Quais as vantagens da tecnologia VOIP para as pequenas empresas

O constante avanço das tecnologias vem possibilitando às pequenas empresas conseguir economias diversas em seus custos, oferecendo a possibilidade de terem bancos de dados e sistemas ERP, por exemplo, a um preço mais acessível etc. E dentre tantas mudanças causadas pelos avanços tecnológicos, talvez a mais sentida tenha sido na área da comunicação.

Nas empresas atuais, a comunicação tradicional vem sendo substituída por tecnologias mais avançadas. E um dos maiores exemplos desta mudança acontece na telefonia, onde, cada vez mais, a tecnologia VOIP vem substituindo o sistema de telefonia tradicional, possibilitando vários ganhos e economias para as empresas.

Mas, afinal o que é VOIP?

O nome VOIP é uma sigla que, em inglês, significa Voice Over Internet Protocol, ou, numa tradução livre, voz sobre o protocolo de internet, que significa que a voz é transmitida pela internet através de softwares especificos.

E hoje vou mostrar como esta tecnologia pode auxiliar sua empresa. Abaixo seguem algumas vantagens que a tecnologia VOIP traz para sua empresa, fique de olho:

Redução de custos: O custo geral de uma ligação usando a tecnologia VOIP é geralmente muito menor do que as ligações feitas de forma tradicional, esta diferença é ainda mais gritante em chamadas internacionais. Mesmo que exista um custo inicial mais elevado para utilizar esta tecnologia, em decorrência da necessidade de possuir na empresa uma conexão à internet e um computador, a maior parte dos softwares pedem uma configuração mínima para funcionar, necessitando geralmente apenas de uma placa de som razoável, microfone e a conexão a internet.

Ausência de assinaturas e contratos de longo prazo: Utilizando a tecnologia VOIP, você não fica amarrado a planos telefônicos em intervalos grandes de tempo. Sabemos que, hoje em dia, qualquer serviço de telefonia te obriga a ficar em média 2 anos preso ao serviço, sem contar que estas linhas possuem assinatura na maioria das vezes, aumentando ainda mais o valor pago no fim do mês. Estas cobranças  são praticamente inexistentes dentro do VOIP.

Flexibilidade: O VOIP possibilita que qualquer funcionário seu possa trabalhar e se comunicar de qualquer lugar que tenha uma conexão à internet, isto em quase todo lugar do mundo. E hoje, com os recursos cada vez mais avançados de smartphones esta comunicação se torna ainda mais flexível.

Muitos recursos: Muitos programas de VOIP possuem diversos recursos que vão além da simples telefonia, como possibilitar o uso de mensageiros eletrônicos, chamadas PC a PC sem custos, uso de vídeo-chamadas, envio de dados, compartilhamento de informações entre outros. Tudo isso se usado da forma correta, pode trazer grandes benefícios para sua empresa.

Simplicidade: Existem diversos softwares no mercado para as mais variadas necessidades, que oferecem a possibilidade de customização de interfaces e outros recursos que buscam manter o sistema o mais simples possível para o usuário final. Desta forma, qualquer pessoa é capaz de utilizar este tipo de tecnologia dentro da empresa.

E vocês o que tem a falar do VOIP e seu uso pelas pequenas empresas? Já testaram ou conhecem alguém que utiliza? Compartilhe sua opinião conosco, comente!