Olá pessoal! Este é um complemento do post “O que é a metodologia 5S e como ela é utilizada” publicado há algum tempo aqui no blog e que até hoje nos gera comentários enriquecedores, dúvidas e pedidos de envio de material.

O post anterior teve como objetivo apresentar a metodoligia 5S, sua origem e seus conceitos básicos. Este complemento tem como objetivo apresentar as etapas de implantação desta poderosa ferramenta. Vale lembrar que me baseio em um estudo de caso da implantação do 5S em uma empresa multinacional de grande porte e do ramo metalúrgico, e as etapas podem variar de acordo com a estrutura hierárquica  e até mesmo com o porte da empresa.

O segredos do 5s

Neste exemplo, a iniciação do método 5S  seguiu um roteiro já conhecido e aplicado em várias empresas do Grupo. Veremos a seguir a exposição cronológica das etapas de implantação, acompanhe:

a) Definição da amplitude do programa. Visando a manutenção do foco principal e obtenção de sucesso na implantação, é necessário definir quais as áreas a serem focadas na primeira etapa, aquelas com maior urgência. Esta definição é feita pelo comitê 5S, grupo formado por funcionários da empresa, cuja função é multiplicar conhecimentos sobre o 5S, monitorar a execução do Programa e avaliar os resultados obtidos.

b) Mapeamento e divisão da empresa em áreas. Esta etapa visa a divisão da empresa em células para que se torne mais fácil o controle da implantação e a realização das auditorias.

c) Realização de treinamento de capacitação dos auditores de 5S. Para garantir o bom nível e a confiabilidade das auditorias, é necessário realizar o treinamento de capacitação de funcionários escolhidos como auditores de 5S. Existe ainda a necessidade que a empresa realize ao longo dos meses novos treinamentos buscando capacitar cada vez mais os funcioários a realizarem as próximas auditorias.

d) Realização e manutenção de registros fotográficos. Com o intuito de garantir um histórico da implantação do 5S na empresa, realiza-se  em cada  setor o  registro de fotos que serão posteriormente utilizadas nas apresentações dos resultados e sensibilização dos funcionários nos treinamentos, jornal interno e divulgações em geral.

e) Definição de padrões de identificação e marcações. Visando assegurar o cumprimento do senso de padronização deve-se definir padrões a serem utlizados por toda a organização a fim de que se tornem unificadas as identificações de arquivos, pastas, armários, gavetas, etc.

f) Desenvolvimento de material informativo e treinamentos de 5S. Caso a empresa tenha recursos financeiros suficiente, atingir a todos os funcionários da empresa com cartilhas de instrução e apresentações é muito válido. O objetivo é capacitar 100% do efetivo da organização para garantir que todos tenham conhecimento dos conceitos e capacidade de executá-los.

g) Programação e execução da semana de lançamento do Programa 5S. Para garantir que todas as atividades planejadas para a semana de lançamento do Programa sejam realizadas com sucesso, é necessária a definição das áreas de descarte para o dia D (dia em que se colocou em prática o Programa 5S, a começar pelos 3 primeiros conceitos: seleção,ordenação e limpeza).

O dia D é marcado pela verificação e descarte de todos os materiais considerados inúteis ou desnecessários para realização das atividades. Para descarte destes materiais utiliza-se vários pontos da empresa demarcados e identificados como áreas de descartes onde os funcionários depositarão os materiais para posteriormente serem remanejados ou arrematados em leilões internos.

h) Planejamento e realização dos ciclos de auditorias de 5S. Para verificação das medições e resultados obtidos deve-se elaborar uma escala onde cada dupla de auditores ficará responsável por uma determinada área da empresa auditando no primeiro ciclo os pontos referentes aos 3 primeiros sensos. No fim das auditorias todos auditores têm como responsabilidade a elaboração do relatório para que seja possível garantir a qualidade e confiabilidade do ciclo de auditorias e divulgação dos pontos positivos e negativos às áreas auditadas.

i) Divulgação dos resultados das auditorias de 5S e premiação dos melhores desempenhos. A divulgação dos resultados das auditorias pode ser feita através de e-mails, jornal interno e quadros de gestão à vista por toda a empresa. A exposição dos resultados é necessária para que todos os funcionários saibam o desempenho alcançado por seus respectivos setores, e também funciona como incentivo à busca por resultados cada vez melhores.

j) Elaboração de planos de ação. Após a realização das auditorias os problemas encontrados devem ser tratados através de reuniões para a elaboração de um plano de ação no formato 5W2H com a definição das ações, prazos e responsabilidades necessárias para a resolução dos problemas identificados e manutenção dos benefícios adquiridos após a implantação do 5S na empresa.

