Home Gestão

Outsourcing – O que é e como funciona

0

277 Flares 277 Flares ×

Muito se fala em outsourcing nos dias de hoje, mas você sabe realmente o que significa este termo? No post de hoje vamos falar um pouco sobre esta ferramenta, digamos assim, que muitas empresas utilizam atualmente. É um tema importante e muito debatido, que merece nossa atenção. Principalmente se você é um acadêmico de Administração e precisa aprender um pouco mais sobre o assunto. Acompanhe:

O que é outsourcing?

O termo Outsourcing é uma palavra em inglês, que significa em tradução literal: “out” = “fora” e “source” ou “sourcing” = “fonte”. Ou seja, está relacionado com a utilização estratégica de fontes externas de mão-de-obra de uma empresa. Basicamente, falar em outsourcing significa falar em “terceirização”, termo mais conhecido no Brasil. É a ação tomada pelo gestor de uma empresa em obter mão-de-obra de uma fonte externa à organização.

Outsourcing   O que é e como funciona

Esta idéia está relacionada com o conceito de sub-contratação de serviços, geralmente relacionada às atividades meio de uma empresa, e nunca à sua atividade fim. Isso quer dizer que uma empresa pode terceirizar algumas atividades de seu processo produtivo, por exemplo, mas nunca o procedimento que dará origem ao seu produto final. Uma padaria pode terceirizar o transporte do trigo até a sua loja, mas não poderá nunca terceirizar a fabricação do pão em si.

O outsourcing está ligado também à idéia de parceria de negócios, onde uma empresa contrata outra para auxiliá-la em seus processos, atuando como uma parceira durante o seu processo produtivo.

Vantagens do outsourcing

A terceirização em uma empresa visa, entre outras coisas, reduzir os gastos com determinada atividade. Uma vez que os colaboradores terceirizados recebem salário um pouco menor que os funcionários da empresa, em alguns casos. Além de aproveitar o conhecimento (know-how) que a empresa contratada possui em determinados serviços.

A terceirização é importante também para agilizar alguns processos e para facilitar a gestão da empresa, permitindo à ela focar apenas nos serviços-chave de seu negócio. O que aumenta a produtividade de alguns setores, aumentando também a qualidade dos produtos, reduzindo seu custo e aumentando a lucratividade da empresa. Motivo este que faz com que o outsourcing seja cada vez mais utilizado pelas empresas.

Outro ponto positivo do outsourcing, que muitos consideram uma vantagem, é a transferência de parte da responsabilidade da empresa para terceiros. Assim, quando há algum problema em determinado procedimento, a empresa contratante pode responsabilidade a contratada, sendo possível até penalizá-la por tal falha.

Desvantagens do outsourcing

Um dos grandes problemas desta modalidade de contratação é o não atingimento dos objetivos estabelecidos, sejam com relação ao desempenho das equipes contratadas ou à redução de custos desejada, que muitas vezes não acontece. Outro problema é a perda de controle do gestor em alguns procedimentos, reduzindo assim a segurança que tem em suas atividades internas.

Além de aumentar a dependência da empresa de parceiros externos, o que pode trazer problemas com relação a prazos e qualidade de materiais utilizados. É possível, também, que a empresa contratada não possua todo o know-how esperado, fazendo com que a contratação seja desfeita. Sem falar em problemas como corrupção e lavagem de dinheiro, em casos de contratação em órgãos públicos, que tanto acompanhamos nos dias de hoje.

Por isso, é importante que a empresa tome muito cuidado na hora de contratar um parceiro externo à organização. Assim, evitará muitos problemas durante a execução dos serviços.

-

E você, já conhecia o outsourcing? Sua empresa pratica esta modalidade de contratação? Conte sua experiência para nós, utilize o formulário de contato abaixo e deixe seu depoimento. Participe!