Qual é o nome do seu cliente?

* Por Profº. André Vinícius

O processo de atendimento ao cliente evoluiu nos últimos anos devido ao surgimento de novas formas de negócios. As empresas cresceram, multiplicaram o número de clientes e viram seus lucros aumentarem freneticamente nos últimos tempos em função da abertura de mercados, diversidade de produtos e melhorias na produção e qualidade, mas será que não estamos esquecendo algo?

Estou falando do relacionamento com o cliente. Aquele jeito simples e simpático de dizer: “Olá, eu lembro de você da última vez que esteve por aqui” Claro que você dirá que as empresas “organizadas” já fazem isto através do CRM (Sistema de Relacionamento com o Cliente) mas creio que o cliente não quer ser parte de um software bem montado e um script padronizado.

O cliente quer se sentir importante. Ele deseja ser parte do crescimento da empresa e isso me faz recordar do armazém do Sr. João onde o cliente era um amigo, e o Sr. João que nada sabia sobre CRM convidava os clientes pra tomar um café e prosear e perguntava sobre sua família. Ali o cliente se sentia realmente em casa e pensava: “Poxa, eu faço parte deste negócio!”.

No livro: “Como fazer amigos e influenciar pessoas” do Dale Carnegie, ele já dizia que “chamar o cliente pelo nome e mostrar que se lembra dele é algo mágico. Faz ele se sentir importante”. E olha que ele disse isso há mais de 50 anos atrás!

Apague da sua cabeça tudo que aprendeu até o momento sobre CRM e bla bla bla. Se tiver um tempo vá até o mercadinho do Sr. João e aprenda com ele de forma simples e expontânea.

Acesse: www.andevinicius.com