Bem pessoal, as etapas apresentadas acima podem dar a impressão de complexidade ao processo, porém mesmo com as ferramentas de conceitos mais simples, como é o 5S, é necessário adotar uma implantação bem estruturada para que os resultados sejam sólidos e principalmente duradouros.

Tem alguma experiência com implantação do 5S para compartilhar? Comente!

15 COMENTÁRIOS

  1. Cláudia, estou me preparando para apresentar o 5S à chefia de uma pequena empresa. Infelizmente os donos acham que toda e qlqr ferramenta de qualidade é de uso exclusivo de multinacionais, mas essa peq empresa está crescendo e as ferramentas estão sendo exigidas pelos processos… Depois te escrevo relatando as dificuldades da implementação em uma pequena empresa!

  2. Parabens,so faltou pensar no meio ambiente e seus arredores,os seres vivos do planeta como a sua pessoa por exemplo a poluiçao,lixo atomico,lixo no lixo certo.
    A melhor pesquisa e encontrar pessoas que trabalhou nas grandes industrias no japao pra ter informaçoes adicionais e acrescentar aos de voces,ai estara completa o 5s.SEMPRE TER EM MENTE UM PLANETA LIMPO E HARMONIOSO.

  3. Boa tarde.
    Não tenho experiência no assunto, mas ao divulgar o que é 5S na empresa para força de trabalho, consegui contagiar todos. Quando
    saiam da palestra, o que era difícil de ser assimilado, ficou gravado na mente de todos e foi o motivo de piada por vários dias.
    Foi até gostoso ver que consegui meu objetivo.

  4. Ola Boa tarde

    Esse plano de ação serve apenas para melhorias e organizaçao na empresa? isso pode afetar da fato algum funcionário a realização de uma atividade que não seja a sua,desviar a função ? ou nosso papel como funcionario é manter a boa organização e visar as melhorias do nosso ambiente de trabalho,nas quais isso pode ou não gerar premiaçoes , participo deste plano de ação na empresa que trabalho,porem não concordo com a forma que eles estão implantando se puder me responder fico grata tenho muitas duvidas .

  5. Olá Claudia boa noite
    Curso Engenharia de Produção e estou no 9º semestre
    Meu tema do TCC é sobre o 5s e sua implantação nas empresas.
    Gostei muito das suas postagens sobre esse tema,são bens esclarecedoras e podem me ajudar bastante.
    Será que você poderia enviar mais algum material em meu email?Estou tendo dificuldades com referências,preciso de alguns livros e autores que eu possa utilizar.
    Você poderia me indicar alguns?
    Desde já agradeço.

  6. Oi Claudia, estou com muita dificuldade em implantar o 5s por conta de ser sócia do meu esposo, e ele e resistente a mudança, e a empresa que agente presta serviço quer que faremos uma mudança.

  7. Boa tarde,

    Por gentileza solicito o material, caso seja possível.

    Tenho um grande interesse em implantar o 5S na empresa que trabalho atualmente.

  8. Olá! Boa tarde,
    Estou gerenciando a implantação do sistema 5’S na empresa que trabalho e a grande dificuldade que enfrento é a resistência a mudança. Se tiver alguma dica será bem vinda. Obrigado.

  9. Boa tarde! Fui consultor e colaborei na Implantação do Programa 5s, para dezenas de empresas , no período de 1994 à 2005. Nos últimos anos, foquei no planejamento e Gestão de Pessoas. Alguns clientes me solicitaram, ajuda na implantação desses programas. Preciso me atualizar para ajudar esses clientes.
    Se puderem me orientar sobre DVDS, exemplos de estratégias bem sucedidas alusivos e outros materiais.

  10. Excelente.
    A Empresa que não tem o Programa 5S, já está fadada a falência.
    Metodologia 5s, Just in Time, Kanban, Armazenamento, Kaizen, e outros ligados a TI.
    Parabéns pela matéria e Sucesso a todos os que aplicam estes Métodos, pois se tornam, Profissionais.

  11. Olá Pessoal, trabalho na gestão de pessoas e no meu setor sou o facilitador do 5S da área tenho varias histórias e experiências para dividir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here