As atividades desempenhadas no mundo empresarial envolvem diversos procedimentos que são executados diariamente, e cada um tem suas especificidades. Independente de seu tamanho ou segmento de atuação, as organizações precisam de normas reguladoras para exercer seus processos, para que tudo saia conforme o padrão de qualidade estabelecido por ela e esperado pelos clientes.

Normas estas que não devem existir apenas para serem cumpridas, mas também, e principalmente, para padronizar os processos da empresa. Assim, cada etapa do processo deve ser entendida por seus responsáveis e executadas efetivamente conforme estabelecido no planejamento, para que o ciclo gire de forma perfeita, sem falhas.

E para assegurar que tais falhas não aconteçam, é importante que as atualizações ou alterações nos procedimentos da empresa também sejam registradas por seus responsáveis, para que todos os envolvidos tenham conhecimento de tal mudança.

E um dos meios mais utilizados para formalizar tais procedimentos e mudanças é a utilização da ferramenta conhecida como POP – Procedimento Operacional Padrão (Standard Operating Procedure), que descreve detalhadamente todas as operações necessárias para a realização de uma determinada atividade, funcionando basicamente como um roteiro desta realização. Ou seja, o POP fornece uma descrição clara e objetiva de como realizar as atividades.

Com isso, os funcionários do turno da tarde em uma indústria saberão exatamente o que foi realizado no turno da manhã anterior e da noite, por exemplo. Assegurando que todos os trabalhadores envolvidos nesta tarefa tomem conhecimento dos procedimentos e mudanças nas atividades.

Conhecendo bem o conjunto dos papéis relativos a um negócio e seus procedimentos, os envolvidos cumprirão sempre o que foi estabelecido pela empresa, fazendo com que o negócio funcione perfeitamente, atingindo suas metas e tendo sucesso em suas atividades no mercado.

12 COMENTÁRIOS

  1. Trabalho na área de qualidade exatamente com POP’s,em uma industria Têxtil, acho muito importante esta ferramenta. Gostaria de saber mais detalhes de como posso estar desenvolvendo, o compromisso das pessoas com esta peculiar ferramenta que ajuda efetivamente as empresas.

  2. Olá Phelippe.
    Para que os processos sejam cumpridos efetivamente é indispensável o envolvimento e apoio da gerência e principalmente da Diretoria. Se um gerente não cumpre processos, dificilmente seus subordinados irão cumpri-los. E se os Diretores não tem a concepção da importância da gestão de processos, para alcance dos objetivos da empresa, torna-se inviável a aplicação da mesma. Além disso, os POP ‘s precisam ser elaborados de forma clara, objetiva, conforme a linguagem dos principais envolvidos na execução dos procedimentos. É preciso cuidar para que os POP ´s não sejam prolixos, eles não devem ser confundições com manuais. Diante da dinâmica das empresa, textos grandes e confusos ficarão esquecidos. É muito importante também, que os processos sejam redesenhados sempre que for identificada necessidade, para que não fiquem obsoletos. Qualquer alteração de maior impacto nos processos, devem ser avaliadas e após sua concretização comunicado a todos. Todos precisam compreender os processos que executam, e ter a consciência do impacto que seu não cumprimento, pode ocasionar não somente a seu setor, mas na Organização como um todo. Atualmente existem diversas ferramentas que nos auxiliam nesta tarefa.
    Espero que tenha lhe ajudado.
    Qualquer dúvida, permaneço a disposição.

  3. Olá Tatiana, um livro excelente é o “BPM para Todos” de Ana Catarina Lima Silva. É uma obra que aborda temas relacionados ao Gerenciamento de Processos e itens relacionados,de uma maneira bem esclarecedora.
    Palestras voltadas a área também são de grande valia, visto que trazem cenários práticos ao dia-a-dia das organizações.

    Permaneço a disposição.

  4. Boa tarde, Tatiana,
    Estou atuando em uma empresa onde os Diretores não se comunicam os colaboradores so fazem o mínimo necessário e acham qualidade muito chata. Mas a empresa necessita de qualquer maneira a certificação ISO 9001:2008. Posso criar toda uma “gestão de qualidade” para atingir o objetivo. Mas não é assim q/ trabalho a mais de 15 anos nessa área. Não tenho liberdade nenhuma para atuar com autonomia, os “supervisores” me travam a todo momento ( Pensam q/ sou ameaça p/ eles). As dificuldades não posso passar p/ os Diretores. Procedimentos Operacionais nunca podem fazer, nem se eu adiantá-los para eles. Estou totalmente amarrada.
    Por favor, me ajude!

  5. Boa noite, Helen!
    Estou na dúvida se a pergunta foi direcionada a mim, pois você citou o nome da Tatiana; Caso seja, fico a disposição para contribuir, na tentativa de mudar este quadro.

  6. Preciso de modelos de POP – Procedimento Operacional padrão para seguintes funçoes

    Estoquista de Movéis
    Vendedor de Moveís

  7. Boa tarde
    Gostaria de um modelo de POP para clínica de consultas médicas de várias especialidades ,agendadas..
    obrigada

  8. Olá tudo bem? Estou fazendo um TCC sobre POPS e estou com dificuldades de encontrar literatura sobre. Você poderia me indicar alguns? Obrigada.

  9. Olá Priscila, boa noite!
    Primeiramente quero parabenizá-la pelas abordagens e instruções com muito profissionalismo.
    Segundo, se possível, gostaria que fosse disponibilizado POPs para o setor de escritórios contábeis.
    Abraços,

    Nelson Brito

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here