O constante avanço das tecnologias vem possibilitando às pequenas empresas conseguir economias diversas em seus custos, oferecendo a possibilidade de terem bancos de dados e sistemas ERP, por exemplo, a um preço mais acessível etc. E dentre tantas mudanças causadas pelos avanços tecnológicos, talvez a mais sentida tenha sido na área da comunicação.

Nas empresas atuais, a comunicação tradicional vem sendo substituída por tecnologias mais avançadas. E um dos maiores exemplos desta mudança acontece na telefonia, onde, cada vez mais, a tecnologia VOIP vem substituindo o sistema de telefonia tradicional, possibilitando vários ganhos e economias para as empresas.

Mas, afinal o que é VOIP?

O nome VOIP é uma sigla que, em inglês, significa Voice Over Internet Protocol, ou, numa tradução livre, voz sobre o protocolo de internet, que significa que a voz é transmitida pela internet através de softwares especificos.

E hoje vou mostrar como esta tecnologia pode auxiliar sua empresa. Abaixo seguem algumas vantagens que a tecnologia VOIP traz para sua empresa, fique de olho:

Redução de custos: O custo geral de uma ligação usando a tecnologia VOIP é geralmente muito menor do que as ligações feitas de forma tradicional, esta diferença é ainda mais gritante em chamadas internacionais. Mesmo que exista um custo inicial mais elevado para utilizar esta tecnologia, em decorrência da necessidade de possuir na empresa uma conexão à internet e um computador, a maior parte dos softwares pedem uma configuração mínima para funcionar, necessitando geralmente apenas de uma placa de som razoável, microfone e a conexão a internet.

Ausência de assinaturas e contratos de longo prazo: Utilizando a tecnologia VOIP, você não fica amarrado a planos telefônicos em intervalos grandes de tempo. Sabemos que, hoje em dia, qualquer serviço de telefonia te obriga a ficar em média 2 anos preso ao serviço, sem contar que estas linhas possuem assinatura na maioria das vezes, aumentando ainda mais o valor pago no fim do mês. Estas cobranças  são praticamente inexistentes dentro do VOIP.

Flexibilidade: O VOIP possibilita que qualquer funcionário seu possa trabalhar e se comunicar de qualquer lugar que tenha uma conexão à internet, isto em quase todo lugar do mundo. E hoje, com os recursos cada vez mais avançados de smartphones esta comunicação se torna ainda mais flexível.

Muitos recursos: Muitos programas de VOIP possuem diversos recursos que vão além da simples telefonia, como possibilitar o uso de mensageiros eletrônicos, chamadas PC a PC sem custos, uso de vídeo-chamadas, envio de dados, compartilhamento de informações entre outros. Tudo isso se usado da forma correta, pode trazer grandes benefícios para sua empresa.

Simplicidade: Existem diversos softwares no mercado para as mais variadas necessidades, que oferecem a possibilidade de customização de interfaces e outros recursos que buscam manter o sistema o mais simples possível para o usuário final. Desta forma, qualquer pessoa é capaz de utilizar este tipo de tecnologia dentro da empresa.

E vocês o que tem a falar do VOIP e seu uso pelas pequenas empresas? Já testaram ou conhecem alguém que utiliza? Compartilhe sua opinião conosco, comente!

6 COMENTÁRIOS

  1. Por: Tweets that mention Quais as vantagens da tecnologia VOIP para as pequenas empresas -- Topsy.com | Finance Planet

    […] Por: Tweets that mention Quais as vantagens da tecnologia VOIP para as pequenas empresas — Topsy.co… […]

  2. […] Quais as vantagens da tecnologia VOIP para as pequenas empresas […]

  3. Gosto muito dos comentários do Cláudio. Sempre coesos e no tamanho certo para ler durante o expediente.

    Ao ler o artigo a primeira coisa que me veio a mente foi a estrutura da internet Brasileira. Mesmo nas grandes Capitals, não são todos os bairros que são bem atendidos a um bom preço, em Estados mais pobres e no interior a internet é vergonhosa. Isto dificultaria, e muito o uso do VOIP o que, INFELIZMENTE, transforma algo que seria econômico em elitista e excludente.

    Outro ponto, que sempre vejo no dia a dia é a questão da mentalidade. Muitos clientes me ligam no celular e, quando o encontram ocupados insistem. Na maioria das vezes são coisas que um simples SMS poderia resolver. Mas eles resistem.

    Outro tópico que não abrange os empresários, mas a sociedade como um todo é a adesão a tecnologias obsoletas, no caso me refiro ao fax. Recentemente um gerente de banco de um cliente me pediu uma cópia de IPTU, mas ele exigia que fosse entregue pessoalmente pois o fax estava com problema. Mesmo eu sugerindo enviar por e-mail ele não quis. Muitos não sabem que é facílimo digitalizar um documento e salva-lo no formato PDF.

    Enfim, ótimo post, particularmente faço uso de VOIP sempre que posso tanto no trabalho quanto em casa (sim, minha esposa fala horas com a família via skipe).

    Até mais!

    • Olá Reinaldo, tudo bom?
      Realmente, ainda há muita resistência por parte dos gestores da "velha guarda" com relação às novas formas de comunicação. Os meios disponibilizados hoje, que você bem citou, agilizam muito a comunicação e envio de documentos para outros locais, o que falta é o treinamento necessário para que as pessoas aprendam a usá-la, pois acredite, muita gente ainda não sabe digitalizar um documento ou mesmo mandá-lo por e-mail, por isso a resistência disfarçada.

      Muito bom o seu comentário. A questão da condição precária da internet em algumas regiões do país é grave realmente, mas praquelas empresas que já contam com uma boa qualidade de sinal, o VOIP é realmente um grande aliado.

      Um abraço e obrigado por participar! 🙂

    • Reinaldo realmente existem regiões que a Internet acaba se tornando um obstáculo como o caso da minha cidade mesmo, porém o cenário tem melhorado consideravelmente comparado por exemplo a 5 anos atrás, ao menos na minha realidade, porém muitas empresas ainda se vêem resistentes ao uso de novas tecnologias o que pode acarretar problemas futuros a ela. No mais obrigado pela participação constante!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here