O talento e a cultura organizacional

Assim como qualquer pessoa toda empresa tem o seu jeito de ser, crenças e valores profundamente arraigados e normas que não estão escritas em nenhum lugar, mas que todos sabem que existem. Cultura organizacional é isso. Esse jeito de ser, essa personalidade que foi sendo construída no decorrer do tempo. A cultura influencia no modelo de gestão, no estilo da liderança, no grau de comprometimento da equipe. Veja como usar a cultura para melhorar a sua performance.

Decifre a cultura da sua empresa. Você já parou para pensar como as coisas realmente funcionam no seu local de trabalho? Preste atenção principalmente no estilo de liderança da alta administração. Como é a postura, grau de inovação, disposição para mudar? Podemos ir até mais fundo e ficar atentos ao modo de se vestir das pessoas, as instalações físicas, móveis e equipamentos, tudo isso nos dá uma idéia clara do grau de arrojo, modernidade ou formalidade que imperam na organização.

Adapte-se a cultura. Não gostar de alguma coisa e tentar mudar é normal, mas não gostar de nada não é nada saudável para a sua carreira. Perceba o quanto suas crenças e valores são compatíveis com os da empresa em que trabalha. Caso o seu jeito de ser literalmente não combine com os da empresa o melhor a fazer é buscar um novo rumo e não ficar sofrendo com o grau de incompatibilidade existente.

Apresente a cultura da empresa. Sempre divulgue as realizações da empresa, as políticas sociais e ecologicamente corretas, certificações de qualidade e prêmios conquistados. Faça com que seu cliente e equipe percebam que fazem parte de algo que realmente age para agregar valor à sociedade.
Estar disposto a conhecer e se adaptar a cultura da sua empresa, desde que não vá contra suas convicções e crenças, só pode fazer bem a sua carreira. No final das contas é sempre o jeito de ser, a personalidade de qualquer negócio que determina o seu sucesso ou fracasso.

Paulo Araújo
Site: www.pauloaraujo.com.br
E-mail: contato@pauloaraujo.com.br