Quais são as principais disciplinas do curso de administração?

34
496 Flares 496 Flares ×

No curso de administração de empresas, existem diversas cadeiras das mais variadas ciências, passando desde as sociais, como no caso da sociologia e filosofia, passando pelas exatas como cálculos até as ciências sociais aplicadas, como o direito. Dentro deste universo de disciplinas, vou enumerar neste post as que você encontrará na grande maioria dos cursos de administração:

Disciplinas do curso de administração

Metodologia da pesquisa: Uma das principais disciplinas para os bacharelados, a metodologia da pesquisa vai lhe proporcionar competências tanto na realização de pesquisas académicas, como no reconhecimento de técnicas de padronizarão, dicas para elaboração de monografia/TCC, entre outros.

Teoria geral da administração: Nesta disciplina você irá conhecer um panorama geral das principais teorias que norteiam a administração, desde os primeiros passos da administração com o trabalho e pesquisa de Taylor e Fayol, até as mais modernas teorias como o Learn Organization proposto por Senger, por exemplo.

Filosofia, antropologia, psicologia e sociologia: Disciplinas que nos preparam para o conhecimento da sociedade, sua cultura, suas relações e forma de pensar. Apesar de serem vistas com maus olhos pelos alunos dos primeiros períodos por sua pouca “praticidade”, são importantíssimas para a compreensão do mundo globalizado em que estão inseridas as empresas e seus funcionários.

Quais são as principais disciplinas do curso de administração?

Cálculo e Matemática financeira: Disciplinas que nos preparam para a compreensão da matemática necessária nos estudos da administração, finanças, contabilidade, precificação etc. Ajudam na ampliação de nossa visão das coisas, desenvolvendo nosso cérebro para novos conceitos que veremos no decorrer do curso.

Economia, contabilidade e finanças: Estas disciplinas nos permitem tanto observar o ambiente econômico que rodeia as organizações, como o desenvolvimento de competências para registrar dados financeiros, critica-los e transforma-los em informações úteis para a gestão financeira e estratégica da empresa. Nelas o aluno desenvolve habilidades de cálculo, elaboração de tabelas, gráficos e formas de tornar a informação mais clara e fácil de ser entendida pelos gestores de uma empresa.

Estatística e pesquisa operacional: Disciplina que vai proporcionar o desenvolvimento no registro, mensuração e análise de dados e seu uso prático para resolver problemas ligado às operações das empresas.

Direito: Dentro da administração, diversas cadeiras do direito são estudados, desde o direito empresarial, até o direito marítimo para cursos de comercio exterior, por exemplo. É uma disciplina importantíssima para a compreensão das relações empresariais, de trabalho, fiscais etc.

Recursos humanos: Disciplina que nos permite conhecer sistemas de gestão de pessoas, estudando desde o desenho de cargos, salários e benefícios, até os planos de contratação e retenção de funcionários. Passando também por teorias importantes da área, como a Teoria X e Y, a Teoria dos 2 fatores, por exemplo.

Marketing: Disciplina que estuda as necessidades de uma empresa, permitindo que o estudante adquira competências de análise de mercado, estratégias de preços, distribuição, propaganda, desenvolvimento de novos produtos, entre outros.

Comércio exterior: Disciplina que explica como funciona a sistemática ligada as transações internacionais, desde a burocracia envolvida, até as estratégias de entrada em mercados fora das fronteiras nacionais, instrumentos de movimentação de cargas, procedimentos em portos etc.

Organização, sistemas e métodos: Disciplina que permite aos estudantes desenvolverem competências no desenho, organização e métrica de métodos e operações dentro da organização, além de apresentar as principais ferramentas usadas nas operações da empresa.

Administração da produção: Esta disciplina proporciona ao aluno desenvolver  competências para organizar, gerir e controlar programas de produção, além da visão estratégica no desenvolvimento destes programas.

Administração Estratégica: Disciplina que desenvolve a competência para o desenvolvimento da estratégia empresarial da empresa, desde a análise das forças e fraquezas das empresas, até a análise dos cenários externos, escolha das estratégias, revisão dos planos, entre muitas outras competências.

Empreendedorismo e criação de novos negócios: Disciplinas que focam no desenvolvimento das competências no planejamento e execução de planos estratégicos para desenvolvimento de novos negócios. Geralmente é ministrado no final do curso de administração, uma vez que esta disciplina necessita do conhecimento das outras competências estudadas anteriormente, como marketing, finanças, administração estratégica, entre outras.

-

Estas são as disciplinas mais comuns na maioria dos cursos de administração. Neste post, fizemos um apanhado geral de matérias e o que o estudante pode esperar de cada uma delas. Mas é claro que isto pode variar de um curso para outro, dependendo da universidade.

