Carreira é a que mais aparece com nota máxima em avaliação do MEC, em avaliação de 15 áreas específicas. No Estado de SP, cinco cursos de administração tiveram nota 5, a maior; USP e Unicamp não são ranqueadas pelo MEC

O estudante que pretende cursar administração tem à disposição 27 cursos no país com nível máximo de qualidade, segundo avaliação federal. Cinco delas estão no Estado de São Paulo.

A constatação integra o conjunto de dados divulgado anteontem pelo Ministério da Educação, referente tanto à qualidade das instituições como um todo quanto a 15 áreas específicas -analisadas a cada três anos, num indicador chamado Conceito Preliminar de Cursos.

Em destaque, a Universidade que me formei. 😉

Entre as áreas examinadas em 2009, administração foi o que teve mais notas 5, máximo da escala.

Para chegar a esse patamar, a instituição precisa contar com estudantes com notas altas em um exame (Enade); grande parte dos professores com doutorado e dedicação integral; boa impressão dos alunos em relação à escola, entre outros.

Em SP, foi o caso de Facamp, Unesp (Jaboticabal), Insper, FGV e Fecap. USP e Unicamp não são ranqueadas, pois não fazem o Enade.

A qualidade, porém, é pouco acessível -seja pelas mensalidades (na FGV, por exemplo, de R$ 2.500), seja pela concorrência (24 por vaga na Unesp).
No contraponto, em duas áreas, biblioteconomia e design, nenhum curso oferecido no país chegou ao topo.

FONTE: Folha de São Paulo, 15 de janeiro de 2011.

11 COMENTÁRIOS

    • Olá @celiabuarque, tudo bom?
      Muito bom vermos que nosso curso tem um conceito tão alto. Mas concordo com você, é a obrigação da universidade prover um ensino de alta qualidade. Pena que nem todas possam fazer isso no Brasil.
      Obrigado pela visita e comentário
      Um abraço

  1. Boa noite Gustavo!
    Muito interesante seu blog, sempre entro e to atento as novidades. Sou estudante do 5 periodo da UFF aqui de Volta Redonda, a mesma que vc se formou, e é um orgulho saber que o curso aqui está tão bem conceituado no Brasil.
    Um abraço!

    • Olá Jader, tudo bom?
      Que bacana receber uma visita de um conterrâneo, ainda mais da mesma Universidade. rs
      Tenho muito orgulho de saber que conseguimos colocar a UFF neste patamar, espero que vocÊs que vêm depois consigam continuar o nosso "legado". rs
      Obrigado pela visita e pelas palavras, fique à vontade para participar quando quiser!
      Grande abraço.

  2. Com certeza o nosso legado perdurará por muitos anos. O curso está melhorando a cada ano, a estrutura, as oportunidades, enfim, tem tudo para melhorar ainda mais.
    Abraço!

  3. Olá Gustavo, tudo bem?
    Então, sou formada em Engenharia Química e sou apaixonada pela área de Administração, acho interessante demais. Estou pensando em fazer um MBA em Empreendedorismo ou Gestão de Negócios. O que você acha?

    • Olá Nilza, tudo bem?
      Acho que é uma ótima pedida sim, mas é preciso saber primero quais as suas pretensões profissionais para o futuro. Considerando que são áreas um bem diferentes da sua área de formação. Caso tenha vontade de abrir um negócio ou se tornar sócia de um, é sim uma excelente escolha. Tudo dependerá do seu planejamento de carreira para o futuro.
      Obrigado pela visita! Grande abraço!

      • Sim, mas se voce pegar o resto da pagina do jornal q foi digitalizado, conseguiriamos ver quais sao os cursos top de economia do Brasil.. Obrigado

  4. Oii Gustavo, tudo certo? Eu gostaria de saber a sua opinião quanto a USP e UNICAMP que eu vi q não estão na pesquisa, irei tentar todas as que não forem particulares, e a minha dúvida é entre essas duas e a UNESP de Jaboticabal que é pertinho aqui da minha cidade. O que você acha? Grata Cecília 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here