“Dificuldades e obstáculos são fontes valiosas de saúde e força para qualquer sociedade. ”
( Albert Einstein )

Por Adm. Marizete Furbino

Na vida pessoal, assim como na vida profissional, o administrador encontra inúmeras pedras no decorrer do caminho. Costuma-se encontrar uma pedreira em meio à caminhada, mas, terá que agir com muita inteligência, muito equilíbrio emocional e muita paciência, para conseguir fazer com que tais pedras, sirvam de degraus para sua subida. Transpor obstáculos exige, além de maturidade profissional, muita sabedoria.

O administrador deverá fazer de cada obstáculo, um desafio a ser perseguido, e fazer de cada barreira a ser vencida, uma oportunidade, assim, terá maior probabilidade de alcançar sucesso profissional e permanecer no mercado.

Os obstáculos, bem como os desafios, funcionam como um tempero na vida de qualquer administrador, pois, são eles, um dos responsáveis pela motivação do mesmo.

Reconhecer limites, não fazendo destes, limitações, é de suma importância, pois, a partir deste reconhecimento, vem o crescimento.

Fazer uma auto-análise torna-se imprescindível para que o administrador melhore não apenas como profissional, mas principalmente como pessoa. Reconhecer erros, analisá-los, e transformá-los em acertos, é um trabalho formidável, que exige além de muita maturidade profissional, muita sabedoria, é o que deve todo administrador procurar aprender, e fazer.

O administrador deve reconhecer que grandes desafios contribuem para seu crescimento e que períodos de crise passam. Não se podem esquecer que por isso são chamados de períodos.

As tribulações, que porventura surgem, no decorrer da caminhada de um administrador, dentro de qualquer organização, contribuem e muito no que tange ao crescimento pessoal, pois, ensina ao mesmo a vencer as próprias limitações e a continuar vivendo com determinação e coragem, melhorando muito enquanto pessoa e enquanto profissional.

Equilíbrio emocional se tornou palavra de ordem e manter-se neste estado, em momentos de conflito e tensão, constitui um dos quesitos indispensáveis para o administrador do século XXI.

Ter maturidade profissional para enfrentar críticas, mesmo sabendo que injustas, mas, enfrentá-las de cabeça erguida, consiste em outro quesito imprescindível que deve ter o administrador.

Um quesito importantíssimo em um administrador chama-se humildade. Ter coragem e humildade para reconhecer seus erros, capacidade para pedir perdão, capacidade para reconhecer o valor do outro, constituem preciosidades em um administrador.

O administrador não é obrigado a morrer de amores por seus colaboradores, mas, deve respeitá-los, preocupando-se sempre, em não só trabalhar em prol de um bom convívio, mas, ser capaz de proporcionar um ambiente de trabalho harmonioso e transparente, onde exista de fato a valorização de todos os integrantes do processo, propiciando assim, a troca de conhecimentos. Afinal, o administrador foi contratado pela organização para gerar lucratividade e não amizade. A amizade pode fluir, mas é conseqüência de todo o processo.

As adversidades surgidas contribuem cada vez mais, para que o administrador se transforme em uma rocha, em uma fortaleza, pois, como conseqüência das mesmas, além de se tornar um portador de resiliência, vencerá as dificuldades, aprimorando suas atitudes e comportamentos, obtendo-se assim, o crescimento.

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá tudo bom? Espero que sim…

    Gostei muito dessa matéria pois estou com dúvidas em qual curso fazer, administração está na minha lista, mais não estou totalmente certa se é realmente está carreira que devo seguir, tenho medo de me arrepender assim como aconteceu na faculdade no qual estava prestando de Relações Públicas, não gostaria de passar novamente por isso. Por isso venho aqui te elogiar pois dentro deste texto não há como não saber se administração é o curso que devo fazer, você colocou de uma forma muito clara!
    Parabéns… me ajudou muito!

    Att. Fran

    • Olá Francieli,

      Fico muito feliz em saber que um de nossos textos te ajudou desta forma. Espero que sua decisão seja a mais acertada para sua vida.
      Administração é um ramo muito interessante e cheio de opções para quando se formar. Várias áreas de especialização.
      Busque bastante informação sobre os cursos que deseja cursar. É uma decisão muito importante. Mas aconselho Administração sim, é um ótimo ramo!

      Boa sorte em sua escolha!
      Obrigado pela visita. Volte sempre.
      Um abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here