E você, o que tem para acrescentar? Você conhece outras disciplinas do curso de administração? Sua participação é muito importante para aumentarmos este guia, participe! Deixe seu comentário abaixo.

34 COMENTÁRIOS

  1. Faço Tecnologia em Processos Gerenciais e tive todas estas….bom saber…acho que tive uma boa educação profissional ao optar por um curso de tecnologia com menor duração (2 anos e meio).

    • Realmente Ana, cursos tecnólogos são uma boa escolha para quem quer uma formação bem pratica e não pretende se aventurar mais forte na pesquisa(tipico de bacharelados), sou monitor em uma turma de tecnólogos e gosto muito da forma como são conduzidos estes cursos.

  2. Olá Cláudio, bom dia! Meu nome é Wallenstein Junior, tenho 18 anos e achei muito interessante essa matéria, pois, ajuda ao estudante escolher o que realmente ele tem aptidão. Atualmente curso Administração de Empresas e estou no 2° ano e com toda certeza amo o que faço! Porém, na hora de escolher o curso não foi fácil! Talvez, se na época eu tivesse lido um post assim não teria dúvidas! Só uma sugestão… Faltou falar da Gestão da Tecnologia da Informação, que hoje se tornou ferramenta indispensável do administrador. Abraços e sucesso.

    • Wallenstein que bom que gostou do artigo, o objetivo realmente era dar uma visão geral do curso, realmente esqueci de falar sobre as cadeiras de Informatica, tanto a teoria de sistemas de informação como informatica, depois vou corrigir aqui, obrigado e contribua sempre.

  3. Estou em uma faculdade que não tem a disciplina de TGA…
    Por eu já ter cursado essa disciplina em uma outra faculdade, acredito que para mim, não fará diferença…
    Você acha que lá a formação seria incompleta, para aqueles que não tiveram a mesma oportunidade que eu?

    • A disciplina TGA(teoria geral da administração) é importante por dar um panorama geral das principais linhas teoricas da administração, porem o caso da falta dela é relativa a grade do curso, caso você já tenha cadeiras inicias que apresenta este panorama não vejo tanto problema, porém é uma materia que considero fundamental.

  4. Somos alunos do primeiro semestre de Gestao comercial,e gostamos muito das colocações postadas em seu blog.
    Vamos continuar acompanhando.
    Concordamos com os intens colocados e vai agregar muito para nossa carreira profissional.

  5. Olá Claudio , tenho 18 anos e estou no 1º sementre do curso bacharelado de administraçao , tenho todas as materias mencionadas e gostei muito do modo que você explica cada uma delas , realmente a filosofia , sociologia e antropologia são muito importantes para a formação de um administrador mais os alunos de hoje acabam tendo uma certa discriminação sobre esses assuntos que são tão importantes para a nossa convivência no mercado de trabalho e que são assuntos que nunca vão sair do nosso dia a dia por isso temos que ter conhecimento sobre eles para encara-los dentro da empresa que fomos trabalhar ! Obrigada

    • Olá Laleska, realmente muitos alunos não conseguem enxergar a importância destas disciplinas no começo do curso, porém são de fundamental importância para embasar diversas competências necessárias ao administrador. Espero vê-la sempre por aqui.

  6. Olá!
    Creio que a Disciplina de Filosofia seja de grande importância e, como disse o Cláudio Henrique, ela é menosprezada pelos acadêmicos.
    A disciplina nos ensina a pensar de forma mais ampla e, um bom administrador precisa ter esta visão crítica das coisas. Saber fazer suas próprias avaliações olhando os cenários de diversos ângulos.
    Para que tal disciplina seja melhor explorada, faz-se necessário que os professores estimulem os alunos e o acadêmico não deve ter preguiça de pensar…o que, infelizmente, não é o que vemos nas universidades…temos um grande número de ‘analfabetos filosóficos’- como diria um de nossos professores na UFMS.

  7. Estou no 2° ano de Administração, acho super interessante e muito necessário a materia de matemática financeira. O que é uma lastima é ter que estudar álgebra, que não tem nada a ver com o curso e ter um professor tão desinteressado de matematica financeira. Infelizmente a grade do meu curso deixa muito a desejar. Quanto as outras materias, elas são de extrema importância para o curso. Existe alguma fiscalização que avalie a grade dos cursos de uma universidade? Ouvi dizer que não é competência do CRA, mas na minha opinião, creio que deveria ser sim, se realemente há preocupação quanto a qualidade do ensino e formação de um profissional competente e eficaz.

    • Talita álgebra é tão importante quanto a própria matemática financeira, o que deve acontecer é que seu professor não deve estar demonstrando o valor prático da disciplina, em relação a grade dos cursos é de responsabilidade do MEC avaliar a grade quando se autoriza o curso, acredito que o CRA deveria avaliar os formandos em questão de conhecimento.

