262 Flares ×

Um dos termos mais em voga nos dias de hoje no mundo empresarial é “Startup” (ou Start-up). Uma palavra ainda pouco conhecida dos brasileiros, mas um conceito que vem ganhando cada vez mais espaço. Mas você conhece a definição desta palavra e o objetivo de uma empresa startup no mercado? Criamos este post para elucidar algumas dúvidas sobre o tema, confira!

O termo startup sempre esteve ligado ao ato de criação de uma empresa e a sua colocação em funcionamento, porém, na época denominada de “bolha da Internet”, entre os anos de 1996 e 2001, é que o termo startup começou a ser utilizado para denominar um grupo de pessoas trabalhando na implementação de uma idéia diferenciada que poderia gerar um bom dinheiro.

O que é uma startup?

Algumas pessoas podem dizer, então, que startup é qualquer empresa em início no mercado, já outras podem afirmar que para ser uma startup a empresa precisa ter baixíssimos custos e alta lucratividade com crescimento rápido. Por isso, para te auxiliar no pleno entendimento do conceito de startups, deixo abaixo três definições de especialistas no assunto:

“Uma startup é uma organização formada para a busca de um modelo de negócios escalável e repetitivo.” – Steve Blank

“Uma startup é uma organização empreendedora formada para a busca de um modelo de negócios escalável e repetitivo.” – Mark Habit

“Uma startup é uma instituição de pessoas tentando criar algo novo sob condições de extrema incerteza” – Eric Ries

Embora algumas definições possam variar em alguns aspectos específicos, o conceito que predomina é mesmo o de uma empresa em implementação, com pouca ou nenhuma experiência de mercado, voltada para a geração de idéias inovadoras com um futuro muito promissor. Geralmente, se utilizam do aporte de capital de risco para financiar seu projetos.

Estas empresas, na maioria das vezes, já nascem com uma ótima perspectiva financeira e com boas projeções de receita e lucros. Por este motivo, possui uma boa possibilidade de ser comprada precocemente por uma grande empresa, devido ao seu potencial inovador. Tudo dependerá da forma como o empreendedor conduzirá sua empresa e, principalmente, como lidará com as incertezas do mercado.

Hoje em dia, a grande discussão em torno das empresas startups é sobre o modelo escalável de seus projetos e a forma como pretendem atingir os objetivos estabelecidos. Além do fator humano estar explícito como ator inibidor de incertezas e gerador de mudanças nas empresas. Por isso, é muito difícil estabelecer um rótulo fechado sobre o que é ou o que deveria ser uma empresa startup, até porque estamos ainda engatinhando neste assunto no Brasil.

Para você, o que é uma empresa Startup? Quais conceitos a sua definição deve abordar? Participe, deixe seu comentário!

-

PS: Tem uma definição bacana de startup? Conte pra nós, quem sabe não atualizamos o post com sua frase. O que é uma startup?

Veja como nossos leitores definem Startup:

“Uma nova empresa que está em busca de investimento com uma ideia inovadora e escalável em mãos, seja de tecnologia ou não.” – @leoreinaux

“São empresas de base tecnológica (mas não somente), as quais surgem com produtos/serviços em busca de um modelo de negócio escalável, mantendo o baixo custo em um ambiente de incertezas. – Kiercio Queiroz

O que acharam? Mande a sua definição! O que é uma startup?

12 COMENTÁRIOS

  1. Então, penso que não seria apenas mais uma empresa, mas um novo conceito, uma nova ideia. Apenas nunca tinha pensado nessa questão de alta lucratividade. Ficava em dúvida quanto ao conceito, agora tenho mais dúvidas… e isso é bom, vai me fazer trabalhar mais a mente para pensar sobre, gostei do post.

    • Olá Rosana, tudo bom?
      Sim, as dúvidas sempre nos motivam a pensar mais e nos movimentam em direção ao aprendizado contínuo. Admiro pessoas como você, que se divertem com temas complexos para aprender mais. :)
      Obrigado pela visita e comentário, ajudaram muito.

  2. Boa a abordagem sobre startup, Gustavo.

    Realmente é um conceito novo aos ouvidos do brasileiro e por se tratar de algo surgido fora do país, criam-se dúvidas quanto a verdadeira definição para o termo quando considerada a realidade brasileira. As startups geralmente são empresas de base tecnológica (mas não somente), as quais surgem com produtos/serviços em busca de um modelo de negócio escalável, mantendo o baixo custo em um ambiente de incertezas.

    É interessante também se aprofundar no conceito chamado Lean Startup.

    Abs!

    • Olá Kiercio, tudo certo?
      Realmente o tema é muito recente aqui, temos muito o que estudar e aprender com este modelo de negócio.
      Sua definição também é muito boa, está dentro do que discutimos no post, bacana. :)
      Obrigado pela visita e comentário!
      Um abraço.

  3. Acredito que o assunto foi bem abordado sim. O termo realmente surgiu para denominar as empresas durante a bolha no vale do silício, que surgiam com ideias para Internet e buscavam investidores. Aqui no Brasil o termo está se popularizando porque está começando a haver indícios de início de uma bolha também, fora o grande número de competições e eventos que premiam essas novas empresas. Eu particularmente vejo Startup como uma nova empresa que está em busca de investimento com uma ideia inovadora e escalável em mãos, seja de tecnologia ou não.

    • Olá Leandro, tudo bom?
      Bacana ter sua opinião aqui. E bom saber também que existem tantos incentivos para as startups brasileiras. Tenho conhecimento de algumas premiações sim, bem como blogs que já tratam bastante sobre o tema. Tudo isso contribui para a disseminação das idéias e novos conceitos trazidos pela startup. Sua definição foi bem bacana, já está em nosso post. ;)
      Obrigado pela visita e comentário.
      Grande abraço.

  4. Oi Gustavo,

    Pra mim, todas estas definições estão corretas. É realmente complexo definir claramente o que é uma startup. Eu só não defino startup com inovação. Na maioria das vezes é, mas prefiro pensar em negócios que atuam em mercados ainda não provados, de onde vem as condições de extrema incerteza. Diferentemente de empresas tradicionais, que conseguimos criar um plano de negócios, fazer uma análise financeira e outras formas mais formais de planejamento, com uma startup tudo o que temos são hipóteses de um modelo de negócios que precisa ser provado. Além disso, devido a estas condições adversas, espera-se que estes negócios sejam altamente rentáveis, com modelos repetíveis e escaláveis.
    Nós no StartupBase usamos a definição deste post da Aceleradora: http://aceleradora.net/2010/10/22/o-que-e-uma-sta… , que une de forma simples grande parte destes conceitos.

    Abraços.
    @malberone
    @StartupBaseBR

  5. Prato do dia: Maxixada com camarão e charque norueguês « Publique! – O Melhor da Blogosfera

    [...] – O que é uma startup | Veja Category: Blogs « Momento Xerox #33 Parangolé VS Angra » You can follow any [...]

  6. [...] – O que é uma startup | Veja On sexta-feira 22 abr 2011 In Blogs With No Comments Yet « Momento Xerox #33 [...]

  7. [...] MATÉRIA – O que é uma startup | Veja [...]

Deixe um comentário