“A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.”

(Peter Drucker)

Por Adm. Marizete Furbino

Século XXI, era da globalização, era marcada por grande competitividade, mudanças e incertezas, onde todos estão voltados para resultados e, por conseguinte, preocupados com desempenhos, tornando-se imprescindível então, que para a obtenção da eficiência e eficácia, cada empresa elabore e mantenha sempre atualizado o plano de carreira de seus colaboradores. O plano de carreira contribuirá para que a empresa não apenas sobreviva neste mercado altamente competitivo, mas faça seu diferencial, se tornando sólida, através de seus colaboradores.

O plano de carreira deve vir de encontro à missão e visão da própria empresa, conciliando objetivos e benefícios organizacionais, com objetivos e benefícios dos profissionais, aliando-se então os interesses da empresa com os interesses de seus colaboradores, e assim, pautados na ética, nos valores, princípios e na cultura organizacional, contribuir para o alcance do desenvolvimento e crescimento de ambos, alcançando diferencial no mercado e gerando o rebento denominado sucesso.

A empresa do séc. XXI tem plena consciência que a causa maior de sua existência, são seus clientes, sejam no âmbito interno e/ou externo e por isso, deve zelar e cuidar dos mesmos, buscando sempre satisfazer às suas reais necessidades. Verifica-se que, quando existe a satisfação, existe uma relação de doação, de prazer, de entrega e, como conseqüência, o alcance da produtividade com qualidade.

A partir da elaboração de um plano de cargos e salários é que a empresa deverá implantar e implementar o plano de carreira. Portanto, ao se elaborar um plano de carreira, a empresa deverá fazer um diagnóstico de suas reais necessidades, atentar quanto à estrutura, política salarial a ser a adotada, salários, cargos, perfis dos profissionais coerentes com os cargos, metas, capacidades e competências, visando sempre atender aos objetivos e expectativas da organização e dos profissionais que compõem tal organização. É preciso que fiquem bem claras as progressões, tanto em âmbito vertical como horizontal, e que sejam definidos como e quando o profissional alcançará o crescimento, não se esquecendo de oferecer igualdade de oportunidade a quem de direito, valorizando assim cada colaborador e evitando desta forma um descontentamento, o que poderia gerar futuros dissabores. É inaceitável que um colaborador qualificado seja preterido em uma promoção com favorecimento de outro menos qualificado por conta de uma decisão gerencial injusta ou nitidamente equivocada moralmente/eticamente. Não há nada pior numa empresa do que um “colaborador” ferido em seu íntimo por uma decisão empresarial injusta. Certamente ele se tornará um potencial inimigo na empresa, comprometendo o bom nome empresarial conquistado a duras penas.

Pensando no alcance dos resultados, a empresa deverá liberar recursos destinados à profissionalização e ao aperfeiçoamento de seus profissionais, que somados com envolvimento e comprometimento irão alcançar o desenvolvimento e crescimento esperado, o que não impede que cada profissional também tome tal iniciativa.

A elaboração de um plano de carreira implica na relação de pensar e repensar o passado e o presente, bem como o futuro de forma cautelosa e com muita transparência nas ações, envolvendo todo um trabalho de equipe. Além da participação do Departamento de Recursos Humanos da empresa, o ideal é que esta equipe seja composta por multiprofissionais, devendo ter a participação efetiva de todos os envolvidos.

Lembrando que todo plano de carreira deverá ser flexível, estar aberto às mudanças e adaptações, pois poderá sofrer quaisquer alterações ao longo de todo o processo.

O plano de carreira irá contribuir para com a valorização dos profissionais da empresa, concebendo-os como um ser humano, ser bio-psico-social, que pensa e possui talentos, conhecimentos, capacidades, anseios e necessidades diversas e é capaz de contribuir e muito para que a empresa faça a diferença neste mercado globalizado e de alta competitividade.

Os benefícios da empresa que possui plano de carreira implantado e implementado são inúmeros; dentre estes, podemos destacar a seleção interna de pessoal de forma mais consciente e, portanto, tendo mais chance de acerto na escolha, a intensificação do relacionamento da empresa para com o colaborador, além de conseguir que os funcionários atuem motivados, o que contribui não só com o desenvolvimento profissional, mas também com o desenvolvimento organizacional.

Lembramos que, no séc. XXI, o plano de carreira deverá ser de responsabilidade de cada profissional; portanto, se a empresa não o fizer, o profissional deverá ter a consciência que, para permanecer no mercado e não ser pisoteado correndo o risco da expulsão pelo mesmo, este deverá elaborar o seu.

5 COMENTÁRIOS

  1. Apesar de estar bastante desmotivado com o meu négocio que comprei,ele já existe há dois anos no mesmo local, e eu estou lá a cinco meses só faço é pagar as contas e no bolso r$ 100 reais por més é tipo uma pastelaria que seve lanches está situado num local de um bom fuxo de gente por todo o dia mas a frente é bem pequena mede 1,50m,o que fazer me ajude gistavo periard obrigada.

    • Olá Jacqueline, tudo bom?

      Uma boa solução seria aumentar a divulgação, com um banner bem colorido na frente do estabelecimento, talvez um carro de som nas redondezas anunciando as promoções, ou ainda a distribuição de panfletos com fotos bem chamativas dos produtos a fim de despertar a fome e o interesse dos clientes em comprar com vocês. Claro, isso demandará algum custo, mas se bem feitos, os anúncios podem ajudar e muito o seu estabelecimento.
      Espero ter ajudado.
      Grande abraço! Volte sempre ao blog.
      Boa sorte!

    • pense em acrescentar alguns produtos que em alguns locais tenha e ai não coloque algo novo para chamar atenção mude o ambiente também parte fisica.

  2. Olá estou fazendo curso técnico de administração e tenho que “implementar” um plano de carreira em uma empresa na minha cidade mais não sei nem como começar e o que perguntar ,pois moro no interior e as empresas aqui não sabe muito bem do que se passa e se funciona mesmo preciso de ajuda por favor entre em contato se puder
    Grata 🙂

  3. plano de carreira pode ser algum conhecimento que a empresa possa precisar e nao precisar terceirizar algum serviços alguma necessidade que a empresa precisa de alguém para resolver problemas contábeis etc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here