Home Gestão

Pesquisa aponta que faltam líderes nas empresas

2

66 Flares 66 Flares ×

*por Ricardo Piovan

Pesquisa aponta que faltam líderes nas empresasSegundo uma pesquisa realizada pela consultoria de gestão de negócios e recursos humanos Kienbaum, 63% dos executivos do alto escalão acreditam que há carência de líderes em suas empresas. A pesquisa ainda apresenta que 85% dos líderes não possuem as competências necessárias para uma promoção imediata.

Acredito que os motivos destes números alarmantes sejam por dois fatores:

1- Falta de investimento em sucessores: Tanto as empresas como os líderes mais antigos (Baby Boomers e Geração X) não desenvolveram a contento os liderados que tinham potencial para sucessão, alguns talvez pela própria inabilidade de liderar, outros ainda pelo medo de serem passados para atrás.

2- Cópia de antigos modelos de liderança: Normalmente os liderados aprendem a liderar copiando modelos de liderança dos seus antigos gestores e aí vem a seguinte pergunta: Quem disse que o modelo de liderança destas pessoas estava correto?

A solução para este problema, que aumentará ainda mais nos próximos anos por causa do “boom” de crescimento que passa o Brasil, está no desenvolvimento destas pessoas através de programas de treinamentos, coaching, pesquisas e livros. É necessário a busca de novos conhecimentos e principalmente a capacidade do líder em servir os seus liderados e não de ser servido por eles.

Veja abaixo uma tabela disponibilizada pela revista VocêRH sobre o que as empresas mais procuram em seus líderes.

O VELHO CHEFE                                              O NOVO LÍDER

Conhecimento técnico                                      Autoconhecimento
Capacidade de cobrança                                 Capacidade de motivação
Acúmulo de conhecimento                             Desenvolvimento da equipe
Comunicação unilateral                                   Diálogo
Capacidade de se impor pela fala                 Capacidade de ouvir
Engajamento na empresa                                Engajamento na sociedade
Distribuição de ordens                                      Delegação
Pregação de princípios                                     Aplicação dos princípios
Falta de mobilidade entre áreas                    Liderança em qq área

Você concorda com esta estatística? Qual a melhor solução para este problema? Deixe sua opinião!

*Ricardo Piovan - Palestrante e Coach Organizacional.

  • moises

    As empresas precisão investir mais na capcitação de seus lideres e colaboradores, pois existem muitas pessoas com grnde potencial e estão fora do mercado de trabalho por que as empresas so querem pessoas que ja tenha longa experiencia na area.ao invés de fazer uma capacitação de novos colaboraes com novas idéias.

    • Gustavo Periard

      Olá moises, tudo bom?
      Concordo com você. As empresas precisam incentivar seus colaboradores a se tornarem líderes dentro da organização. E a capacitação, como você disse, é uma ótima forma de incentivo. Mas não é a única forma, pois as pessoas precisam também ter a iniciativa habitual de um bom líder. A empresa colabora para o aparecimento dos grandes líderes, mas não pode ser a única culpada por eles não aparecem às vezes.

      Obrigado pelo comentário!