Todo empreendedor é alguém com visão. Os empreendedores podem ter muitas qualidades, mas todos tem uma claridade do pensamento que os permita identificar uma oportunidade e enxergar o potencial delas. Os empreendedores têm uma habilidade fantástica de pensar lateralmente e podem encontrar seu caminho quando encara um problema. Isto pode ser às vezes mal interpretado, como a criatividade, quando é encarada simplesmente como habilidade de dar o pulo do gato.

Esta forma de agir e pensar faz o empreendedor ver facilmente o todo, e através deste todo conseguir separar o joio do trigo e verificar o que de fato é importante ou não para definir a ação a ser realizada. Os empreendedores são pessoas diretas e conseguem atacar determinado problema de forma mais efetiva, procurando solucionar o problema da maneira mais rapidamente possível.

Todos os empreendedores são consumidos também por sua paixão para sua visão. É quase uma obsessão, que fornece a ele uma maior determinação e auto-confiança. Características que os distinguem da grande maioria. Eles podem até ter medo de falhar, o que é normal, mas mesmo este medo é que traz motivação para que ele trabalhe arduamente para tornar sua visão uma realidade.

Um empreendedor bem sucedido é caracterizado também por outras habilidades: como por exemplo, a capacidade de construir e gerir uma grande rede de contatos (network). Ele sabe que todos os negócios são construídos através de relacionamentos e contatos. E sabe que através destes relacionamentos irá alcançar o sucesso de seu empreendimento.

Outra habilidade está no fato de “ver cada montanha como um monte“, e tem uma capacidade extraordinária de enxergar cada problema ou obstáculo como algo que pode ser trabalhado. Isto pode até ser visto como ignorância (no sentido de não saber o que tem pela frente), mas este traço faz com que o empreendedor se prepare e encare todos os desafios que lhe forem colocados.

Por fim, os empreendedores necessitam de sorte. Afinal todos precisamos de um pouco de sorte as vezes. Muita desta sorte pode vir de suas atitudes e habilidades, como por exemplo, através de sua rede de contatos. Porém os empreendedores parecem ser ungidos pela sorte que o acompanham ao longo de toda sua trajetória. Seja nas conquistas, seja nas derrotas.

Por Andrei Lima*

* Administrador e Consultor do Sebrae em Goiás. [Blog – www.comgestao.com]

——–

-> Artigo enviado pelo leitor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here