Se você é o tipo de pessoa que deixa para fazer tuuudo na última hora, você esta praticando a Procrastinação e este post é para você!

Procrastinar significa transferir para outro dia ou deixar para depois qualquer ação que deve ser realizada em um determinado tempo. Adiar, postergar ou ainda em linguagem popular o famoso “empurrar com a barriga”.

A procrastinação em seu nível mais crítico pode ser considerada até mesmo um problema psicológico crônico.

Ser um procrastinador pode afetar o desenvolvimento da minha carreira?

A resposta para esta pergunta é um sonoro “SIM!”. Deixar tarefas importantes (e até as mais simples) sempre para última hora traz uma péssima reputação para o profissional.

Imagine alguém que sempre chega para uma apresentação atrasado, que envia relatórios com dados inacabados ou errados por que o fez às pressas e não teve tempo para revisar,  que não responde os e-mails com agilidade ou que fica empurrando todos os problemas que precisam ser resolvidos em um dia para debaixo do tapete? Definitivamente este não é o perfil profissional que as empresas procuram.

procrastinação
Não seja esse cara!

Uma pessoa que está sempre adiando tudo pode tornar sua vida profissional e pessoal estressante, com redução da produtividade e até mesmo abalada por um sentimento de culpa e vergonha em relação aos outros por nunca conseguir cumprir com as responsabilidades e prazos estipulados.

Ser uma pessoa vista como procrastinadora pode acabar de vez com as possibilidades de promoção ou ascensão a um cargo mais elevado em uma organização pois as empresas estão cada vez mais em busca de pessoas realizadoras e proativas.

Como vencer o vício de postergar tudo que é importante (ou chato) de se fazer?

Nós sabemos que nem todas as atividades que temos que realizar no dia a dia são divertidas e motivadoras mas elas existem por um ou vários motivos e precisam ser feitas. Imagine se todas as pessoas do mundo resolvessem por um dia fazer apenas as coisas que lhes trazem felicidade e prazer. O mundo teria um dia caótico!

Veja abaixo como você pode começar a mudar este comportamento HOJE (nada de deixar para amanhã! rs)

5 dicas para você parar de vez com a procrastinação:

  1. Faça uma autoanalise
    Seja sincero com você mesmo e veja o quanto alguns problemas poderiam ter sido evitados se você apenas tivesse tomado a ação no momento em que ela deveria ter sido feita. Assuma que esta é um postura que não lhe trará benefício algum e que nunca é tarde para mudar.
  2. Faça uma lista de atividades
    Comece o dia sempre listando todas as tarefas que precisam ser realizadas naquele dia. Faça esta listagem seguindo uma ordem de importância e cronológica (caso já tenha um passivo de coisas atrasadas que precisem ser liquidadas). Começar pelas tarefas mais difíceis é sempre uma boa prática porque percebemos que temos a tendência de sempre deixá-las para o final e é justamente aí que elas passam a ser do “outro dia”. Fazendo uma lista das pendências, você verá como é prazeroso marcar como “concluída” cada atividade realizada.
  3. Não fique pulando de galho em galho
    Crie a rotina de realizar cada uma das atividades de sua lista do início ao fim. Ser multitarefa é uma habilidade apreciada nos dias de hoje, mas neste primeiro momento você precisa focar em concluir item a item de sua lista de pendências com qualidade. Ficar pulando de tarefa em tarefa só fará com que no final do dia você tenha uma lista de coisas feitas pela metade e ainda pendentes.
  4. Evite distrações
    Infelizmente quando precisamos fazer atividades que por algum motivo não achamos que sejam fáceis ou motivadoras qualquer motivo é um pretexto para deixá-las para depois. No trabalho, por exemplo, defina que só irá pegar aquele cafezinho após concluir a tarefa “x” de sua lista. Em casa, defina que só ligará a TV após ter concluído os estudos.
    Existem alguns gatilhos que nos distraem e que em função deles podemos perder horas a fio consumindo então o tempo que seria destinado às coisas que precisamos fazer. Estes gatilhos podem ser as redes sociais, o bate-papo na hora do cafezinho, a série de TV, etc. Reconheça  qual o seu gatilho e fique longe dele até que suas prioridades sejam concluídas.
  5. Crie um novo hábito
    Segundo Aristóteles “nós somos aquilo que fazemos repetidamente“. Uma vez que você esteja obtendo sucesso com as 4 dicas anteriores, não os abandone. Tenha persistência para que a frase “fazer o que deve ser feito quando precisa ser feito” esteja totalmente sedimentada e consistente em sua rotina.

E você? Já passou por alguma situação em que se viu procrastinando? Ou a procrastinação é uma coisa que não acontece na sua vida? Não deixe de nos contar nos comentários!

Até o próximo post! 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here