  8. Olá! Acabei de concluir o ensino médio e quero cursar uma faculdade. Pesquisei muito, e o curso mais viável para mim foi administração. Porém tenho um pouco de medo da “matemática da faculdade”, porque na escola eu sempre fui mal em algumas áreas da matemática, como equações com frações, matrizes e algumas outras que não lembro. Esse receio é normal ou eu devo pensar melhor em outras áreas antes de começar o curso? Saudações!!

  9. Olá Claudio! Estou ingressando agora na faculdade, já fiz téc.em administração, por isso minha escolha foi mais fácil, mas as coisas mudaram muito depois que fiz o curso básico, mas foi muito importante para minha escolha. Gostei muito de seus parâmetros de introdução, da uma noção do que vou enfrentar, abraços, vou continuar ti acompanhando.

  10. Ola!
    Foi de bom agrado ter lido este post que me foi bastante útil, pois, no ensinpo médio tive uma cadeira que se chama OGI(Organização de Enpresas e gestão Indusrial)na qual achei também tão importante na ocasião mas como o meu curso é Energia e instalações electricas, queria dar sequência ao mesmo curso mas infelizmente, não foi possível tendo me inscrevido no curso de Telecomunicações e electrónica. Mas por questões alheias a vontade, deixei da respectiva Universidade, tendo me inscrevido na AIU dando sequência ao mesmo curso.
    Mas como o sistema da respectiva Faculdade é andragogico, pretendo engressar numa outra da Administração e com essa força que me foi dada, penso que não vou retroceder com a minha decisão.
    obrigado mesmo pelo encorajamento.

  11. Quando cursei Administração tive dificuldade de entender qual a ligação entre as cadeiras, qual a importância delas, em que elas se complementavam. Hoje consigo ver claramente. Mas me parece fundamental que todos os professores trabalhem unidos para deixar isso bem claro aos alunos. Assim eles poderão aproveitar melhor os assuntos.

    Estou começando agora a acompanhar seus artigos e estou gostando muito. Parabéns!

  12. Gente me ajuda..pressizo de uma ajuda do que eu vou fazzer depoiss do ensino mediooo…tenho muitas duvidas..em administraçao,letras,historia,psicologia..me diga qual deles eu devo fazer..bjss

    • Bom primeiro é importante melhorar a redação, aconselho um modulo de português para concurso com um bom foco em gramatica, agora em relação ao melhor curso, aconselho a fazer um bom teste vocacional seguido de uma entrevista com profissionais de todas estas áreas, assim vai ter uma boa base do que é cada curso.

  13. gente comecei-a cursar j jornalismo esse não é meu foco, estou pretendendo me transferir de curso e os cursos que se identificou comigo foi psicologia, administração , serviço social ; confesso que tenho uma certa dificuldade com a matematica o que d

    gostei dos Comentários

  14. gente comecei-a cursar j jornalismo esse não é meu foco, estou pretendendo me transferir de curso e os cursos que se identificou comigo foi psicologia, administração , serviço social ; confesso que tenho uma certa dificuldade com a matematica o que d

    gostei dos Comentários

  15. OLA tenho uma duvida se no curso de adm essas são as matérias que vc citou porque a mesma matéria eles mudam o nome? ex:eu já fiz a matéria rh agora a fc quer que eu faço psicologia nas organizações é tudo ou seja eu já aprendi esse conteúdo no segundo semestre e agora estou no quinto tenho que fazer essa matéria? eu tenho mais certeza que um organização visa lucro e como né.

  16. Olá.Tenho 22 anos e estou no 2º período de ADM. Eu tive: gestão contemporânea (que é mais amplo que TGA), ADM.estratégica, comportamento organizacional (que tem relação com RH), economia e contabilidade e agora tenho: Met.pesquisa, TGA (mais especifico), Pratica de gestão (ainda não entendi direito), Sistema de informações gerenciais (bem cansativo), mas a unica que não gostei foi métodos quantitativos aplicados que é um mistura de matemática financeira com estatística. Deve ser importante, como novato não discuto, mas acho que não usarei isso na minha empresa. Sem contar aquele maquininha desgraçada HP 12c que me embaralha todo. 5 enter 4 +…rs Mas no final, apensar de reclamar, estou gostando de ADM. :D

  17. Bom dia caríssimos.

    Foi muito importante eu ter conhecimento de alguma disciplinas de curso de administração. E queria saber se as mesmas disciplinas vão ate ao fim?

  18. oi terminei o ensino medio gostaria muito de fazer administraçao mais nao sou boa em matematica o que devo fazer segui em frente ou escolher outra coisa

Deixe um comentário